Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em baixa nos principais ativos. A retomada no ritmo de colheita nos EUA e melhora nas condições climáticas têm pressionado as cotações. A confirmação do encontro entre o presidente dos EUA e da China no próximo mês traz ânimo ao mercado. Ontem a Casa Branca confirmou que Donald Trump e Xi Jinping se reunirão durante a cúpula de líderes do G20 em Buenos Aires, que será realizada nos dias 30 de novembro e 1o de dezembro. O encontro deve diminuir as tensões e trazer de volta as negociações comerciais entre os dois países.

Fundos compradores ontem estimados em: 4.000 contratos de milho; 2.000 contratos de trigo; 1.000 contratos de soja. Fundos vendedores estimados em 3.000 contratos de farelo de soja e 1.500 contratos de óleo de soja.

O plantio de soja no Paraná atingiu 59%, contra 66% de 2017 e 64% da média dos últimos anos, segundo a Seab/Deral. As condições das lavouras tiveram piora de 2 pontos percentuais, ficando com 98% das lavouras em boas condições e 2% em condições médias. A comercialização ficou travada durante o último mês, se mantendo com 15% da safra comercializada. O estado deve produzir 19,6 milhões de toneladas nesta safra, contra 19,12 milhões da safra anterior.

O plantio do milho 1a safra no Paraná entra na reta final, com 90% plantado, pouco acima da média dos últimos anos. As lavouras de milho também tiveram piora durante a última semana, ficando agora com 98% das lavouras em boas condições e 2% em condições médias. A comercialização da 1a safra de milho também ficou travada durante o último mês, e agora está com 8% comercializado. A produção desta safra de milho deve ter crescimento de 11% em relação a safra anterior, para 3,19 milhões de toneladas.

A colheita de trigo no Paraná atingiu 76,55%, praticamente em linha com os anos anteriores. As lavouras se encontram com 65% em boas condições, outros 24% em médias condições e 11% em condições ruins. A comercialização da safra atingiu 38%, contra 13% do mês anterior e 36% do mesmo período do ano passado.

O dólar volta a operar em alta frente a outras moedas em meio a tensões geopolíticas e após novas críticas de Trump contra o Fed. Ontem o presidente Donald Trump voltou a criticar a atuação do Federal Reserve e do presidente da instituição, Jerome Powell, sobre a condução de política monetária: “Cada vez que fazemos algo genial, ele sobe as taxas de juros”; “É quase como se ficasse contente em elevar as taxas de juros”; “Só estou dizendo isso: estou muito descontente com o Fed porque Obama teve taxas de juros zero”. Ele também disse que é “cedo demais para dizer, mas talvez” ele se arrepende da indicação de Powell.

No Brasil a moeda abriu estável e agora opera com leve alta acompanhando o exterior e após queda na vantagem de Bolsonaro sobre Haddad na corrida eleitoral. O Banco Central segue com a rolagem dos contratos de swap cambial tradicional com vencimento em novembro, com a oferta de até 7.700 contratos no dia de hoje, equivalente a US$385 milhões.

O Ibope divulgou na noite de ontem a 2a pesquisa de intenção de voto para o 2o turno da eleição presidencial. A pesquisa foi feita com 3.010 eleitores em 208 municípios entre os dias 21 e 23 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos com nível de confiança de 95%. Considerando os votos totais, Jair Bosonaro (PSL) caiu de 52% para 50% nesta pesquisa, enquanto Fernando Haddad (PT) manteve os 37% das intenções de voto. Brancos e nulos passaram de 9% para 10%, os que não souberam ou não responderam passaram de 2% para 3%.

Considerando os votos válidos, que excluem os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, Bolsonaro caiu de 59% para 57%, enquanto Haddad subiu de 41% para 43%.

As bolsas mundiais seguem em baixa, em sua maioria, pressionada pelas tensões geopolíticas.

Ontem as bolsas dos EUA chegaram a cair mais de 2% nos piores momentos, porém encerraram o dia com perdas abaixo de 1%. Hoje as bolsas norte-americanas indicam nova abertura em baixa.

Os futuros do petróleo operam com leve alta após queda no dia de ontem com o aumento maior do que o esperado nos estoques dos EUA. Ontem o Instituto Americano de Petróleo (API) estimou que os estoques de petróleo bruto dos EUA tenham subido 9,9 milhões de barris na última semana, enquanto a expectativa do mercado era de um aumento de 3,8 milhões de barris. Hoje saem dados oficiais do Departamento de Energia dos EUA.

Os setores industrial e de serviços da zona do euro medido pelo índice de preços ao consumidor (PMI) composto, caiu de 54,1 em setembro para 52,7 em outubro, para mínima em 2 anos, segundo a IHS Markit.

Clima

No Brasil, o tempo segue chuvoso em boa parte do Centro-Sul hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.

Na Argentina, chove principalmente nas províncias de La Pampa e Rio Negro.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.

Nos EUA, chuvas isoladas no Meio-Oeste hoje. Chuvas de maior volume na região do Golfo do México.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.

Prêmios


Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário