Bom dia, a Bolsa de Chicago segue em alta nos principais ativos com foco na safra da Argentina.

As cotações do farelo de soja sobem mais de 2% hoje. Desde o início do ano, os preços do farelo acumulam alta de 25%. A Argentina é o maior exportador de farelo de soja do mundo, responsável por quase 50% das exportações globais.

Fundos compradores ontem estimados em: 15.500 contratos de milho; 10.000 contratos de soja; 6.000 contratos de farelo de soja; 4.000 contratos de trigo.

Hoje é o primeiro dia de aviso para os contratos com vencimento março na CBOT.

A colheita de soja no Paraná ganhou força na última semana, com avanço de 17,58 pontos percentuais, alcançando 26,53%, segundo a SEAB. A colheita ainda está atrasada em torno de 20 p.p. em relação a média dos últimos 4 anos.

A colheita do milho 1ª safra no Paraná segue lenta, com apenas 9,58% colhido, contra 35% da média dos últimos 4 anos.

Com o forte avanço da colheita da soja, o plantio do milho 2ª safra também teve forte avanço, passando de 16% para 42,34% nesta semana, contra quase 70% da média dos últimos anos.

O USDA reportou ontem a venda de 130.000 toneladas de milho 2017/18 para destinos desconhecidos.

O dólar segue em alta frente a outras moedas após o novo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sinalizar novas altas nos juros para conter a inflação dos EUA. Powell discursou ontem no Congresso dos EUA pela primeira vez após assumir o posto de Janet Yellen. Powell prometeu prometendo encontrar o equilíbrio entre o risco de uma economia superaquecida e a necessidade de manter o crescimento da economia. Após o discurso, as expectativas para a elevação dos juros na reunião de março passaram de 82% para 87,4%, segundo pesquisa do CME Group. Expectativa hoje para a divulgação do PIB dos EUA, às 10h30 (horário de Brasília), que deve mostrar crescimento de 2,5% no 4º trimestre de 2017, leve queda ante os 2,6% estimados na primeira leitura.

No Brasil, a moeda abriu com leve baixa e agora vale R$3,2400, -0,25% (10h). Agência de classificação de risco Moody’s manteve sua previsão para o crescimento do PIB do Brasil de 2018 em 2,5% e elevou a estimativa para o crescimento em 2019 de 2,5% para 2,7%. “A economia do Brasil está melhorando firmemente, com o apoio de um forte setor externo. A moderação da inflação e a melhora do mercado de trabalho facilitaram uma aceleração do consumo privado, que responde por dois terços do PIB”. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,2% no trimestre encerrado em janeiro, segundo a Pnad Contínua do IBGE. O resultado ficou dentro do esperado pelo mercado. No mesmo período do ano passado a taxa estava em 12,6%, e no trimestre até dezembro a taxa estava em 11,8.

As bolsas mundiais operam em baixa, digerindo o discurso do presidente do Fed. Ontem as bolsas norte-americanas tiveram recuo acima de 1%.

Os futuros do petróleo operam com leve alta, recuperando parte das perdas de ontem por conta do dólar mais forte após discurso de Powell. Ontem o Instituto Americano de Petróleo (API) estimou que os estoques de petróleo bruto dos EUA tenham subido 900 mil barris na semana encerrada no dia 23. Os analistas previam crescimento de 2,7 milhões de barris. Os estoques de petróleo no centro de distribuição de Cushing (Oklahoma) caíram 1,3 milhão de barris. Hoje saem dados oficiais do Departamento de Energia dos EUA (DoE).

A inflação ao consumidor da zona do euro medido pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) perdeu força na passagem de janeiro para fevereiro, caindo de 1,3% para 1,2% na comparação anual, segundo a Eurostat. O número veio em linha com o esperado pelo mercado, porém com o resultado, a inflação do bloco se afasta ainda mais da meta do Banco Central Europeu (BCE), que é de taxa ligeiramente inferior a 2% ao ano.

O setor industrial da China medido pelo Índice de Gerente de Compras (PMI) caiu de 51,3 em janeiro para 50,3 em fevereiro, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas do país, ficando no menor nível em 19 meses. O resultado ainda ficou acima do esperado pelos analistas. O índice foi afetado principalmente pela semana do Ano Novo Lunar.


CLIMA

 

No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.

Na Argentina, bons volumes de chuva no centro-norte do país hoje. As maiores regiões produtoras de soja e milho seguem sem chuva.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.


PRÊMIOS

 



Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.
Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.
Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário