Boa tarde, a Bolsa de Chicago opera mista de olho no coronavírus, vendas para exportação dos EUA e colheita na América do Sul.


O número de mortos causados pelo novo coronavírus (2019-nCoV) subiu para 565 hoje, de 494 até ontem, com mais de 28.350 casos confirmados em 25 países e territórios, sendo quase 28.090 casos somente na China continental. Até ontem haviam pouco mais de 24.600 casos confirmados. 1.382 pessoas infectadas já se recuperaram da pneumonia causada pelo vírus, 350 a mais que ontem.


O Ministério das Finanças da China anunciou hoje que o país cortará pela metade as tarifas adicionais aplicadas a 1.717 produtos importados dos EUA no ano passado. A partir de 14 de fevereiro, tarifas adicionais aplicadas sobre alguns produtos serão cortadas de 10% para 5% e outras de 5% para 2,5%. Os cortes se aplicam a cerca de US$75 bilhões em importações dos EUA que foram atingidas com tarifas em 1 de setembro de 2019. O comunicado disse que a medida foi tomada com o objetivo de “promover o desenvolvimento saudável e estável do comércio China-EUA”. A China disse que o próximo ajuste dependerá da evolução dos laços comerciais, acrescentando que espera trabalhar com Washington para eliminar completamente todos os aumentos de tarifas.

O USDA divulgou hoje o relatório de vendas semanais para exportação dos EUA, com números dentro do esperado para a soja e milho. Na semana encerrada no dia 30 de janeiro, as vendas de soja 2019/20 dos EUA foram de 704 mil toneladas, contra 401 mil da semana anterior. Para a China, as exportações foram de 32 mil toneladas, o menor volume desde 5 de setembro do ano passado. Na temporada, as vendas de soja dos EUA somam 32,31 milhões de toneladas, contra 30,37 milhões do mesmo período da temporada anterior. As vendas futuras foram de 4.000 toneladas, acumulando 310 mil toneladas na temporada 2020/21.


As vendas de milho 2019/20 foram de 1,25 milhão de toneladas, contra 1,23 milhão da semana anterior. Na temporada, as vendas de milho dos EUA somam 22,79 milhões de toneladas, contra 32,29 milhões do mesmo período do ano passado. As vendas da temporada 2020/21 foram de 91 mil toneladas, acumulando 1,26 milhão de toneladas.


A produção semanal de etanol de milho nos EUA subiu a 1.081 mil barris diários na semana encerrada no dia 31 de janeiro, segundo a Agência de Informação de Energia dos EUA (EIA). Já os estoques caíram de 24,244 milhões para 23,474 milhões de barris, contra 23,947 milhões do mesmo período do ano passado.


O dólar segue em alta frente a outras moedas. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA caíram 15.000 pedidos na semana encerrada no dia 1de fevereiro, para taxa ajustada de 202.000, segundo o Departamento de Trabalho. A média móvel de 4 semanas, utilizada para suavizar a curva, caiu em 3.000, para 211.750.


No Brasil o dólar volta a operar em alta após abrir em baixa com decisão do Copom. Ontem a moeda recuou 0,45%, a R$ 4,2390. O Banco Central vendeu hoje 5.150 contratos de swap cambial tradicional dos 13 mil ofertados em leilão durante a manhã.

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu ontem, por unanimidade, reduzir a taxa Selic de 4,50% para 4,25% ao ano. O corte era amplamente esperado pelo mercado. Foi o quinto corte seguido dos juros. O comitê fez as seguintes observações: “Dados de atividade econômica divulgados desde o último Copom indicam a continuidade do processo de recuperação gradual da economia brasileira; No cenário externo, apesar do recente aumento de incerteza, o caráter acomodatício da política monetária nas principais economias ainda tem sido capaz de produzir ambiente relativamente favorável para economias emergentes; O Comitê ressalta que, em seu cenário básico para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções. Por um lado, (i) o nível de ociosidade elevado pode continuar produzindo trajetória prospectiva abaixo do esperado. Por outro lado, (ii) o atual grau de estímulo monetário, que atua com defasagens sobre a economia, pode elevar a trajetória da inflação acima do esperado no horizonte relevante para a política monetária; O Copom reitera que a conjuntura econômica prescreve política monetária estimulativa, ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutural; O Copom entende que o atual estágio do ciclo econômico recomenda cautela na condução da política monetária. Considerando os efeitos defasados do ciclo de afrouxamento iniciado em julho de 2019, o Comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária.”


As bolsas globais operam em alta após China anunciar redução nas tarifas de importação dos EUA.


No Brasil, o Ibovespa opera próximo à estabilidade. Ontem a bolsa subiu 0,41%, a 116.028 pontos.


Os futuros do petróleo operam com leve alta de olho na reunião técnica da Opep+. Em reunião do Comitê Técnico Conjunto (JTC) da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), o comitê concordou em recomendar um corte adicional provisório na produção de petróleo de 600 mil barris por dia como resposta ao impacto do coronavírus sobre a demanda. A próxima reunião oficial do grupo ocorre em março.


No Brasil, o tempo segue chuvoso no centro-norte do país amanhã.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.




Na Argentina, tempo chuvoso em boa parte do país amanhã.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.


Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev

55

70

Mar

50

60

Abr

40

49

Mai

45

56

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev

-6

-2

Mar

-4

-1

Abr

-14

-10

Mai

-18

-15

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

260

340

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev

51

55

Mar

54

60

Abr

54

55

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev

50

53

Mar

55

57

Abr

54

55

Tecnologia transforma calor do oceano em energia elétrica

Luiz Nogueira, editado por Cesar Schaeffer, Olhar Digital

Projeto gera energia por meio da captação de diferentes temperaturas entre a superfície do oceano e o fundo; ideia de expansão promete abastecer cidades inteiras.

Um novo método de captação de energia está chamando a atenção do mundo. A ideia é captar a energia térmica do oceano e usá-la para abastecer pequenos resorts e, em grande escala, até cidades inteiras. De acordo com a equipe responsável pela criação, o sistema pode funcionar “24 horas por dia, todos os dias do ano”.

Os britânicos Dan Grech e Hayden Ashfield, líderes do projeto, tentam popularizar um processo chamado Otec, que usa uma barca que capta a diferença entre as águas quentes superficiais do oceano e a temperatura quase congelante do fundo para gerar eletricidade.

A empresa da dupla tenta implantar o sistema em resorts de ilhas tropicais, inicialmente. “Essas ilhas não precisam mais depender de dispendiosas importações de diesel para fornecer energia”, disse Dan.

As ilhas Maldivas estão interessadas na tecnologia e planejam fechar contrato com a empresa para a utilização do método. O sistema de captação é todo feito no mar, por esse motivo, não é necessária nenhuma construção terrestre.

Todos os dias, cerca de 60 bilhões de quilômetros quadrados de água absorvem quatrilhões de megajoules de energia do Sol. Isso equivale à energia liberada pela combustão de 170 bilhões de barris de petróleo por dia.

Dan espera capturar apenas uma pequena porcentagem disso e fornecer energia para terras próximas. O britânico já está em conversa com o governo das Maldivas e com resorts, mas a ideia é ampliar o projeto.

“Os resorts são apenas o primeiro passo para provar o conceito comercialmente”, disse Dan ao The Sun. “Assim como a energia solar e eólica, o preço do Otec cairá rapidamente à medida que produzimos nossas barcaças em massa”, completa.

Felizmente, o sistema se mostrou bastante eficaz. Para cada 2,5 MW de energia gerada, 1,5 MV pode ser capturado como eletricidade – a energia “perdida” é usada para manter o sistema funcionando.

Entretanto, o sistema de Dan é mais eficaz se comparado com parques eólicos, isso porque pode funcionar constantemente. “Nosso fator de capacidade é de cerca de 98% porque as temperaturas do oceano são mantidas durante todo o dia/noite/ano”, explicou Dan.

Mesmo prometendo melhorias na área da geração de energia, o Otec não é uma ideia totalmente nova. Foi desenvolvido pela primeira vez como um conceito, pelo físico francês, Jacques-Arsène d’Arsonval, na década de 1880.

Desde então, a ideia recebeu diversos protótipos e testes, mas nunca foi ampliada para a coleta de energia em massa. Agora que a tecnologia evoluiu, as nações tropicais podem pensar na adoção de uma nova forma de fornecimento de energia.

Via: The Sun

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário