Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos, corrigindo as quedas recentes. O mercado segue de olho na conclusão da safra Sul-Americana, início da safra norte-americana e tensões comerciais entre EUA e China.

Os agricultores do Meio-Oeste dos EUA seguem aguardando a neve derreter e as temperaturas do solo subirem para darem início aos trabalhos no campo. Na parte mais ao Sul do Meio-Oeste, as temperaturas já deveriam estar acima dos 10 ºC, porém ainda se encontram próximo à 0 ºC, o que impossibilita o plantio. Segundo meteorologistas, o padrão continuará até o final deste mês e possivelmente até meados de maio, com temperaturas abaixo do normal e precipitação acima do normal.

A colheita da soja no Paraná está na reta final, com 96,58% colhido, praticamente em linha com os anos anteriores, segundo a Seab/Deral.

A colheita do milho 1ª safra no Paraná segue acelerada, diminuindo o atraso do início da colheita. A colheita avançou pouco mais de 10 pontos percentuais na última semana, para 83,37%.

Fundos compradores ontem estimados em: 5.250 contratos de soja e 3.500 contratos de trigo. Fundos vendedores estimados em 8.500 contratos de milho.

O dólar opera em alta frente a outras moedas. A melhora nas relações entre os EUA e Coreia do Norte animam os investidores. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse em rede social que o diretor da CIA, Mike Pompeo, viajou à Coreia do Norte na última semana para se encontrar com o ditador Kim Jong Un, antes de uma possível desnuclearização. “A reunião foi muito bem e um bom relacionamento foi formado. Detalhes da Cúpula estão sendo trabalhados agora. A desnuclearização será uma grande coisa para o mundo, mas também para a Coreia do Norte”. A Coreia do Sul disse estudar um tratado de paz com país vizinho após o processo de desnuclearização. O Federal Reserve divulga hoje às 15 horas o Livro Bege, que deve trazer informações sobre a atividade econômica dos EUA com base nas regionais do Fed.

O FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou ontem o relatório de Projeções de Perspectivas Econômicas Mundiais, com expectativa de maior crescimento da economia do Brasil. O FMI manteve a projeção de crescimento global de 3,9% tanto para este ano quanto para o próximo. Para os EUA, o FMI estima maior crescimento da economia neste ano, de 2,9% em 2018 e 2,7% em 2019. A maior revisão foi no PIB do Brasil, que foi elevado em 0,4 ponto percentual em relação ao relatório de janeiro, para 2,3% em 2018 e 2,5% em 2019. A Índia segue com o maior crescimento da economia para os próximos anos, de 7,4% em 2018 e 7,8% em 2019, seguido pela China, que deve crescer 6,6% em 2018 e 6,6% em 2019.

No Brasil, a moeda abriu com leve baixa e agora vale R$3,3860, -0,72% (10h). Os ministros da primeira turma do STF (Superior Tribunal Federal) decidiram ontem tornar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) réu por corrupção passiva e obstrução de justiça, por 5 votos a 0 e 4 votos a 1, respectivamente. Aécio foi denunciado em junho do ano passado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) de pedir propina de R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, dono da J&F, em troca de favores políticos, e também de tentar atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato. Agora o senador passa a responder ao processo penal na condição de réu. O Banco Central segue com a rolagem dos contratos de swap cambial tradicional com vencimento em maio, com a oferta de até 3.400 contratos no dia de hoje. O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido com o a inflação do aluguel, subiu 0,4% em março ante fevereiro, desacelerando do avanço de 0,59% observado na segunda prévia, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Em 12 meses, o IGP-M acumula alta de 1,72%, e no ano, 1,88%.

As bolsas mundiais operam majoritariamente em alta com EUA e Coreia do Norte.

Os futuros do petróleo seguem em alta após queda nos estoques dos EUA. Ontem o API (Instituto Americano de Petróleo) estimou que os estoques de petróleo bruto dos EUA tenham recuado 1 milhão de barris na semana encerrada no dia 13 de abril. Os estoques de gasolina recuaram 2,5 milhões de barris e os estoques de destilados caíram 0,9 milhão de barris. Os estoques de petróleo no centro de distribuição de Cushing (Oklahoma) recuaram 1 milhão de barris. Hoje saem dados oficiais do Departamento de Energia dos EUA.

A inflação ao consumidor da zona do euro, medida pelo índice de preços ao consumidor (CPI), subiu 1,3% em março, na comparação anual, ganhando força em relação ao aumento de 1,1% observada em fevereiro, segundo dados da Eurostat. O resultado ficou abaixo da expectativa média do mercado, que era de alta de 1,4%, e segue afastada da meta do BCE (Banco Central Europeu), que é de taxa ligeiramente inferior a 2% ao ano.

A inflação ao consumidor do Reino Unido, medido pelo CPI do ONS (Escritório Nacional de Estatísticas), subiu 2,5% em março, na comparação anual, desacelerando da alta de 2,7%. O resultado ficou abaixo da expectativa média do mercado, que previa alta de 2,7%. A inflação segue acima da meta do BoE (Banco da Inglaterra), que é de 2%.


CLIMA

 

No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país hoje. No Sul, as temperaturas ficam mais amenas pela passagem da frente fria.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.

Na Argentina, chuvas hoje na província de Buenos Aires.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.

Nos EUA, chove em parte do Meio-Oeste hoje, com bons volumes em parte do Iowa.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.


PRÊMIOS

 



Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.
Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.
Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário