Boa tarde, a Bolsa de Chicago opera entre ganhos e perdas, com a soja dando sequência ao movimento de correção após encostar nos US$12 na última semana. O trigo tem forte alta após recuo de 30 pontos nos últimos 2 pregões.


O plantio de soja 2020/21 no Paraná está praticamente finalizado, com 98,82% semeado, segundo a SEAB/Deral. As lavouras seguem com 72% em boas condições, 24% em condições médias e 4% em condições ruins. A floração atinge 12% e o enchimento de grãos 2% das lavouras.


O plantio do milho 1a safra 2020/21 no Paraná está finalizado, com 355,5 mil hectares semeados. As lavouras tiveram leve piora durante a última semana, com as lavouras em boas condições caindo de 76% para 75% e as em condições ruins subindo de 4% para 5%.


O número de mortos em todo o mundo causados pelo novo coronavírus (COVID-19) subiu para 1.484.164 hoje, de 1.471.152 até ontem, com 64.054.194 casos confirmados. Desde ontem são quase 700.000 novos casos confirmados em todo o mundo. O número de recuperados da pneumonia causada pelo vírus chegou a 41.193.527 hoje, de 40.728.631 até ontem.


No Brasil, o número de casos de COVID-19 subiu para 6.388.526 hoje, de 6.336.278 até ontem, segundo o consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O número de mortos chegou a 173.862, de 173.165 até ontem. O número de pacientes recuperados somam 5.656.498, de 5.601.804 até ontem.


O dólar opera em baixa frente a outras moedas. O setor privado dos EUA criou 307 mil postos de trabalho em novembro, após abertura de 404 mil em outubro (revisado de 365 mil), segundo o relatório de empregos da ADP Research Institute. A expectativa do mercado estava em uma criação maior, de 410 mil vagas. O relatório da ADP é considerado uma prévia do Payroll, o relatório de empregos mais importante dos EUA, que será divulgado nesta sexta-feira.


No Brasil o dólar sobe após a forte queda da véspera. Ontem a moeda recuou 2,21%, a R$5,2282. O Banco Central realizou hoje leilão de 16 mil contratos de swap cambial tradicional com vencimento em abril e agosto de 2021. A produção industrial do Brasil cresceu 1,1% em outubro frente a setembro, na série com ajuste sazonal, após altas em maio (8,7%), junho (9,6%), julho (8,6%), agosto (3,4%) e setembro (2,8%), segundo o IBGE. Em seis meses de alta, o crescimento acumulado foi de 39,0%, eliminando a perda de 27,1% que havia sido acumulada entre março e abril levando a produção industrial ao nível mais baixo da série. Mesmo com o desempenho positivo nos últimos meses, o setor industrial ainda se encontra 14,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011. Em relação a outubro de 2019 (série sem ajuste sazonal), a indústria avançou 0,3%, após crescer 3,7% em setembro último, quando interrompeu dez meses de resultados negativos seguidos nessa comparação. Com isso, o setor acumula perda de 6,3% no ano e queda de 5,6% em 12 meses, uma perda ligeiramente mais intensa do que a acumulada nos 12 meses até setembro (-5,5%).


As bolsas globais operam majoritariamente em alta com otimismo após o Reino Unido aprovar vacina da Pfizer e BioNTech. O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou hoje que o país aprovou a vacina das farmacêuticas Pfizer e BioNTech contra a Covid-19 e disse que prevê iniciar a vacinação na semana que vem.


Os futuros do petróleo sobem recuperando parte da correção recente. Os estoques de petróleo bruto dos EUA recuaram 679 mil barris durante a última semana, para 488,055 milhões de barris, contra 443,162 milhões do mesmo período do ano passado, segundo a Agência de Informação de Energia (EIA). A expectativa do mercado estava em um recuo maior, de 2,4 milhões de barris no período.


A taxa de desemprego na zona do euro caiu para 8,4% em outubro, de 8,5% em setembro, segundo a Eurostat. O desemprego caiu em 86 mil pessoas, para 13,825 milhões.


No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país amanhã.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo estável amanhã.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.

Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

250

260

Fev

105

115

Mar

65

75

Mai

60

70

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

25

26

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

680

700

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Dez

71

75

Jan

74

78

Fev

78

83

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Dez

71

75

Jan

72

76

Fev

76

81

Este motor termonuclear pode levar astronautas a Marte em apenas 3 meses

Por Daniele Cavalcante, Canal Tech


Quanto mais longa uma viagem espacial, mais tempo os astronautas ficam expostos à radiação cósmica. Por isso, Elon Musk já sugeriu um foguete com motor impulsionado a energia nuclear, capaz de encurtar o tempo que se levaria para chegar a Marte. Agora, a Ultra Safe Nuclear Corporation (USNC) afirma que projetou um novo motor termonuclear capaz de levar astronautas ao Planeta Vermelho em apenas três meses.

Para mover este motor, a empresa pretende usar um combustível de urânio pouco enriquecido (conhecido como HALEU, da sigla em inglês para high assay low enriched uranium), que poderia reduzir a viagem pela metade, de acordo com a USNC. O problema, claro, é produzir o reator nuclear para o motor e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos astronautas.

Projetos como este já vêm sendo estudado há algumas décadas, e foram descartados várias vezes pelos pesquisadores e agências espaciais. Contudo, à medida que a tecnologia avança, as chances de obter sucesso nessa empreitada aumentam. O motor termonuclear usa o calor gerado por uma reação nuclear para empurrar um veículo espacial a velocidades muito superiores às atuais. Outra vantagem em relação aos motores tradicionais é que o novo propelente de HALEU pode ser muito mais leve.

Para os mais preocupados com os riscos de acidentes, o Departamento de Energia concorda que o combustível HALEU é menos perigoso do que parece ser. Inclusive o reator do novo motor é muito semelhante ao projeto que alimenta as próximas instalações de energia de microrreator da USNC.

A empresa disse que este motor oferecerá o dobro de empuxo de um motor químico, que é o tipo usado atualmente. Também promete ser mais estável, já que no HALEU o urânio é pouco enriquecido e encapsulado em cerâmica resistente a altas temperaturas. Atualmente, os foguetes movidos a combustível químico estão no limite de resistência e estabilidade, então faz sentido que o próximo passo seja uma tecnologia superior.

Deve demorar um pouco até que possamos ver os primeiros veículos espaciais movidos a reação nuclear. Muitos testes serão necessários até que as empresas e agências espaciais considerem a tecnologia confiável o suficiente para usar em missões reais. Também existem outras propostas interessantes, como a propulsão elétrica, então resta esperar para ver qual se mostrará mais eficiente, econômica e segura.

Fonte: Popular Mechanics

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário