Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos dando sequência à forte alta de ontem, movida principalmente por rumores na alteração no mandato de biocombustíveis dos EUA. Nesta quarta-feira de Cinzas, a negociação e o registro nos mercados da BM&F BOVESPA terão início às 13h (horário de Brasília).
Rumores de que a Administração de Trump estaria revendo os termos do Mandato de Combustíveis Renováveis fez as cotações da soja subirem mais de 30 pontos na abertura do pregão regular de ontem. Durante a sessão as cotações devolveram parte da alta, fechando com alta de quase 15 pontos. Ontem a Casa Branco negou que Trump planeja emitir uma ordem executiva para mudar o programa nacional de biocombustíveis.
Fundos compradores ontem estimados em: 24.000 contratos de milho; 16.500 contratos de soja; 13.500 contratos de óleo de soja; 7.000 contratos de trigo; 1.000 contratos de farelo de soja.
O USDA divulgou na segunda-feira o relatório de embarques semanais de grãos dos EUA. Os embarques de soja foram de 704,9 mil toneladas, bem abaixo dos 1,094 milhão da semana anterior e 1,055 milhão do mesmo período do ano passado. Na temporada os embarques de soja somam 43,4 milhões de toneladas, contra 38,6 milhões do mesmo período do ano passado. Os embarques de milho foram de 1,461 milhão de toneladas, contra 1,169 milhão da semana anterior e 739 mil do mesmo período do ano passado. Na temporada, os embarques de milho somam 25,9 milhões de toneladas, contra 14,76 milhões do mesmo período do ano passado.
O dólar opera em alta frente a outras moedas. Na noite de ontem, o presidente dos EUA, Donal Trump, fez o primeiro discuso no Congresso dos EUA. Entre os principais pontos o presidente defendeu um sistema de imigração baseado em mérito, união entre os partidos para a substituição do programa de saúdo Obamacare e prometeu reformas tributárias históricas com a diminuição dos impostos para as empresas e para a classe média.
O PIB dos EUA cresceu a uma taxa anualizada de 1,9% no quarto trimestre de 2016, segundo o Departamento do Comércio. O resultado confirmou a 1ª estimativa divulgada em janeiro porém ficou abaixo das expectativas dos analistas, que previam crescimento de 2,1%. O avanço do último trimestre mostra forte desaceleração em relação ao terceiro trimestre, quando o PIB do país avançou em ritmo anualizado de 3,5%, o melhor desempenho em dois anos.
No Brasil a moeda terá negociação a partir das 13 horas. Na sexta-feira, último pregão de fevereiro, a moeda fechou com alta de 1,86%, a maior alta diária desde o início de dezembro. No dia anterior a moeda havia recuado ao menor nível desde maio de 2015, à R$3,0565
As Bolsas asiáticas fecharam em alta hoje após dados positivos do setor industrial da China. As bolsas europeias e índices futuros do dos EUA operam em alta após fala de Trump. No Brasil, o Ibovespa fechou com baixa de 1,18% no último pregão de fevereiro, aos 66.662 pontos.
O Dow Jones fechou com leve baixa no dia de ontem, interrompendo a sequência de 12 recordes históricos consecutivos. O indicador da Bolsa de Nova York fechou com 0,12% de baixa, aos 20.812 pontos.
Os futuros do petróleo operam com leve alta nesta quarta-feira. As cotações seguem operando de lado desde o início do ano.
Ontem o Instituto Americano de Petróleo informou que os estoques de petróleo bruto nos EUA subiram 2,5 milhões de barris na semana passada. Os estoques de gasolina também avançaram 1,8 milhão de barris no período. Os estoques de petróleo bruto no centro de distribuição de Cushing (Oklahoma) subiram 500 mil barris, segundo o levantamento. Hoje saem dados oficiais divulgado pelo Departamento de Energia dos EUA (DoE).
O setor industrial do Reino Unido, medido pelo índice de gerentes de compras (PMI) caiu a 54,6 em fevereiro, de 55,7 em janeiro, atingindo o menor nível em três meses, segundo a IHS Markit. O número veio pior do que o esperado pelos analistas.
Já o índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial da zona do euro subiu para 55,4 em fevereiro, de 55,2 em janeiro, atingindo o maior nível em 70 meses, segundo dados da IHS Markit. O resultado ficou acima da prévia de fevereiro e da previsão de analistas.
O índice dos gerentes de compras (PMI) do setor industrial da China, medido pela Caixin Media e Markit Economics, subiu a 51,7 em fevereiro, de 51,0 em janeiro, se aproximando do maior patamar em quase 2 anos e meio.
As encomendas de bens duráveis à indústria dos EUA avançaram 1,8% em janeiro em comparação com dezembro, segundo dados do Departamento do Comércio. Analistas estimavam avanço de 2,0%. O dado de dezembro foi revisado para cima, de queda de 0,4 para alta de 0,8%. O núcleo de encomendas, que exclui a volátil categoria de transportes, mostrou queda de 0,2% no período, ante alta de 0,9% em dezembro. Se excluído bens de defesa, houve avanço de 1,5% nas encomendas neste intervalo.
CLIMA
No Brasil, chove em boa parte das regiões produtoras de soja e milho nos próximos dias.
Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.
As chuvas ficam acima da média em parte da região Sul e abaixo da média em parte do Centro-Oeste e Matopiba.
Previsão Desvio de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.
Na Argentina, poucas chuvas nas principais regiões produtoras nos próximos dias. Maiores volumes de chuva para o Nordeste do país
Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.
Previsão Desvio de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.
Precipitação Acumulada Argentina, 24 horas, em milímetros.
PRÊMIOS
Paranaguá
Golfo do México – EUA
MATÉRIA DO DIA
México cobre colunas de viaduto com jardins verticais
Por Ademilson Ramos, Engenharia É
As paredes possuem um sistema automatizado de rega, que é controlado remotamente por GPS. | Foto: Divulgação
A Cidade do México cobriu as colunas de um dos viadutos usando a técnica dos jardins verticais. São cerca de 60 mil m² de jardins espalhados sob um viaduto de 27 km de extensão na cidade.
O projeto foi desenvolvido pela empresa VerdeVertical, empresa que é especializada em transformar paredes e fachadas em jardins verticais. De acordo com a empresa, as plantas irão ajudar a filtrar mais de 27 mil toneladas de gases e processar dez toneladas de metais pesados.
As plantas são regadas por um sistema automatizado que usa a tecnologia GPS. A água usada no abastecimento é colhida da chuva e as espécies usadas nas paredes são altamente resistentes e adequadas às condições daquele local.
Além disso, o projeto proporciona o uso de espaços publicitários em meio às plantas, como forma de atrair anunciantes e gerar mais verbas.
Imagem: Divulgação
Aqui no Brasil, também existe o desejo de trazer de volta o verde às grandes cidades. Um projeto tem por objetivo espalhar plantas conhecidas como “trepadeiras” ao longo do Minhocão, localizado em São Paulo.
Segundo Nik Sabey, um dos desenvolvedores do projeto, a ideia é cobrir e dar mais vida ao Minhocão. “Seja como for, ele precisa ser verde”, diz. Ele ainda comenta que não é necessário muito mais do que mudas de trepadeiras, árvores e alguns fios de aço.