Bom dia, a Bolsa de Chicago opera com leve alta nos principais ativos enquanto aguarda o relatório do USDA de amanhã.

O USDA divulga amanhã, às 15 horas, o relatório de Oferta e Demanda de Novembro. A expectativa é de menor estoque para o milho e trigo, e estoque maior para a soja 2018/19. Para a soja, a expectativa é de que a produtividade caia de 53,1 bushels por acre para 52,9 bpa, com a produção caindo de 4,69 bilhões para 4,676 bilhões de bushels (127,26 milhões de toneladas). Já os estoques finais devem subir de 885 milhões para 898 milhões de bushels, por conta na redução nas exportações e uso interno. No milho, a produtividade deve cair de 180,7 bpa para 180 bpa, com a produção passando de 14,788 bilhões para 14,721 bilhões de bushels (373,93 milhões de toneladas) e os estoques finais caindo de 1,813 bilhão para 1,773 bilhão de bushels.

A Conab divulga amanhã, às 9h, o 2o levantamento da safra de grãos 2018/2019.

Fundos vendedores ontem estimados em 1.500 contratos de soja e 1.500 contratos de milho. Fundos compradores estimados em: 3.000 contratos de trigo; 2.000 contratos de farelo de soja; 2.000 contratos de óleo de soja.

O plantio de soja no Paraná atingiu 76,39% dos 5,451 milhões de hectares projetados para esta safra, segundo a SEAB/Deral. O plantio está praticamente em linha com a média dos últimos anos. Das lavouras semeadas, 98% se encontram em boas condições e os outros 2% estão em condições médias.

O plantio do milho 1ª safra no Paraná está na reta final, com 96,7% semeado dos 352,2 mil hectares projetados para esta safra. Do total semeado, 96% se encontram em boas condições, com 95% das lavouras em desenvolvimento vegetativo.

A colheita do trigo no Paraná avançou 4 pontos percentuais na última semana, a 84,91%, praticamente em linha com os anos anteriores. Do restante a ser colhido, apenas 56% das lavouras estão em boas condições, enquanto que outros 28% estão em condições médias e 16% estão em condições ruins.

A Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) elevou a estimativa de produção de soja 2017/18 do Brasil de 119,5 milhões para 120,5 milhões de toneladas, com as exportações passando de 77 milhões para 79 milhões de toneladas, principalmente pelo maior volume exportado para a China. A safra 2018/19 deve totalizar 119,5 milhões de toneladas, com exportações de 73,9 milhões de toneladas.

O dólar opera em baixa frente a outras moedas. Ontem foi dia das midterm elections (eleições de meio de mandato) nos EUA, as eleições para a escolha de deputados, senadores, governadores, representantes estaduais e regionais. Após 8 anos, os Democratas conquistaram a maioria da Câmara dos Representantes dos EUA, derrota parcial para o governo de Donald Trump. Já no Senado, os republicanos, partido de Trump, ampliaram o número de cadeiras.

A oferta de empregos nos EUA foram de 7 milhões de vagas até o final de setembro, segundo o relatório de empregos JOLTS. Em comparação a agosto, o número teve queda de 284 mil vagas.

No Brasil, a moeda abriu com leve baixa. O presidente eleito, Jair Bolsonaro se reúne na tarde de hoje com o presidente Michel Temer para iniciar formalmente o governo de transição. O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender a aprovação, ainda que parcial, da reforma da Previdência ainda neste ano: “A reforma da Previdência é algo muito importante e acho que seria um belo encerramento do governo Temer. Derrubou a inflação, fez a reforma trabalhista, o teto de gastos e a reforma da Previdência. Em dois anos, seria um governo interessante”. Paulo Guedes disse ontem também que está fora de questão renegociar dívida pública após Bolsonaro dizer que a dívida deveria ser renegociada: “Durante a campanha, falei que tinha uma despesa de juros demasiada, de US$ 100 bilhões por ano. É como reconstruir uma Europa por ano. Os juros são recessivos. Falei tantas vezes que o presidente pode ter entendido que íamos renegociar a dívida, mas isso está fora de questão”. O Banco Central segue com a rolagem dos contratos de swap cambial tradicional com vencimento dezembro, com a oferta de até 13,6 mil contratos (US$680 milhões) no dia de hoje.

A inflação oficial do Brasil medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,45% em outubro, acumulando 4,56% em 12 meses, segundo o IBGE.

As bolsas mundiais operam entre ganhos e perdas após resultado nas eleições dos EUA.

Os futuros do petróleo em alta realizando as baixas recentes, mesmo após alta nos estoques dos EUA. Ontem o Instituto Americano de Petróleo (API) estimou que os estoques de petróleo bruto dos EUA tenham subido 7,83 milhões de barris na semana encerrada no dia 2 de novembro, alta bem maior do que os 2,05 milhões de barris esperados pelo mercado. Hoje saem dados oficiais do governo dos EUA.

As vendas do comércio varejista da zona do euro ficaram estáveis em setembro ante agosto, segundo a Eurostat. A expectativa era de crescimento de 0,1% na comparação mensal. Na comparação anual, as vendas do varejo tiveram crescimento de 0,8%. Já os números de agosto foram revisados, passando de queda de 0,2% para alta de 0,3% ante julho, além de crescimento anual de 2,2%, ante 1,8% divulgado anteriormente.

Clima

No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.

Na Argentina, tempo chuvoso no norte do país hoje.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.

Nos EUA, tempo estável no Meio-Oeste hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.

Prêmios

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário