Bom dia, a Bolsa de Chicago opera entre ganhos e perdas antes do relatório do USDA. O USDA divulga hoje, às 13 horas (horário de Brasília), o relatório de estoques trimestrais dos EUA em 1o de setembro de 2023. Para a soja, a expectativa é de recuo nos estoques para 242 milhões de bushels, de 274 milhões do mesmo período do ano passado. Os estoques de milho devem ter leve alta, passando de 1,377 bilhão para 1,429 bilhão de bushels. Já estoques de trigo devem ficar em 1,772 bilhão de bushels, praticamente estáveis em relação a setembro de 2021.


O USDA divulgou ontem o relatório de vendas semanais para exportação dos EUA, com números dentro do esperado para a soja e milho. Na semana encerrada no dia 21 de setembro, as vendas de soja 2023/24 foram de 672 mil toneladas, contra 434 mil da semana anterior e 1 milhão do mesmo período de 2022. Na temporada as vendas de soja somam 17,75 milhões de toneladas, contra 25,73 milhões do mesmo período da temporada anterior.


As vendas de milho 2023/24 foram de 842 mil toneladas, contra 567 mil da semana anterior e 512 mil do mesmo período do ano passado. Na temporada as vendas de milho dos EUA somam 12,57 milhões de toneladas, contra 12,99 milhões do mesmo período da temporada 2023/24.


O plantio de milho 2023/24 na Argentina atingiu 7,3%, 8,1 pontos percentuais atrasado em relação à média dos últimos 5 anos, segundo a Bolsa de Cereales de Buenos Aires. As lavouras de trigo seguem em desenvolvimento, com 73,4% em condição de cultivo entre normal a excelente. A condição hídrica está ótima/adequada em 61% das lavouras.


O dólar opera em baixa frente a outras moedas. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA subiram 2.000 pedidos na semana encerrada no dia 23 de setembro, para taxa sazonalmente ajustada de 204.000, segundo o Departamento de Trabalho. O dado da semana anterior foi revisado para cima em 1.000 pedidos. A média móvel de 4 semanas recuou 6.250 pedidos, a 211.000.


No Brasil o dólar recua nesta sexta-feira, na casa dos R$5,00. Ontem a moeda recuou 0,16%, a R$5,0399. A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,37% em setembro, após queda de 0,14% no mês anterior. Com este resultado, o índice acumula taxa de -4,93% no ano e de -5,97% em 12 meses. Em setembro de 2022, o índice havia caído 0,95% e acumulava alta de 8,25% em 12 meses. André Braz, Coordenador dos Índices de Preços, destaca que “os índices ao produtor e ao consumidor foram fortemente afetados pelo aumento nos preços dos combustíveis ocorrido em 16/08, o que se reflete integralmente na apuração do IGP-M de setembro. Ele observa que, caso o Diesel e a gasolina não tivessem subido de preço, tanto o IPC quanto o IPA teriam apresentado deflação”. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) variou 0,41% em setembro, após queda de 0,17% em agosto. Na análise por estágios de processamento, a taxa do grupo Bens Finais variou -0,03% em setembro. No mês anterior, a taxa do grupo havia caído 0,69%. A principal contribuição para este resultado partiu do subgrupo combustíveis para o consumo, cuja taxa passou de -0,95% para 9,35% no mesmo período. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,27% em setembro. Em agosto, o índice caiu 0,19%. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) variou 0,24% em setembro, repetindo a taxa do mês anterior.


As bolsas globais operam majoritariamente em alta nesta sexta-feira. A inflação ao consumidor da zona do euro medido pelo índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 0,3% em setembro, após alta de 0,5% em agosto, segundo a Eurostat. Na comparação anual o CPI desacelerou de 5,2% para 4,3%, no menor nível em quase 2 anos.


Os futuros do petróleo voltam a subir após a correção de ontem, com foco nos estoques globais limitados.


No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.


Na Argentina, tempo predominantemente estável até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo predominantemente estável no Meio-Oeste durante o fim de semana.

Previsão de Precipitação EUA, 72 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

50

60

Fev24

-65

-50

Mar24

-101

-88

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

25

30

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-19

-5

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

85

89

Nov

76

79

Dez

68

72

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

84

88

Nov

79

83

Dez

78

81

Nova espécie de dinossauro gigante é encontrada na Índia

Essa nova especie de saurópode descoberto na Índia pode mudar o que os pesquisadores sabem sobre os neosauropodas

Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares, Olhar Digital


Fósseis de uma nova espécie de dinossauro foram encontrados por pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia e do Serviço Geológico da Índia no Deserto de Thar, próximo à cidade de Jaisalmer. O novo dinossauro pertence ao grupo dos saurópodes, da família Dicraeosaurus, e viveu na região durante o Jurássico Médio, há 167 milhões de anos.

A nova espécie batizada de Tharosaurus indicus é o mais antigo saurópode rabo de chicote já encontrado no mundo. De acordo com a análise do fóssil, ele possuía uma longa depressão na lateral de seus ossos do pescoço e espinhos neurais, além de ter uma superfície de vértebra frontal perto do osso da cauda que se assemelha a um coração.


De onde veio a espécie

Acredita-se que os saurópodes surgiram entre o final do Triássico e o início do Jurássico, mas o surgimento dos Neosauropodas, da qual os rabos de chicote fazem parte, é um mistério que esse novo achado pode ajudar a resolver.

Considerando outros saurópodes que durante o Jurássico habitavam a região onde é atualmente a Índia, sugere-se que o Tharosaurus indicus descende de uma linhagem que surgiu no subcontinente indiano e se espalhou posteriormente pela Pangeia, supercontinente que existiu entre cerca de 200 e 300 milhões de anos atrás.

O local onde o vertebrado foi encontrado era próximo ao Oceano de Tétis, região que os pesquisadores acreditam ter sido importante no surgimento dos Neosauropodas. Agora, espera-se que muitas outras descobertas sejam realizadas na área, mas outros achados já indicam um papel importante na evolução dos vertebrados.

As pesquisas seguirão para encontrar outros espécimes do novo dinossauro e fazer comparações com outros saurópodes, para entender melhor como esses animais surgiram e se dispersaram.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.