Boa tarde, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos recuperando parte das correções da semana. O USDA divulga amanhã, às 14 horas (horário de Brasília), o relatório de Oferta e Demanda Agrícola Global (WASDE) de dezembro. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga, também amanhã, o 3º Levantamento da Safra de Grãos 2020/21 do Brasil.


O USDA reportou hoje a venda de 257.071 toneladas de milho 2020/21 para o México.

Fundos vendedores ontem estimados em: 21.000 contratos de milho; 10.000 contratos de soja; 6.000 contratos de trigo; 5.000 contratos de óleo de soja; 5.000 contratos de farelo de soja.

O plantio de soja 2020/21 no Paraná está praticamente finalizado, com 99,58% semeado, segundo a SEAB/Deral. As condições das lavouras tiveram melhora durante a última semana, com as lavouras em boas condições passando de 72% para 75%. A floração atinge 17% das lavouras e o enchimento de grãos 6%. As condições das lavouras do milho 1a safra também tiveram melhora durante a última semana, com as lavouras em boas condições passando de 75% para 77%. A maturação atinge 1% das lavouras.


O número de mortos em todo o mundo causados pelo novo coronavírus (COVID-19) subiu para 1.561.953 hoje, de 1.549.332 até ontem, com 68.469.834 casos confirmados. Desde ontem são quase 700.000 novos casos confirmados em todo o mundo. O número de recuperados da pneumonia causada pelo vírus chegou a 44.159.051 hoje, de 43.691.339 até ontem.


No Brasil, o número de casos de COVID-19 subiu para 6.674.999 hoje, de 6.628.065 até ontem, segundo o consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O número de mortos chegou a 178.159, de 177.388 até ontem. O número de pacientes recuperados somam 5.965.492, de 5.801.067 até ontem.


O dólar opera próximo à estabilidade frente a outras moedas. A agência que regulamenta alimentos e remédios nos EUA, o Food and Drug Administration (FDA), confirmou ontem a eficácia e segurança da vacina contra a COVID-19 da Pfizer desenvolvida em parceria com a BioNTech. Em avaliação realizada com 44 mil voluntários de seis países, a vacina teve eficácia de 95% depois da aplicação de duas doses com um intervalo de três semanas.


A abertura de postos de trabalho nos EUA foi de 6,652 milhões no último dia útil de outubro, após abertura de 6,494 milhões de vagas em setembro, segundo a pesquisa de vagas de emprego e rotatividade de mão de obra (JOLTS), do Departamento do Trabalho. Houve 5,812 milhões de contratações e 5,107 milhões de demissões em outubro.


No Brasil o dólar sobe em dia de Copom. Ontem a moeda subiu 0,16%, a R$5,1265. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulga hoje, depois do fechamento dos mercados, a decisão dos juros do Brasil, com expectativa de manutenção da meta da Selic em 2% ao ano. O Banco Central realizou hoje leilão de 16 mil contratos de swap cambial tradicional para rolagem de contratos com vencimento em abril e agosto de 2021. A inflação medida pelo Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 1,28% na primeira prévia de dezembro, após alta de 2,67% no mesmo período do mês anterior, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o acumulado dos últimos 12 meses passou de 23,79% para 23,52%. “Apesar da descompressão do IPA, o IPC voltou a acelerar refletindo alta nos preços de alimentos (0,82% para 1,27%), das passagens aéreas (1,56% para 26,08%) e da energia elétrica (0,00% para 1,25%). Por fim, o INCC continua revelando pressão no grupo materiais, equipamentos e serviços, cuja taxa pouco se alterou passando de 2,45% para 2,32%”, explicou o coordenador dos índices de preços da FGV/Ibre, André Braz.


As bolsas operam próximo à estabilidade. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, deve se encontrar hoje com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na tentativa de encontrar soluções para questões pendentes nas negociações comerciais do Brexit. O Reino Unido deixou a União Europeia em janeiro, mas concordou em manter os mesmos padrões e regulamentos até o final do ano, de modo que ambos teriam tempo para desenvolver novos acordos comerciais. No entanto, esse período de transição termina em três semanas e há sérias preocupações de que não haverá um novo acordo pronto até então.


Os futuros do petróleo recuam após forte alta nos estoques dos EUA. Os estoques de petróleo bruto dos EUA subiram 15,189 milhões de barris na semana encerrada no dia 4 de dezembro, para 503,244 milhões, segundo a Agência de Informação de Energia (EIA). A alta contrariou a expectativa dos analistas, que previam recuo de 1,424 milhão de barris no período.


A inflação ao consumidor da China medido pelo índice de preços ao consumidor (CPI) recuou 0,6% em novembro ante outubro, após queda de 0,3% em outubro. A queda veio maior do que a esperada, que era de 0,2%. Na comparação anual o CPI caiu 0,5% em novembro, ante alta de 0,5% em outubro e expectativa de alta de 0,8%.

No Brasil, tempo chuvoso no Centro-Norte amanhã.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo chuvoso no Centro-Norte amanhã..

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.

Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

250

260

Fev

110

120

Mar

75

85

Mai

70

80

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

25

26

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

650

660

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Dez

71

75

Jan

74

78

Fev

78

83

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Dez

70

74

Jan

72

76

Fev

76

80

Uma das maiores ‘fazendas verticais’ da Europa abre suas portas na Dinamarca

Empresa, que utiliza um galpão como área de produção, espera colher cerca de 200 toneladas no primeiro trimestre de 2021 e quase 1 mil toneladas anuais até o fim do próximo ano.

Por France Presse, via G1


Uma luz roxa ilumina as caixas empilhadas onde alface, ervas aromáticas e couve brotarão em uma das maiores fazendas “verticais” da Europa, que acabou de abrir em um depósito na zona industrial de Copenhague.

Prateleiras de 14 níveis vão do chão ao teto neste enorme hangar de 7.000 metros quadrados, usado pela startup dinamarquesa Nordic Harvest. Os produtos que são cultivados aqui serão colhidos 15 vezes por ano, embora nunca entrem em contato com o solo ou recebam luz solar.

Eles são iluminados por 20.000 lâmpadas LED, vinte e quatro horas por dia.

Minúsculos robôs, carregando bandejas de sementes, se movem de um corredor para outro, dando à fazenda um toque ainda mais futurista.

As grandes caixas de papel alumínio estão quase vazias por enquanto, mas a alface e outras folhas verdes brotarão em breve.

Anders Riemann, fundador e CEO da Nordic Harvest, espera colher cerca de 200 toneladas de produção no primeiro trimestre de 2021 e quase 1.000 toneladas anuais quando a fazenda de 50 funcionários estiver operando totalmente no final do mesmo ano.

Isso torna o armazém Taastrup uma das maiores fazendas verticais da Europa.

Neutros em emissão de CO2

Essas fazendas urbanas receberam uma recepção fria de produtores rurais, que questionam sua capacidade de alimentar o planeta e criticam o consumo de eletricidade ou o preço de seus produtos.

Porém, Anders Riemann destaca os aspectos ecológicos de sua fazenda, com produtos cultivados próximos ao consumidor e o uso que se faz da energia verde.

“Uma fazenda vertical se caracteriza por não agredir o meio ambiente, reciclando toda a água, nutrientes ou fertilizantes”, explica Riemann, que não usa agrotóxicos.

Na Dinamarca, líder na Europa em parques eólicos, cerca de 40% da eletricidade vem de fontes renováveis.

“No nosso caso, usamos 100% da energia produzida pela energia eólica, o que nos torna neutros em termos de CO2”, acrescenta o agricultor urbano.


Embora não queira revelar o valor da conta de eletricidade da Nordic Harvest, Riemann acrescenta que a energia vem de “certificados eólicos” registrados na bolsa de energia dinamarquesa.

Esses documentos legais garantem que “a quantidade de eletricidade consumida em um ano é equivalente à eletricidade produzida por turbinas eólicas numeradas no mar”, ressalta Riemann.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário