Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em baixa nos principais ativos com a soja, milho e trigo devolvendo parte dos ganhos de ontem.


O plantio de soja 2022/23 nos EUA atingiu 78% até domingo, contra 89% do mesmo período do ano passado e 79% da média dos últimos 5 anos, segundo o USDA. A emergência chegou a 56%, contra 74% de 2021 e 59% da média.


O plantio de milho 2022/23 nos EUA está na reta final, com 94% semeado até domingo, contra 98% do mesmo período do ano passado e 92% da média. O USDA divulgou os primeiros números das condições das lavouras, com 73% em boas/excelentes condições, ante 72% do mesmo período do ano passado.


Os embarques semanais de soja dos EUA foram de 350 mil toneladas na semana encerrada no dia 2 de junho, contra 404 mil da semana anterior e 239 mil do mesmo período do ano passado, segundo o USDA. Na temporada 2021/22 os embarques de soja dos EUA somam 49,85 milhões de toneladas, contra 56,91 milhões do mesmo período da temporada anterior. Os embarques de milho foram de 1,43 milhão de toneladas, contra 1,41 milhão da semana anterior e 1,43 milhão do mesmo período de 2021. Na temporada os embarques de milho somam 43,73 milhões de toneladas, contra 52,61 milhões do mesmo período da temporada 2020/21.


O dólar opera em alta frente a outras moedas. A maioria dos economistas diz que uma recessão nos EUA é improvável no futuro imediato, dada a força do mercado de trabalho e os mais de US$ 2 trilhões em excesso de balanço de caixa. Eles estão mais preocupados com o próximo ano já que o Federal Reserve deve continuar aumentando as taxas de juros.


No Brasil ontem a moeda subiu 0,35%, a R$ 4,7956. O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem em evento junto ao ministro da Economia, Paulo Guedes, uma proposta de acordo com os governos estaduais para reduzir a carga tributária sobre os combustíveis até o fim do ano. O acordo prevê zerar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre diesel e gás de cozinha e reduzir o ICMS e zerar os impostos federais sobre gasolina e etanol. O Banco Central divulgou ontem, após mais de 1 mês suspenso por conta da greve dos servidores do BC, a atualização parcial das expectativas do mercado financeiro para a economia brasileira. A expectativa para a inflação deste passou de 7,89%, no final do mês de abril, para 8,89%. A expectativa para o crescimento da economia subiu de 0,7% para 1,2%. A estimativa para a meta da Selic permaneceu em 13,25 para o final deste ano. Para 2023, a expectativa para a inflação subiu de 4,10% para 4,39%, enquanto que para o próximo ano a expectativa foi reduzida de 1% para 0,76%. Para o fim de 2023, a expectativa para a taxa Selic subiu de 9,25% para 9,75% ao ano.


As bolsas globais recuam devolvendo parte dos ganhos de ontem.


No Brasil o Ibovespa voltou a cair para a casa dos 110 mil pontos no pregão de ontem. O índice recuou 0,82%, aos 110.185 pontos.


Os futuros do petróleo recuam após a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e produtores aliados sinalizarem o aumento da produção da commoditie.


No Brasil, um ciclone extratropical provoca tempestades em parte do Sul hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo estável nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Nos EUA, tempo chuvoso em boa parte das regiões produtoras de soja e milho hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

135

150

Jul 22

150

160

Ago 22

210

225

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

210

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

250

270

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

140

144

Jul

120

125

Ago

140

145

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

90

96

Jul

80

85

Ago

112

116

Rover Perseverance chega a antigo delta de rio na cratera Jezero em Marte

Flavia Correia, Olhar Digital


A NASA anunciou que o rover Perseverance atingiu um grande marco em sua missão em Marte, alcançando, finalmente, os restos de um antigo delta de um rio que existia na cratera Jezero, seu local de pouso de 45 quilômetros de largura.

Membros da equipe da missão disseram que o delta é uma “verdadeira festa geológica” para o rover, que está caçando sinais de vida fossilizada no planeta desde fevereiro de 2021.

Estamos de olho no delta à distância há mais de um ano enquanto exploramos o chão da cratera”, disse Ken Farley, cientista de projetos da missão Perseverance no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), centro tecnológico da NASA gerenciado pelo governo norte-americano e conduzido pela iniciativa privada representada pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).


Apelidado de “Três Garfos” pela equipe Perseverance (uma referência ao fato de haver três rotas para se chegar à fusão delta), o local, segundo a NASA, serve como área de preparação para a segunda expedição científica do rover, a “Campanha Da Frente Delta”.

O delta, uma enorme coleção de rochas e sedimentos na borda oeste da cratera Jezero, formou-se na convergência de um rio marciano e um lago bilhões de anos atrás. Sua exploração lidera a lista de desejos da equipe da missão Perseverance porque os cientistas acreditam que todos os sedimentos granulares depositados em sua base são a melhor aposta da missão para encontrar possíveis remanescentes preservados de vida microbiana antiga.

Agora que o rover está na área, seus próximos passos serão obter imagens de detalhes cada vez maiores, revelando onde podemos explorar melhor essas rochas importantes”, acrescentou Farley.

Perseverance vai percorrer as duas rotas possíveis até o topo do delta

Ao longo de seu primeiro ano em Marte (na contagem terrestre), o rover estava trabalhando um pouco ao sul e a oeste de seu local de pouso, mas recentemente tomou o caminho de volta na cratera para chegar ao delta.

A “Campanha da Frente Delta” começou na segunda-feira (18), com cerca de uma semana de condução para o sudoeste e depois para oeste. Um objetivo da excursão é descobrir a melhor rota para chegar ao topo do delta, que fica a cerca de 40 metros acima do chão da cratera.

Duas opções, chamadas “Cabo Nukshak” e “Hawksbill Gap”, parecem viáveis. A equipe científica está inclinada a optar pela segunda rota por causa do menor tempo necessário para chegar ao topo do delta, mas isso pode mudar à medida que o rover adquirir dados adicionais sobre os dois caminhos.

Seja qual for a rota que o Perseverance tomar para o topo do delta, a equipe realizará investigações científicas detalhadas, incluindo a coleta de amostras de rochas, tanto no caminho de ida para cima quanto no caminho de volta para baixo”, diz o comunicado da NASA.

O rover passará cerca de seis meses recolhendo oito amostras durante a campanha inicial de manobra. O plano, então, é que ele volte a subir o delta depois, tomando a rota de backup, para conhecer a região não explorada antes, passando mais seis meses em uma fase da missão chamada “Campanha Delta Top”.

O delta é o motivo pelo qual o Perseverance foi enviado para a cratera Jezero: tem tantas características interessantes”, disse Farley. “Procuraremos sinais de vida antiga nas rochas na base do delta, rochas que achamos que já foram lama no fundo do Lago Jezero”.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.