Bom dia, a Bolsa de Chicago opera com leve alta nos principais ativos.
A soja segue de lado na região de suporte à espera de novidades para movimentar o mercado.
Fundos vendedores ontem estimados em: 7.000 contratos de milho; 5.500 contratos de trigo.
O USDA divulga hoje o relatório de esmagamento de soja de setembro nos EUA, com expectativa de processamento de 145,4 milhões de bushels.
O dólar opera em alta frente a outras moedas após criação de empregos maior do que o esperado nos EUA. O Federal Reserve divulga na tarde hoje (16h) o resultado da reunião do FOMC, com expectativa de manutenção da taxa básica de juros dos EUA. O presidente dos EUA, Donald Trump, deve anunciar amanhã o nome que deve ocupar a principal cadeira do Fed a partir de fevereiro de 2018.
O setor privado dos EUA criou 235 mil postos de trabalho em outubro, segundo a pesquisa ADP, acima dos 200 mil esperados. O relatório é considerado uma prévia do relatório mais importante de empregos dos EUA, o Payroll, que será divulgado na sexta-feira.
No Brasil, a moeda abriu com leve alta e agora vale R$3,2860, +0,44% (10h25), acompanhando o mercado externo. Sem novidades no cenário interno. O mercado segue digerindo as pesquisas de intenção de voto, que mostram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) como os dois nomes principais à candidatura do próximo ano. Ontem a moeda caiu 0,28%, a R$3,2728, encerrando o mês de outubro com alta de 3,32%.
A produção industrial do Brasil subiu 0,20% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, segundo IBGE. O resultado ficou abaixo da expectativa média do mercado. Em relação a setembro de 2016, a produção industrial subiu 2,6%. No ano, a produção da indústria sobe 1,6%, e em 12 meses, alta de 0,4%.
As bolsas mundiais operam majoritariamente em alta antes das decisões do Fed e Banco da Inglaterra sobre as taxas de juros
Os futuros do petróleo operam em alta após queda maior do que esperada nos estoques de petróleo bruto dos EUA. Ontem o Instituto Americano de Petróleo (API) informou que os estoques de petróleo dos EUA recuaram 5,1 milhões de barris na semana encerrada no dia 27 de outubro. Os estoques de gasolina recuaram 7,7 milhões de barris na semana, enquanto os de destilados caíram 3,1 milhões de barris. Os estoques de petróleo no centro de distribuição de Cushing (Oklahoma) recuaram 300 mil barris. O Departamento de Energia dos EUA divulga dados oficiais de estoques.
O setor industrial da China permaneceu estável na passagem de setembro para outubro, segundo dados da IHS Markit e Caixin. O índice dos gerentes de compras (PMI) do setor de industrial da China ficou em 51 em outubro ante setembro. No Reino Unido, o PMI industrial avançou de 56,0 em setembro para 56,3 em outubro, de acordo com a IHS Markit.
CLIMA
No Brasil, tempo estável no Sul do país hoje. No Centro-Oeste, alerta de tempestades, com ocorrência de rajadas de vento, queda de granizo e alagamentos.
Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.
Na Argentina, chove no Centro-sul hoje.
Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.
Precipitação Observada Argentina, 24 horas, em milímetros.
Nos EUA, chove entre Minnesota e Michigan, e entre a Louisiana e Ohio hoje.
Previsão de precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.
Precipitação observada EUA, 24 horas, em milímetros.
Precipitação observada EUA, 7 dias, em milímetros.
PRÊMIOS