Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos, realizando as quedas recentes e com o posicionamento dos traders frente ao relatório de estoques trimestrais e área de plantio nos EUA.

Fundos compradores ontem estimados em: 5.000 contratos de óleo de soja; 2.500 contratos de soja; 2.000 contratos de milho; 2.000 contratos de farelo de soja. Fundos vendedores estimados em 1.000 contratos de trigo.

O relatório de vendas semanais para exportação dos EUA será divulgado amanhã devido às más condições do tempo em Washington D.C..

O USDA reportou ontem a venda de 138.000 toneladas de milho 2017/18 para a Coreia do Sul.

O Rabobank estima a safra de soja da Argentina abaixo dos 40 milhões de toneladas, contra 46 milhões da última estimativa. Para o milho, a estimativa é de 33 milhões de toneladas, 3 milhões abaixo da última estimativa.

A produção semanal de etanol de milho nos EUA subiu de 1.025 mil para 1.049 mil barris na semana encerrada no dia 16, contra 1.044 mil barris do mesmo período do ano passado, segundo a Administração de Informação de Energia dos EUA (EIA). Os estoques caíram de 24,281 milhões para 23,758 milhões de barris, contra 22,595 milhões do mesmo período de 2017.

O dólar opera em alta frente as moedas emergentes após alta dos juros nos EUA, o que deve atrair mais recursos para o país. O Federal Reserve decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros da economia dos EUA em 0,25 ponto percentual, para faixa entre 1,50%-1,75%, confirmando a expectativa do mercado. Foi a primeira reunião do FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto) liderada por Jerome Powell, que substituiu Janet Yellen em fevereiro. O Fed elevou as estimativas de crescimento da economia e inflação para este e próximos anos. Para este ano, a estimativa de crescimento da economia passou de 2,5% para 2,7%. Para 2019, a economia dos EUA deve crescer 2,4% ante 2,1% da estimativa anterior, e para 2020, a estimativa está em crescimento de 2%. A inflação também deve crescer dentro da meta esperada, em torno de 2% nos próximos anos.

Sobre a número de elevações dos juros neste ano, a maioria dos membros do FOMC preveem apenas 3 elevações neste e no próximo ano.

O presidente dos EUA, Donald Trump, deve anunciar hoje um novo pacote de sanções contra a China, com o total de tarifas podendo chegar aos US$50 bilhões por ano. A medida teria como objetivo restringir o roubo de propriedade intelectual dos EUA. O ministério chinês rebateu as notícias dizendo que “A China não ficará sentada sem fazer nada”.

No Brasil, a moeda abriu com alta de 0,5% e agora vale R$3,3020, +1,13% (10h20). O mercado acompanha o desempenho das moedas emergentes frete ao dólar após alta dos juros nos EUA e também repercute o corte da Selic no Brasil, com possibilidade de novo corte na reunião de maio. O STF (Superior Tribunal Federal) julga hoje o pedido de habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o objetivo de evitar a prisão. A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, afirmou que a decisão de marcar o julgamento para esta quinta é motivada pela urgência. Se a maioria dos 11 ministros aceitar o pedido, o ex-presidente se livra da prisão após a condenação em segunda instância. Ontem o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) informou que julgará na próxima segunda feira (26) o último recurso apresentado pela defesa de Lula contra a condenação por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex em Guarujá (SP).

O Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu ontem, por unanimidade, reduzir a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, para 6,50% a.a.. A decisão já era amplamente esperada pelo mercado. O BC mostra recuperação consistente da economia brasileira, com o cenário externo mostrando-se favorável na medida em que a atividade econômica cresce globalmente. O Comitê julgou que o cenário básico para a inflação evoluiu de forma mais benigna que o esperado nesse início de ano. O Copom ainda sinalizou novo corte na reunião de maio.

As bolsas mundiais operam majoritariamente em baixa após decisão do Fed e temores sobre guerra comercial.

Os futuros do petróleo realizam a forte alta dos últimos 2 pregões após queda inesperada nos estoques de petróleo dos EUA. O Departamento de Energia dos EUA (DoE) informou que os estoques de petróleo bruto dos EUA recuaram 2,622 milhões de barris na última semana, para 428,306 milhões de barris. A expectativa dos analistas estavam em um aumento de 2,4 milhões de barris. Os estoques de petróleo em Cushing subiram 905 mil barris, para 29,423 milhões de barris. A taxa de utilização da capacidade das refinarias passou de 90,0% para 91,7%, e a produção diária de petróleo subiu de 10,381 milhões de barris para 10,407 milhões de barris.

O índice de gerentes de compras (PMI) composto da zona do euro, que mede a atividade nos setores da indústria e de serviços, caiu de 57,1 para 55,3 em março, atingindo o menor nível em 14 meses, segundo dados da IHS Markit. O PMI industrial recuou de 58,6 em fevereiro para 56,6 em março, e o PMI de serviços caiu de 56,2 em fevereiro para 55 em março.

As vendas do comércio varejista do Reino Unido subiram 0,8% em fevereiro ante janeiro, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS). O resultado veio acima dos 0,4% esperados pelo mercado. Na comparação anual, as vendas do varejo subiram 1,5%.


CLIMA

 

No Brasil, uma frente fria avança para o Sudeste, provocando temporais na região hoje e amanhã.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.

Na Argentina, tempo estável hoje.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.

Com a consolidação da safra Sul-Americana, o mercado começa a focar no clima dos EUA, onde o plantio de milho já avança nos estados mais ao Sul.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.

O mapa de monitoramento da seca dos EUA mostra melhora nas condições de umidade em algumas regiões produtoras de soja e milho.


PRÊMIOS

 



Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.
Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.
Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário