Boa tarde, a Bolsa de Chicago opera entre ganhos e perdas. O número de casos confirmados de COVID-19 no mundo superam os 2 milhões.


O número de mortos causados pelo novo coronavírus (COVID-19) subiu para 129.045 hoje, de 123.348 até ontem, com 2.008.850 casos confirmados em 185 países e territórios. Desde ontem são pouco mais de 50.000 novos casos confirmados. O número de recuperados da pneumonia causada pelo vírus chegou a 502.389 hoje, de 467.818 até ontem.


No Brasil, o número de casos de COVID-19 subiu para 26.113 hoje, de 24.232 até quinta-feira, segundo as secretarias estaduais de Saúde. O número de mortos chegou a 1.590, de 1.378 até ontem.


A colheita de soja 2019/20 no Paraná está na reta final, com 98,21% colhido, em linha com os anos anteriores, segundo a SEAB/Deral. A colheita do milho 1a safra atingiu 95,09%, também em linha com a média. As condições das lavouras de milho 2a safra ficaram estáveis em relação à semana anterior, com 79% em boas condições, 18% em condições médias e 3% em condições ruins.


A produção semanal de etanol de milho nos EUA caiu para 570 mil barris diários na semana encerrada no dia 10 de abril, de 672 mil barris da semana anterior, segundo a Agência de Informação de Energia (EIA). Já os estoques subiram de 27,091 milhões para 27,469 milhões de barris, contra 22,676 milhões do mesmo período do ano passado.


O dólar opera em alta frente a outras moedas após as baixas recentes.


As vendas do varejo dos EUA recuaram 8,7% em março, a maior queda desde o início da série do governo em 1992, segundo o Departamento de Comércio. A expectativa do mercado estava em um recuo de 8%.


A produção industrial dos EUA caiu 5,4% em março, o maior recuo desde janeiro de 1946, segundo o Federal Reserve. A expectativa do mercado estava em um recuo de 4%. A indústria de transformação teve queda de 6,3%, também o maior recuo desde 1946.


No Brasil a moeda sobe pelo terceiro dia seguido. Ontem a moeda subiu 0,17%, a R$5,1886. O Ministério da Economia estimou hoje que o projeto de socorro aos estados e municípios aprovado pela Câmara dos Deputados, que prevê que o governo federal deverá repor a perda de estados e municípios com a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e com o Imposto Sobre Serviços (ISS), terá impacto de ao menos R$ 93 bilhões nas contas públicas. O PIB do Brasil cresceu 0,2% em fevereiro ante janeiro, na análise da série dessazonalizada, segundo o Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV). No trimestre móvel encerrado em fevereiro a economia também avançou 0,2%. Na comparação anual houve alta de 0,8%.


As bolsas globais operam majoritariamente em baixa com a realização de lucros das altas do início da semana.


No Brasil o Ibovespa recua acompanhando o exterior. Ontem o Ibovespa subiu 1,37%, aos 79.918 pontos.


Os futuros do petróleo seguem em baixa após crescimento maior do que o esperado nos estoques dos EUA. A cotação do petróleo WTI opera no menor nível desde 2002.


Os estoques de petróleo bruto dos EUA subiram 19,248 milhões de barris na semana encerrada no dia 10 de abril, para 503,633 milhões de barris, segundo a Agência de Informação de Energia (EIA). A alta veio bem maior do que o esperado, que era de 11,7 milhões de barris no período. Os estoques de gasolina subiram 4,9 milhões de barris e os de destilados subiram 6,28 milhões de barris.


No Brasil, tempo chuvoso no Centro-Norte amanhã. Há previsão de geadas entre os três estados do Sul do país nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo estável amanhã.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.

Nos EUA, tempo chuvoso em parte do Meio-Oeste amanhã.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Mai

52

68

Jun

55

66

Jul

40

52

Ago

60

70

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Mai

-4

3

Jun

-3

2

Jul

-4

-1

Ago

-4

-1

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-60

20

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Mai

61

65

Jun

58

64

Jul

59

64

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Mai

57

65

Jun

54

57

Jul

57

64

Astrônomos detectaram oxigênio molecular em outra galáxia pela primeira vez

Por Ademilson Ramos, Engenharia É


Em uma galáxia a mais de meio bilhão de anos-luz de distância, os astrônomos detectaram oxigênio molecular. É apenas a terceira detecção desse tipo fora do Sistema Solar – e a primeira fora da Via Láctea.

O oxigênio é o terceiro elemento mais abundante no Universo, atrás do hidrogênio (naturalmente) e do hélio. Portanto, sua química e abundância em nuvens interestelares são importantes para a compreensão do papel do gás molecular nas galáxias.

Os astrônomos pesquisaram oxigênio repetidamente, usando astronomia milimétrica, que detecta os comprimentos de onda do rádio emitidos pelas moléculas; e espectroscopia, que analisa o espectro para procurar comprimentos de onda absorvidos ou emitidos por moléculas específicas.

Mas essas pesquisas revelaram uma desconcertante falta de moléculas de oxigênio. O que significa que “ainda falta uma imagem abrangente da química do oxigênio em diferentes ambientes interestelares”, escreveu uma equipe de astrônomos liderada por Junzhi Wang, da Academia Chinesa de Ciências, em um comunicado.

Um local em que o oxigênio molecular foi detectado é a nebulosa de Orion; foi levantada a hipótese de que, no espaço, o oxigênio está ligado ao hidrogênio na forma de gelo d’água, que se agarra aos grãos de poeira.

Mas a nebulosa de Orion é um viveiro estelar, e é possível que a intensa radiação de estrelas jovens muito quentes choque o gelo da água em sublimação e divida as moléculas, liberando oxigênio.

O que nos leva a uma galáxia chamada Markarian 231.

O Markarian 231 é especial. Está a 561 milhões de anos-luz de distância e alimentado por um quasar. Esse é um núcleo galáctico extremamente luminoso com um buraco negro supermassivo ativo no centro. Eles são os objetos mais brilhantes do Universo, e o Markarian 231 contém o quasar mais próximo da Terra.

De fato, os astrônomos acham que o Markarian 231 pode ter dois buracos negros supermassivos ativos no centro, girando um ao outro a um ritmo furioso.

Um núcleo galáctico ativo gera saídas moleculares, produzindo choques contínuos do tipo que podem liberar oxigênio da água em nuvens moleculares. As saídas moleculares no Markarian 231 são de velocidade particularmente alta, então Wang e seus colegas procuraram oxigênio.

Usando o radiotelescópio IRAM de 30 metros na Espanha, eles fizeram observações da galáxia por quatro dias em vários comprimentos de onda. Nesses dados, eles encontraram a assinatura espectral do oxigênio, de acordo com a hipótese do choque.

Com observações profundas em relação ao Markarian 231 usando o telescópio IRAM de 30 metros e o NOEMA, detectamos emissão [de oxigênio molecular] em [uma] galáxia externa pela primeira vez”, escreveram os pesquisadores em seu artigo.

A emissão detectada de O2 está localizada em regiões a cerca de 10 kpc (32.615 anos-luz) do centro de Markarian 231 e pode ser causada pela interação entre a vazão molecular ativa do núcleo galáctico ativa e as nuvens moleculares do disco externo”.

As medidas da equipe revelaram que a abundância de oxigênio comparada ao hidrogênio era cerca de 100 vezes maior que a encontrada na nebulosa Orion, de modo que a galáxia poderia estar passando por uma versão mais intensa do mesmo processo de divisão de moléculas.

Como Markarian é uma galáxia de explosão estelar, passando por furiosa formação estelar, isso pode ser possível. Apenas uma região da galáxia está formando novas estrelas a uma taxa de mais de 100 massas solares por ano. A Via Láctea, por outro lado, é bastante tranquila, com uma taxa de formação estelar de cerca de 1 a duas massas solares.

Por outro lado, esses achados também podem significar que mais observações precisam ser feitas para confirmar que os astrônomos estão corretos ao interpretar seus resultados como oxigênio.

Se os resultados persistirem, o fenômeno pode ser usado para entender mais sobre o oxigênio molecular nas galáxias e o fluxo molecular de um núcleo galáctico ativo, disseram os pesquisadores.

Essa primeira detecção de oxigênio molecular extragalático fornece uma ferramenta ideal para estudar as saídas moleculares ativas dirigidas por núcleos galácticos em escalas de tempo dinâmicas de dezenas de megayears”, escreveram eles.

O2 pode ser um refrigerante significativo para gás molecular nessas regiões afetadas por saídas ativas do núcleo galáctico”.

A pesquisa foi publicada no The Astrophysical Journal.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário