Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos recuperando parte das baixas de ontem. Ontem o dia foi de forte baixa para as commodities, com o petróleo recuando quase 6% com as preocupações de demanda relacionadas a bloqueios por coronavírus na China, com o dólar forte e riscos crescentes de recessão global.
O USDA divulga nesta quinta-feira (12) o relatório de Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Global (WASDE), com os primeiros números da safra 2022/23.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga, também na quinta-feira, o 8º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22 do Brasil.
Os embarques semanais de soja dos EUA foram de 503 mil toneladas na semana encerrada no dia 5 de maio, contra 605 mil da semana anterior e 277 mil do mesmo período do ano passado, segundo o USDA. Na temporada 2021/22 os embarques de soja dos EUA somam 47,71 milhões de toneladas, contra 55,93 milhões do mesmo período da temporada anterior. Os embarques de milho foram de 1,39 milhão de toneladas, contra 1,7 milhão da semana anterior e 1,72 milhão do mesmo período de 2021. Na temporada as vendas de milho dos EUA somam 37,98 milhões de toneladas, contra 45,34 milhões do mesmo período da temporada 2020/21.
O plantio de soja 2022/23 dos EUA atingiu 12% até domingo, contra 39% do mesmo período de 2021 e 24% da média dos últimos 5 anos, segundo o USDA.
O plantio do milho 2022/23 nos EUA chegou a 22%, contra 64% de 2021 e 50% da média.
O dólar opera com leve alta frente a outras moedas. Ontem o índice do dólar atingiu seu nível mais forte em duas décadas, impulsionado pelos rendimentos do Tesouro ainda em alta.
No Brasil a moeda subiu 1,56% no dia de ontem, a R$ 5,1544, acompanhando a desvalorização das moedas globais frente ao dólar. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou ontem que o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) é um tributo “contra a indústria brasileira”. A declaração do ministro vem após decisão tomada na última sexta-feira pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de suspender a redução do IPI para produtos de todo o país que também são produzidos pela Zona Franca de Manaus. Moraes acolheu pedido do partido Solidariedade, que argumentou que reduzir o IPI para produtos de todo o país que concorrem com o da Zona Franca reduz a vantagem dos artigos de Manaus, que já contam com desoneração. Para conter a inflação a área econômica do governo se encaminha para determinar novos cortes em impostos e tarifas de importação, entre eles uma nova redução de 10% na Tarifa Externa Comum (TEC) aplicada à maior parte dos produtos que vêm de fora do Mercosul e uma redução a zero dos tributos de importação para 11 produtos, como aço e itens da cesta básica.
As bolsas globais sobem recuperando as baixas de ontem.
Os futuros do petróleo seguem em baixa após tombo de quase 6% na véspera.
As exportações chinesas medidas em dólares cresceram 3,9% na comparação anual de abril, após alta de 14,7% em março, para o nível mais fraco em quase 2 anos em meio às restrições contra a Covid-19. Já as importações ficaram estagnadas frente ao mesmo período do ano passado, após recuo de 0,1% em março. Os números vieram melhores do que o esperado pelo mercado, que era de crescimento de 3,2% nas exportações e recuo de 3% nas importações.
No Brasil, tempo chuvoso no Sul hoje.
Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.
Na Argentina, tempo estável em boa parte do país nesta semana.
Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.
Nos EUA, tempo predominantemente estável hoje.
Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.
Prêmios *referente ao dia anterior
Paranaguá
SOJA |
COMPRADOR |
VENDEDOR |
Spot |
135 |
145 |
Jun 22 |
150 |
160 |
Jul 22 |
165 |
178 |
FARELO DE SOJA |
COMPRADOR |
VENDEDOR |
Spot |
200 |
210 |
ÓLEO DE SOJA |
COMPRADOR |
VENDEDOR |
Spot |
250 |
270 |
Golfo do México – EUA
SOJA |
COMPRADOR |
VENDEDOR |
Spot |
120 |
125 |
Jun |
124 |
130 |
Jul |
103 |
109 |
MILHO |
COMPRADOR |
VENDEDOR |
Spot |
88 |
95 |
Jun |
90 |
97 |
Jul |
85 |
92 |
Eclipse lunar total formará “Lua de Sangue” no próximo domingo; saiba como assistir
Flavia Correia, Olhar Digital
Um verdadeiro espetáculo astronômico está previsto para a próxima semana: um eclipse lunar total, também conhecido como Lua de Sangue. A Lua começará a passar pela sombra da Terra às 23h28 do domingo (15) e terminará às 2h55 de segunda-feira (16). Segundo os cálculos estimativos, o período em que ela estará totalmente coberta será de 0h30 à 1h54.
O fenômeno será visível para quem estiver na América do Norte e do Sul, Europa, África e partes da Ásia. Já para a Nova Zelândia, o leste da Europa e o Oriente Médio, o eclipse será penumbral (quando a Lua passa somente pela penumbra da Terra, de modo que sua cobertura, ainda que total, é quase imperceptível – ela não fica nem escondida, apenas com o brilho mais fraco).
Segundo Fred Espenak, astrofísico famoso por seu trabalho em previsões de eclipses, a lua cheia de 15 de maio será uma superlua, como é chamada quando ocorre no perigeu (a posição mais próxima da Terra no mês).
Se você não conseguir assistir ao evento olhando diretamente para o céu (seja em razão do tempo nublado ou por não estar em um local propício), não se preocupe, pois várias plataformas na Internet prometem fazer a transmissão do eclipse em tempo real.
Uma delas é o canal oficial da NASA no YouTube. “Junte-se a especialistas da NASA para aprender sobre esse incrível fenômeno natural, olhar através de vistas de telescópios em todo o mundo e ouvir sobre os planos de retornar humanos à superfície lunar com o programa Artemis“, diz um comunicado da agência, afirmando que os espectadores poderão fazer perguntas ao vivo.
O fenômeno também poderá ser acompanhado por meio de canais brasileiros, como o do Observatório Astronômico Rei do Universo (OARU) e o do Observatório Nacional, que costuma sempre promover lives comentadas.
TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®
+55 (41) 3434-5757
Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.
Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.
Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.
Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.