Boa tarde, a Bolsa de Chicago segue em alta com foco na demanda. O USDA reportou hoje a venda de 261.000 toneladas de soja 2020/21 para a China. Ontem o departamento havia reportado venda de 420.000 toneladas de milho 2020/21 e 264.000 toneladas de soja 2020/21 para a China.


O plantio de soja 2020/21 no Paraná atingiu 16,28%, contra 44% da média dos últimos anos, segundo a SEAB/Deral. As lavouras estão com 84% em boas condições, 15% em condições médias e 1% em condições ruins.


O plantio de milho 1a safra 2020/21 no Paraná atingiu 77,85% dos 360 mil hectares projetados para esta safra, praticamente em linha com a média dos últimos anos. As lavouras estão com 85% em boas condições, 14% em condições médias e 1% em condições ruins.


A colheita de trigo 2019/20 no Paraná atingiu 79,33%, levemente adiantado em relação à média dos últimos anos. Nesta safra a produção de trigo deve chegar a 3,32 milhões de toneladas, um crescimento de 55% em relação à safra anterior.


O número de mortos em todo o mundo causados pelo novo coronavírus (COVID-19) subiu para 1.094.381 hoje, de 1.088.463 até ontem, com 38.686.505 casos confirmados. Desde ontem são quase 400.000 novos casos confirmados em todo o mundo. O número de recuperados da pneumonia causada pelo vírus chegou a 26.735.791 hoje, de 26.526.820 até ontem.


No Brasil, o número de casos de COVID-19 subiu para 5.140.863 hoje, de 5.114.823 até ontem, segundo o consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O número de mortos chegou a 151.747, de 151.063 até ontem. O número de pacientes recuperados somam 4.568.813, de 4.526.975 até ontem.


O dólar opera em alta frente a outras moedas com estímulo incerto nos EUA. O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse ontem na Conferência Global do Milken Institute que “fazer algo” em relação ao estímulo antes da eleição “seria difícil”.


Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA cresceram 53.000 pedidos na semana encerrada no dia 10 de outubro, para número sazonalmente ajustado de 898.000 pedidos, segundo o Departamento de Trabalho. A média móvel de 4 semanas subiu 8.000 pedidos, a 886.250. A taxa de desemprego recuou 0,9 ponto percentual na semana encerrada no dia 3 de outubro, para 6,8%.


No Brasil a moeda sobe acompanhando o exterior. Ontem a moeda subiu 0,37%, a R$5,5991. O Banco Central realizou hoje leilão de 10 mil contratos de swap cambial tradicional para rolagem de contratos com vencimento em abril e julho de 2021. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma “prévia” do PIB, subiu 1,06% em agosto ante julho, dado com ajuste sazonal, após alta de 3,71% em julho ante junho, segundo o Banco Central. Na comparação anual o IBC-Br apresentou recuo de 3,93%. No acumulado do ano o IBC-BR registra retração de 5,44%, dado sem ajuste sazonal.


As bolsas globais recuam com temores sobre uma segunda onda de infecções do coronavírus e incertezas quanto ao estímulo nos EUA.


No Brasil o Ibovespa recua acompanhando o exterior. Ontem a bolsa subiu 0,84%, aos 99.334 pontos.


Os futuros do petróleo também recuam com temores sobre queda na demanda global, ignorando o recuo dos estoques nos EUA.


Os estoques de petróleo bruto dos EUA recuaram 3,818 milhões de barris na semana encerrada no dia 9 de outubro, para 489,121 milhões de barris, segundo a Agência de Informação de Energia (EIA). O recuo veio maior do que o esperado, que era de 2,8 milhões de barris. Os estoques de gasolina recuaram 1,626 milhão de barris e os de destilados recuara 7,244 milhões de barris no período.


No Brasil, tempo chuvoso no Sudeste amanhã.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 dias, em milímetros.



Na Argentina, tempo estável amanhã.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.


Nos EUA, tempo estável no Meio-Oeste amanhã.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Out

200

210

Nov

200

210

Mar

75

85

Abr

75

55

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

22

24

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

590

610

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Out

83

86

Nov

83

87

Dez

83

87

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Out

78

82

Nov

76

81

Dez

74

79

Há um ‘deserto’ no meio do Pacífico, aqui está o que vive lá

Por Ademilson Ramos, Engenharia É


No centro do Pacífico Sul, um lugar tão longe da terra o oceano é diferente por lá.

Essas águas distantes estão no coração do South Pacific Gyre (SPG), cujo centro abriga o ‘pólo oceânico de inacessibilidade’: o extremo mais remoto do oceano, conhecido como Point Nemo (um nome que significa ‘ninguém’), famoso por ser um cemitério de naves espaciais.

Mas, além dos fantasmas dos satélites queimados, o que habita sob essas ondas longínquas?

Apesar de ocupar 10% da superfície do oceano, o South Pacific Gyre (SPG) – o maior dos cinco sistemas atuais de abrangência oceânica gigantes da Terra – é geralmente considerado um ‘deserto’ em termos de biologia marinha.

No entanto, há coisas que moram lá, mesmo que a vida orgânica nessas águas (e no fundo do mar abaixo dela) seja muito pequena, devido a uma série de fatores.

Isso inclui a distância da terra (e a matéria nutritiva que ela fornece), a maneira como as correntes de turbilhão da água isolam o centro do giro do resto do oceano e os altos níveis de UV nessa parte do oceano.

Na verdade, porém, na verdade não sabemos muito sobre as formas de vida que habitam o SPG, em grande parte por causa da dificuldade em estudar esse deserto oceânico – devido à sua extrema distância e também ao tamanho, cobrindo cerca de 37 milhões de quilômetros quadrados.

Apesar dos desafios, um recente esforço internacional de pesquisa nos deu o que os cientistas afirmam ser um vislumbre incomparável das criaturas microbianas que existem nessas águas.

Durante uma expedição de seis semanas a bordo do navio de pesquisa alemão FS Sonne, de dezembro de 2015 a janeiro de 2016, uma equipe liderada pelo Instituto Max Planck de Microbiologia Marinha navegou uma jornada de 7.000 quilômetros pelo SPG do Chile à Nova Zelândia.

No caminho, eles amostraram as populações microbianas das águas remotas em profundidades entre 20 a 5.000 metros, usando um sistema de análise recém-desenvolvido que permitiu aos pesquisadores sequenciar e identificar amostras orgânicas em rota em menos de 35 horas.


Acima: Caminho de FS Sonne, atravessando o SPG do Chile à Nova Zelândia.

Para nossa surpresa, descobrimos cerca de um terço a menos de células nas águas superficiais do Pacífico Sul em comparação com as ondas do oceano no Atlântico”, disse um dos pesquisadores, o ecologista microbiano Bernhard Fuchs, em julho de 2019.

Foi provavelmente o menor número de células já medido nas águas oceânicas da superfície”.

Entre os micróbios encontrados pela equipe, 20 principais clados bacterianos dominaram o lote. Estes eram principalmente organismos que os cientistas encontraram em outros sistemas de giro, como SAR11, SAR116, SAR86, Prochlorococcus e mais.

A distribuição dessas comunidades de micróbios dependia amplamente da profundidade da água, baseada em fatores como mudanças na temperatura, concentrações de nutrientes e disponibilidade de luz.

Uma das populações identificadas, chamada AEGEAN-169, era particularmente numerosa nas águas superficiais do SPG, enquanto pesquisas anteriores as descobriram apenas a 500 metros de profundidade.

Isso indica uma adaptação potencial interessante a águas ultraoligotróficas (com baixa produtividade biológica) e alta irradiância solar”, disse uma das equipes, a microbiologista Greta Reintjes.

É definitivamente algo que iremos investigar mais”.

No geral, a amostragem geralmente confirmou que o SPG é um “habitat ultraoligotrófico único”, em que a baixa disponibilidade de nutrientes restringe o crescimento a organismos e criaturas oligotróficos especializados e criaturas que se adaptaram a “condições físico-químicas extremas”.

Em outras palavras, o SPG ainda não consegue se livrar da reputação de ‘deserto’, mas existe uma parte positiva de toda essa ausência orgânica: essas águas distantes e quase sem vida são consideradas o oceano mais claro do mundo.

Os resultados foram relatados em Microbiologia Ambiental.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário