Bom dia, a Bolsa de Chicago segue em alta após acordo dos EUA e Canadá sobre o USMCA (antigo NAFTA) e com expectativa de chuvas volumosas nas regiões produtoras de soja e milho dos EUA até a próxima semana, atrasando o andamento da colheita e possivelmente provocando danos às lavouras.
A soja segue em alta, com os fundamentos favorecendo uma correção mais forte, podendo levar as cotações até os US$9,00-9,25 no vencimento nov/18.
O plantio de soja no Paraná avançou a 29,35%, dos 5,45 milhões de hectares projetados para esta safra, segundo a SEAB/Deral. As condições das lavouras estão com 100% em bom estado, com 49% em germinação e 51% em desenvolvimento vegetativo.
O plantio de milho 1a safra no Paraná atingiu 70,49%, dos 352 mil hectares estimados para esta safra, mais acelerado do que os anos anteriores.
A colheita do trigo no Paraná atingiu 47,28%, com avanço de quase 25 pontos percentuais na última semana, recuperando o grande atraso do início da colheita.
Fundos compradores ontem estimados em: 10.500 contratos de milho; 8.000 contratos de trigo; 7.500 contratos de soja; 4.000 contratos de óleo de soja; 2.000 contratos de farelo de soja.
O dólar opera em baixa frente a outras moedas. Ontem o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursou ontem nos EUA elogiando a perspectiva incrivelmente positiva da economia norte-americana, que ele considera estar à beira de uma era historicamente rara de preços e desemprego muito baixos.
O setor privado dos EUA criou 230 mil postos de trabalho em setembro, segundo o relatório de empregos ADP, acima dos 187 mil esperados. Na sexta-feira será divulgado o relatório de empregos mais importante dos EUA, o Payroll.
No Brasil, a moeda abriu com quase 2% de baixa com crescimento de Bolsonaro nas pesquisas do Ibope e Datafolha. O Datafolha divulgou na noite de ontem nova pesquisa de intenção de voto para presidente. A pesquisa ouviu 3.240 eleitores em 225 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos com nível de confiança de 95%. O levantamento mostrou crescimento de Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro turno, que passou de 28% para 32% das intenções de voto, seguido por Fernando Haddad (PT), que caiu de 22% para 21%. Em terceiro aparece Ciro Gomes (PDT) com os mesmos 11% do levantamento anterior, Geraldo Alckimin (PSDB), que passou de 10% para 9%, e Marina Silva (REDE), que caiu de 5% para 4% das intenções de voto.
A rejeição de Bolsonaro caiu de 46% para 45% neste levantamento, enquanto a rejeição de Haddad subiu de 32% para 41%. Marina Silva aparece com 30% de rejeição, Alckimin aparece com 24% e Ciro Gomes com 22%.
Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro aparece tecnicamente empatado com Haddad, Akcimin e Ciro.
As bolsas mundiais operam majoritariamente em alta, acompanhando o otimismo das bolsas norte-americanas ontem.
O Dow Jones Industrial Average, principal índice da Bolsa de Nova York, fechou o pregão de ontem com alta de 0,46%, aos 26.773,94 pontos, novo recorde de fechamento.
O Ibovespa abriu com quase 3% de alta hoje, acompanhando o exterior e em meio ao crescimento de Bolsonaro nas pesquisas eleitorais. Ontem o Ibovespa subiu 3,78%, aos 81.594 pontos, maior alta diária em quase 2 anos.
Os futuros do petróleo seguem em alta com o dólar mais fraco e mercado de olho nas imposições de sanções dos EUA contra o Irã.
O Instituto Americano de Petróleo (API) estimou ontem que os estoques de petróleo dos EUA tenham subido 907 mil barris na semana encerrada no dia 28 de setembro. Os estoques de gasolina caíram 1,7 milhão de barris enquanto que os estoques de destilados caíram 1,2 milhão de barris. Os estoques de petróleo em Cushing subiram 2,01 milhões de barris na última semana.
Os setores industrial e de serviços da zona do euro medido pelo Índice de atividade dos gerentes de compras (PMI) composto da Markit caiu de 54,5 em agosto para 54,1 em setembro, na mínima em 4 meses, principalmente por conta na desaceleração da indústria do bloco.
As vendas do comércio varejista da zona do euro caíram 0,2% em agosto ante julho, segundo a Eurostat. O resultado decepcionou o mercado, que esperava crescimento de 0,2% nas vendas. Na comparação anual, as vendas tiveram crescimento de 1,8%.
CLIMA
No Brasil, tempo chuvoso boa parte do país hoje.
Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.
Na Argentina, chuvas no extremo norte hoje.
Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.
Nos EUA, tempo chuvoso no Meio-Oeste hoje. Até a próxima semana, algumas regiões recebem até 100mm de chuva, impactando no andamento da colheita.
Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.
PRÊMIOS
Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.
Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.
Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.