Boa tarde, a Bolsa de Chicago segue em alta após anúncios de vendas para exportação de soja e milho dos EUA. O USDA reportou hoje a venda de 1,36 milhão de toneladas de soja 2020/21 para a China e 102.800 toneladas de milho 2020/21 para destinos desconhecidos.
Fundos compradores ontem estimados em 37.000 contratos de milho, 22.000 contratos de soja, 11.000 contratos de trigo, 7.000 contratos de farelo de soja, 5.000 contratos de óleo de soja.
Os embarques semanais de soja dos EUA foram de 1,98 milhão de toneladas na semana encerrada no dia 21 de janeiro, contra 2,27 milhões da semana anterior e 1,06 milhão do mesmo período do ano passado, segundo o USDA. Na temporada os embarques de soja somam 45,28 milhões de toneladas, contra 25,24 milhões do mesmo período do ano passado. Os embarques de milho foram de 1,39 milhão de toneladas, contra 915 mil da semana anterior e 680 mil do mesmo período do ano passado. Na temporada os embarques de milho dos EUA somam 18,74 milhões de toneladas, contra 10,16 milhões do mesmo período da temporada 2019/20.
O número de mortos em todo o mundo causados pelo novo coronavírus (COVID-19) subiu para 2.132.491 hoje, de 2.094.844 até ontem, com 99.346.343 casos confirmados. Desde ontem são quase 1.700.000 novos casos confirmados. O número de recuperados da pneumonia causada pelo vírus chegou a 54.859.316, de 53.518.682 até ontem.
No Brasil, o número de casos de COVID-19 subiu para 8.871.393 hoje, de 8.844.577 até ontem, segundo o consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O número de mortos chegou a 217.664 de 217.037 até ontem. O número de pacientes recuperados somam 7.864.969, de 7.821.376 do dia anterior.
O dólar opera com leve baixa frente a outras moedas. Começa hoje a reunião de 2 dias do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reservel, para a decisão de política monetária dos EUA, com expectativa de manutenção dos juros na faixa entre 0-0,25%.
No Brasil o dólar recua na volta do feriado em São Paulo, realizando parte da alta da última semana. O Banco Central divulgou hoje a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), quando manteve a meta da Selic em 2% ao ano. O BC informou que “a recente elevação no preço de commodities internacionais e seus reflexos sobre os preços de alimentos e combustíveis implicam elevação das projeções de inflação para os próximos meses. Apesar da pressão inflacionária mais forte no curto prazo, o Comitê mantém o diagnóstico de que os choques atuais são temporários, ainda que tenham se revelado mais persistentes do que o esperado; O Comitê considera que a pandemia continua produzindo efeitos heterogêneos sobre os setores econômicos. Os programas governamentais de recomposição de renda reduziram a ociosidade no setor de bens. As atividades de serviços, entretanto, sobretudo as mais diretamente afetadas pelo distanciamento social, enfrentam maior redução da demanda. Prospectivamente, a evolução desses hiatos setoriais dependerá da evolução da pandemia e do ajuste nos gastos públicos; o Comitê concluiu que, apesar de alguma normalização no funcionamento da economia, o ambiente de incerteza quanto à dinâmica prospectiva das principais variáveis econômicas permanece acima do usual. As próximas divulgações serão muito informativas sobre a evolução da pandemia, da atividade econômica e da política fiscal. Sendo assim, os benefícios de se aguardar essas divulgações para decidir os próximos passos da política monetária se sobrepõem aos custos. Por isso, o Copom julgou apropriado manter, neste momento, o grau extraordinariamente elevado de estímulo monetário; o forward guidance deixa de existir e a condução da política monetária seguirá, doravante, a análise usual do balanço de riscos para a inflação prospectiva. O Comitê reitera que o fim do forward guidance não implica mecanicamente uma elevação da taxa de juros pois a conjuntura econômica continua a prescrever, neste momento, estímulo extraordinariamente elevado frente às incertezas quanto à evolução da atividade.”
A prévia da inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), cresceu 0,78% em janeiro, contra 1,06% em dezembro, segundo o IBGE. É o maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, quando o índice foi de 0,92%. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 4,30%, acima dos 4,23% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2020, a taxa foi de 0,71%.
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito apresentaram alta em janeiro. O maior impacto (0,32 ponto percentual) veio de Alimentação e bebidas (1,53%), que desacelerou em relação ao resultado de dezembro (2,00%). Na sequência, veio Habitação, com alta de 1,44% e 0,22 ponto percentual de contribuição. Juntos, os dois grupos responderam por cerca de 69% do índice de janeiro. A terceira maior variação veio dos itens de Vestuário (0,85%), que apresentaram deflação no mês anterior (-0,44%). Outros destaques foram as altas de Artigos de residência (0,81%) e Saúde e cuidados pessoais (0,66%). Os demais grupos ficaram entre a queda de 0,01% em Comunicação e a alta de 0,40% em Despesas Pessoais.
As bolsas globais operam majoritariamente em alta.
Os futuros do petróleo operam em baixa. O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que os preços do petróleo subam mais de 20% em 2021 com o lançamento de vacinas e programas de estímulo fiscal ajudando uma recuperação mais forte do que o esperado da economia global.
A taxa de desemprego no Reino Unido subiu para 5% em novembro de 2020, de 4,9% de outubro, segundo o Escritório Nacional de Estatística (ONS). Desde fevereiro de 2020 o número de empregos caiu 828.000 em todo país.
No Brasil, tempo chuvoso em parte do Sul e do Norte amanhã.
Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.
Na Argentina, tempo chuvoso em boa parte do país nesta semana.
Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.
Prêmios *referente ao dia anterior
Paranaguá
SOJA |
COMPRADOR |
VENDEDOR |
Spot |
60 |
70 |
Mar |
45 |
55 |
Abr |
45 |
55 |
Mai |
50 |
60 |
FARELO DE SOJA |
COMPRADOR |
VENDEDOR |
Spot |
34 |
35 |
ÓLEO DE SOJA |
COMPRADOR |
VENDEDOR |
Spot |
200 |
250 |
Golfo do México – EUA
SOJA |
COMPRADOR |
VENDEDOR |
Spot |
81 |
85 |
Fev |
80 |
84 |
Mar |
80 |
84 |
MILHO |
COMPRADOR |
VENDEDOR |
Spot |
78 |
82 |
Fev |
77 |
80 |
Mar |
73 |
77 |
Engenheiros criam aerogel ‘inteligente’ que transforma ar em água potável
Por Ademilson Ramos, Engenharia É
Alguns dizem que as guerras futuras serão travadas pela água, e um bilhão de pessoas em todo o mundo já estão lutando para encontrar água suficiente para viver. Agora, pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura – NUS, criaram uma substância que extrai água do ar sem qualquer fonte de energia externa.
Na atmosfera terrestre, há água que pode encher quase meio trilhão de piscinas olímpicas. Mas há muito tempo é negligenciado como fonte de água potável.
Para extrair água dessa fonte subutilizada, uma equipe liderada pelo professor Ho Ghim Wei, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da NUS, criou um tipo de aerogel, um material sólido que não pesa quase nada. Ao microscópio, parece uma esponja, mas não precisa ser espremida para liberar a água que absorve do ar. Também não precisa de bateria. Em um ambiente úmido, um quilo dele produzirá 17 litros de água por dia.
O truque está nas moléculas longas e semelhantes a cobras, conhecidas como polímeros, que formam o aerogel. O polímero de cadeia longa especial consiste em uma estrutura química sofisticada que pode alternar continuamente entre atrair e repelir água. O aerogel ‘inteligente’ coleta moléculas de água do ar de maneira autônoma, condensa-as em um líquido e libera a água. Quando há luz do sol, a estrutura inteligente pode aumentar ainda mais a liberação de água ao fazer a transição para um estado de ódio completo pela água. E é muito bom nisso. 95 % do vapor d’água que entra no aerogel sai como água. Em testes de laboratório, o aerogel deu água sem parar durante meses.
Os pesquisadores testaram a água e descobriram que ela atendia aos padrões da Organização Mundial de Saúde para água potável.
Outros cientistas já haviam criado maneiras de extrair água do ar, mas seus projetos precisavam ser movidos à luz do sol ou eletricidade e tinham partes móveis que precisavam ser abertas e fechadas.
Os pesquisadores da NUS publicaram sua criação na revista Science Advances. Eles estão agora à procura de parceiros da indústria para ampliá-la para uso doméstico ou industrial. Talvez possa até encontrar lugar em esportes de resistência ou kits de sobrevivência, por exemplo.
“Dado que a água atmosférica é continuamente reabastecida pelo ciclo hidrológico global, nossa invenção oferece uma solução promissora para alcançar a produção sustentável de água doce em uma variedade de condições climáticas, com custo mínimo de energia”, disse o professor Ho.
TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®
+55 (41) 3434-5757
Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.
Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.
Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.
Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.