Boa tarde, a Bolsa de Chicago opera em baixa nos principais ativos em movimento de realização de ganhos dos últimos pregões antes do feriado prolongado nos EUA. Por conta do feriado de Independência dos EUA neste sábado (4), a CBOT terá fechamento mais cedo hoje, às 14h05 (horário de Brasília), permanece fechada amanhã, e terá reabertura normal no pregão noturno de domingo para segunda-feira.


A produção semanal de etanol de milho nos EUA subiu para 900 mil barris diários na semana encerrada no dia 26 de junho, de 893 mil da semana anterior, segundo a Agência de Informação de Energia (EIA). Já os estoques caíram de 21,034 milhões para 20,164 milhões de barris, contra 22,844 milhões do mesmo período de 2019.


O USDA reportou hoje a venda de 126 mil toneladas de soja 2020/21 e 202 mil toneladas de milho 2020/21 para a China.

O número de mortos em todo o mundo causados pelo novo coronavírus (COVID-19) subiu para 517.052 hoje, de 512.331 até ontem, com 10.729.336 casos confirmados. Desde ontem são mais de 200.000 novos casos confirmados em todo o mundo. O número de recuperados da pneumonia causada pelo vírus chegou a 5.514.033 hoje, de 5.262.705 até ontem.


No Brasil, o número de casos de COVID-19 subiu para 1.456.969 hoje, de 1.409.693 até ontem, segundo o consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O número de mortos chegou a 60.813, de 59.745 até ontem. O número de pacientes recuperados somam 826.866, de 790.040 até ontem.


O dólar opera com leve alta frente a outras moedas. O setor não-agrícola dos EUA criou 4,8 milhões de empregos em junho, após criação de 2,699 milhões em maio, segundo o relatório Payroll do Departamento de Trabalho dos EUA. O número veio acima do esperado pelo mercado, que era de criação de 3 milhões de empregos. A taxa de desemprego caiu de 13,3% para 11,1%, ante expectativa de queda para 12,3%.


No Brasil o dólar opera próximo à estabilidade. Ontem a moeda caiu 2,25%, a R$5,3171. O Banco Central ofertou hoje 12 mil contratos de swap cambial tradicional para rolagem de contratos com vencimento em novembro de 2020 e março de 2021. A produção industrial do Brasil cresceu 7,0% em maio ante abril (série com ajuste sazonal), interrompendo dois meses de resultados negativos consecutivos (-9,2% em março e -18,8% em abril), segundo o IBGE. Em relação a maio de 2019 (série sem ajuste sazonal), a indústria recuou 21,9%, sétimo resultado negativo seguido nesse tipo de comparação e a segunda queda mais elevada desde o início da série histórica, atrás apenas de abril de 2020 (-27,3%). No ano, a indústria acumulou queda de 11,2%. Em 12 meses, o recuo foi de 5,4%, o mais intenso desde dezembro de 2016 (-6,4%).


As bolsas globais sobem acompanhando a alta das bolsas norte-americanas após dados de empregos positivos.


Os futuros do petróleo também sobem acompanhando o otimismo global.


A taxa de desemprego na zona do euro subiu para 7,4% em maio, de 7,3% em abril e da mínima histórica de 7,1% em março, segundo a Eurostat.


No Brasil, tempo estável amanhã.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo estável amanhã.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.

Nos EUA, tempo chuvoso em parte do Meio-Oeste amanhã.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Jul

100

118

Ago

118

125

Set

118

127

Out

110

120

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-2

5

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

300

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Jul

63

68

Ago

66

72

Set

68

73

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Jul

54

58

Ago

56

60

Set

58

62

Você sabe o que é um ciclone bomba? O Olhar Digital explica

Rafael Rigues, editado por Cesar Schaeffer, Olhar Digital


Fenômeno que causou grandes danos no sul do país nesta terça-feira (30) é caracterizado por se formar rapidamente e trazer ventos muito intensos. Mas não é algo inédito

Você muito provavelmente ouviu falar nos fortes ventos que causaram destruição em várias regiões do sul do país nesta terça-feira (30) e que nesta quarta (1) estão gerando vendavais e ressacas na região sudeste.

Eles foram causados por um tipo de ciclone extratropical que se formou no litoral da região sul, e que está sendo chamado de “ciclone bomba”. O nome certamente assusta e gera dúvidas: por que ele tem esse nome? É algo comum? Devemos nos preocupar com novos casos no futuro? O Olhar Digital explica.

O que é um ciclone?

Ciclones extratropicais são fenômenos que ocorrem nas zonas temperadas do planeta, que no hemisfério sul ficam entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. No Brasil, isso engloba a região sul do país.

Eles se formam quando há diferenças na temperatura do ar, direção e velocidade dos ventos numa pequena região ou camada atmosférica. Com isso forma-se uma área de baixa pressão atmosférica, ou seja, o “peso” da coluna de ar sobre a superfície diminui.

Isso causa o aumento dos ventos, já que estes se deslocam sempre de áreas de alta pressão para as de baixa pressão. Também faz com que o mar fique mais agitado, já que com a pressão menor o nível da água sobe, gerando grandes ondas.

Vale lembrar que furacões, ciclones e tufões são o mesmo fenômeno, só tem nomes diferentes dependendo da região onde ocorrem. No Atlântico Norte e Nordeste do Pacífico, eles são chamados de furacões. No Noroeste do Pacífico são chamados de tufões, e no Pacífico Sul, Oceano Índico e Atlântico Sul são ciclones. Por isso é comum ouvir no noticiário sobre furacões atingindo os EUA e tufões no Japão.

Por que “bomba”?

Um ciclone é classificado como “bomba” quando essa queda de pressão é rápida demais, da ordem de 24 Hectopascais (HPa, a unidade usada para medir a pressão atmosférica) em 24 horas ou menos.

Quanto maior a queda de pressão, mais fortes são os ventos gerados. O nome foi cunhado por Fred Sanders, professor do MIT, devido à sua capacidade de causar grande destruição em um curto espaço de tempo, como a explosão de uma bomba.

O fenômeno que atingiu o sul do país gerou ventos de 121 km/h em Indaial, em Santa Catarina, por volta das 16h da terça-feira.

Vai acontecer de novo?

O ciclone desta terça-feira foi intenso, mas não inédito. Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do ClimaTempo, “ciclones extratropicais são muito comuns na América do Sul. E já tivemos outros com força desta ordem”.


Em 2004 o Ciclone Catarina, como ficou conhecido, atingiu o litoral de Santa Catarina, com ventos de até 176 km/h. Entretanto, ele foi um ciclone extratropical “tradicional”, se formando ao longo de um período maior de tempo.

A passagem de um ciclone extratropical, seja ele “bomba” ou não, traz como consequência chuva e queda na temperatura. Há possibilidade de neve no sul, e até mesmo de geada no sudeste. Melhor preparar um cobertor e, por via das dúvidas, fechar as janelas.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário