Bom dia, a Bolsa de Chicago segue em alta nesta terça-feira após registrar ganhos no pregão anterior, recuperando parte da forte baixa recente. Com a safra brasileira e argentina próxima ao fim, o mercado segue focado no forte avanço do plantio da safra norte-americana de soja e milho.


O plantio de soja 2023/24 nos EUA atingiu 19% até domingo, contra 7% do mesmo período do ano passado e 11% da média dos últimos 5 anos, segundo o USDA.


O plantio de milho 2023/24 dos EUA atingiu 26%, contra 13% do mesmo período do ano passado e em linha com os 26% da média dos últimos 5 anos. A emergência das plantas chegou a 6%, contra 3% de 2022 e 5% da média.


Os fundos foram grandes vendedores de commodities na CBOT na semana encerrada no dia 25 de abril, segundo o relatório de comprometimento de traders (COT). Na soja os fundos venderam 47.573 contratos, reduzindo as posições compradas para 87.208 contratos. No milho os fundos venderam 64.730 contratos, passando de 49.434 posições compradas para 15.297 posições vendidas. No trigo as posições vendidas foram aumentadas em 10.030 contratos, a 113.012 contratos.


A colheita da safra de soja 2022/23 do Brasil está na reta final, com 94,5% colhido até a última sexta-feira, segundo a consultoria Safras & Mercado. Na semana anterior a colheita estava em 91,1%; No mesmo período do ano passado, em 93,8%; E na média dos últimos cinco anos, 95,4%. A produção total deve chegar a 153,63 milhões de toneladas, aumento de 22,4% na comparação com a temporada anterior.

O dólar opera em alta frente a outras moedas. A produção industrial dos EUA medida pelo Índice de atividade dos gerentes de compras (PMI) do Instituto de Gestão de Suprimentos (ISM) subiu para 47,1 pontos em abril, de 46,3 em março. A alta superou a expectativa dos analistas, que era de 46,8.


No Brasil o dólar avançou 0,15% na sexta-feira, a R$ 4,9874, acumulando baixa de 1,61% no mês de abril. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 8,8% no trimestre de janeiro a março de 2023, aumentando 0,9 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre de outubro a dezembro de 2022 (7,9%) e recuou 2,4 p.p. ante o mesmo período do ano anterior (11,1%), segundo o IBGE. A população desocupada (9,4 milhões de pessoas) cresceu 10,0% (mais 860 mil pessoas) frente ao trimestre anterior e recuou 21,1% (menos 2,5 milhões de pessoas) no ano. A taxa composta de subutilização (18,9%) cresceu 0,4 p.p. em relação ao trimestre de outubro a dezembro de 2022 (18,5%) e caiu 4,3 p.p. ante o trimestre encerrado em março de 2022 (23,2%). A população subutilizada (21,6 milhões de pessoas) também ficou estável frente ao trimestre anterior e recuou 19,5% na comparação anual.


As bolsas globais operam sem sentido definido na volta do feriado do Dia do Trabalhador em diversos países.


Os futuros do petróleo seguem recuando em meio à incerteza da demanda na China. A China divulgou dados apontando para uma contração surpresa na atividade manufatureira, que sugere que o crescimento da demanda por petróleo pode recuar.


No Brasil, tempo chuvoso no Sul e Norte nesta semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, tempo predominantemente estável nesta semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Nos EUA, tempo chuvoso em boa parte do país nesta semana.

Previsão de Precipitação EUA, 5 dias, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-120

-108

Jun

-78

-66

Jul

-50

-40

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-17

-5

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-12

0

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

76

80

Jun

95

99

Jul

95

99

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

77

84

Jun

90

93

Jul

70

75

Eclipse Solar visto da Terra e do Espaço nas Imagens Astronômicas da Semana

Tanto o Antony quanto o Enzo, participam do projeto Bate Papo Astronômico sediado no Tecnoparque de Santa Maria, no Rio Grande do Sul

Por Marcelo Zurita, editado por Lucas Soares, Olhar Digital


Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes que participam do Projeto Bate Papo Astronômico de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Confiram:

Eclipse Solar visto da Terra

Antony Davi Costa de Sena de 16 anos, é aluno do 2° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Paes de Carvalho em Belém do Pará, e escolheu essa fantástica composição de 3 fotos do Eclipse Solar do último dia 20 de abril registrado a partir da Costa Oeste Australiana. Este foi um raro exemplar de um eclipse solar híbrido, quando a Lua se coloca entre o Sol e a Terra em uma distância tal que, em certas regiões da Terra ela oculta totalmente o disco solar, gerando um rápido eclipse total, e em outras partes, devido à curvatura do planeta, ela acaba ficando distante demais para ocultar todo o Sol e com isso, forma-se um anel de fogo em torno da Lua, ou seja, um eclipse anular. Onde foi possível observar a totalidade, o eclipse de 20 de abril teve uma duração máxima de 62 segundos na estreita faixa que cruzou o oceano Índico, o oeste da Austrália e a Indonésia.


Já Enzo Nunes Fioravante, de 11 anos e aluno do 6° ano da Escola Lívia Menna Barretto em Santa Maria, Rio Grande do Sul, escolheu esta visão inédita do mesmo eclipse de 20 de abril. Na imagem, divulgada esta semana pela ispace, vemos o que parece a Terra nascendo eclipsada por trás do horizonte lunar. A imagem foi feita a partir da Sonda Hakuto-R, quando orbitava a Lua a cerca de 100 km da superfície. Só que na verdade, da Lua não é possível ver o nascer da Terra. Como nosso satélite natural está gravitacionalmente acoplado à Terra, ele mantém sempre a mesma face na nossa direção. Assim, quem estiver em qualquer ponto desta face visível da Lua, verá a Terra sempre na mesma posição no céu. Esta imagem só foi possível porque a Hakuto-R pode flagrar a Terra eclipsada, junta ao horizonte, enquanto orbitava a Lua. A Hakuto-R seria a primeira missão privada a pousar na Lua no último dia 25, mas a empresa perdeu o contato com a sonda quando ela estava a apenas 10 metros da superfície lunar.


Quem escolheu

Tanto o Antony quanto o Enzo, participam do projeto Bate Papo Astronômico sediado no Tecnoparque de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Só que o Bate Papo Astronômico não atende apenas a população de Santa Maria, e sim de todo o Brasil, através de lives no canal do projeto, que sempre aborda temas relacionados à Astronomia. Recentemente, a Agência Espacial Brasileira homenageou o Bate Papo Astronômico, que além dos seus esforços pela divulgação da Ciência, também implantou a primeira estação meteorológica no Brasil que combina a medição das principais variáveis meteorológicas com a medição de radiação ionizante de fundo.

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.