Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos.

A colheita de soja nos EUA atingiu 88% até domingo, contra 93% de 2017 e da média dos últimos 5 anos, segundo o USDA.

A colheita de milho nos EUA atingiu 84%, contra 81% do mesmo período de 2017 e 87% da média dos últimos 5 anos.

O USDA divulgou ontem o relatório de embarques semanais de grãos dos EUA. Na semana encerrada no dia 8 de novembro, os embarques de soja foram de 1,302 milhão de toneladas, contra 1,244 milhão da semana anterior e 2,185 milhões do mesmo período do ano passado. Na temporada, os embarques de soja somam 9,91 milhões de toneladas, contra 17,05 milhões do mesmo período da temporada anterior. Os embarques de milho foram de 1,137 milhão de toneladas, contra 1,284 milhão da semana anterior e 407 mil do mesmo período de 2017. Na temporada, os embarques de milho somam 11,11 milhões de toneladas, contra 5,96 milhões do mesmo período da temporada anterior.

A NOPA (Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosa dos EUA) divulga hoje o relatório de esmagamento de soja dos EUA em outubro, com expectativa de 170,026 milhões de bushels processados.

O USDA divulga na sexta-feira o relatório semanal de vendas para exportação dos EUA por conta do feriado de Veterans Day da segunda-feira.

Fundos vendedores ontem estimados em: 9.000 contratos de milho; 6.500 contratos de trigo; 3.500 contratos de soja; 2.500 contratos de farelo de soja; 2.500 contratos de óleo de soja.

O dólar opera em alta frente a outras moedas. Destaque hoje para divulgação de dados de inflação ao consumidor dos EUA, com expectativa de alta de 0,3% na comparação mensal e 2,5% na comparação anual. Expectativa também para o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, na noite de hoje.

No Brasil, a moeda abriu com leve baixa porém já opera com leve alta. Ontem a moeda fechou com alta de 1,96%, a R$3,8287, após Bolsonaro dizer a jornalistas que dificilmente algum item da reforma da Previdência será aprovado ainda neste ano: “A questão de reforma da Previdência, que a gente está achando que dificilmente aprova alguma coisa no corrente ano, não é essa reforma que eu quero, que o Onyx Lorenzoni quer, que está aí. Você tem que reformar? Tem que reformar a Previdência. Tem que ser uma reforma racional”. Bolsonaro comentou ontem sobre o tabelamento do frete rodoviário: “É bom sempre não haver tabelamento, isso é bom, mas já começamos a estudar essa questão. Nós queremos nos antecipar a problemas”. A inflação medida pelo Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) caiu 0,16% em novembro, registrando a primeira deflação em pouco mais de um ano, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Entre os índices que compõe o IGP-10, o Índice de Preços ao Produtor Amplo-10 (IPA-10) teve queda de 0,37%, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10) subiu 0,29% e o Índice Nacional de Custo da Construção-10 (INCC-10) caiu 0,27%.

As bolsas mundiais operam majoritariamente em baixa com o petróleo pressionando as ações do setor energético.

No Brasil, o Ibovespa abriu com leve alta após queda de 0,71% ontem.

Os futuros do petróleo seguem em baixa com preocupações sobre excesso de oferta por conta do enfraquecimento da demanda global, como mostrou o relatório da OPEP de ontem. Ontem a cotação do petróleo WTI recuou 7,1% e o Brent recuou 6,6%. No Twitter, Donald Trump criticou o plano da Arábia Saudita em propor o corte na produção da OPEP e países em 1 milhão de barris por dia. “Esperamos que a Arábia Saudita e a OPEP não cortem a produção de petróleo. Os preços do petróleo devem ser muito menores com base na oferta!”.

A produção industrial da China avançou 5,9% em outubro na comparação anual, após alta de 5,8% em setembro, avanço maior do que o esperado pelo mercado. Já as vendas do varejo tiveram alta de 8,6% em outubro, ante expectativa de alta de 9,1%.

A inflação ao consumidor do Reino Unido medido pelo índice de preços ao consumidor (CPI), subiu 2,4% em outubro na comparação anual, repetindo o resultado de setembro, segundo o ONS (Escritório Nacional de Estatísticas). O resultado veio pouco abaixo do esperado pelo mercado, que era de crescimento de 2,5%. Na comparação mensal, o CPI subiu 0,1%, também abaixo do crescimento de 0,2% esperados.

A economia da zona do euro cresceu 0,2% no terceiro trimestre de 2018 ante o segundo, e registrou crescimento anual de 1,7%, segundo a Eurostat. O número veio em linha com o esperado. A Eurostat revisou o crescimento do PIB do trimestre entre julho e setembro, de alta de 0,6% para alta de 0,7%.

No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.

Na Argentina, chuvas no extremo nordeste hoje.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.

Nos EUA, tempo predominantemente estável no Meio-Oeste hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.

Prêmios

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário