Bom dia, a Bolsa de Chicago terá a primeira abertura do ano no pregão regular, às 12h30 (horário de Brasília). O mercado segue acompanhando os desdobramentos da guerra comercial entre os EUA e China. No último sábado (29), o presidente dos EUA, Donald Trump, disse no Twitter que teve uma longa e boa conversa com o presidente da China, Xi Jinping: “Acabei de ter uma ligação longa e muito boa com o presidente chinês, Xi Jinping. O acordo prossegue muito bem. Se for especificado, será muito abrangente, cobrindo todas as questões, áreas e pontos de conflito. Estamos fazendo um grande progresso”. Os dois países seguem com a trégua de 90 dias na guerra comercial, que teve início em uma reunião realizada na Cúpula de Líderes do G20 na Argentina, no final de novembro. Em comemoração ao 40 anos do início das relações diplomáticas entre os EUA e China, os presidentes dos dois países trocaram mensagens no dia de ontem. Através da agência estatal de notícias chinesa, Xi Jinping enfatizou a importância de trabalhar com os EUA para fomentar as relações sino-americanas caracterizadas pela coordenação, cooperação e estabilidade.

Fundos vendedores na segunda-feira (31) estimados em: 9.000 contratos de milho; 5.500 contratos de trigo; 2.000 contratos de farelo de soja; 1.000 contratos de soja.

A soja encerrou o ano de 2018 com baixa de 7%, enquanto o milho registrou alta de 7% e o trigo, alta de 18%.

O USDA divulgou na segunda-feira o relatório de embarques semanais de grãos dos EUA. Na semana encerrada no dia 27 de dezembro, os embarques de soja dos EUA foram de 678 mil toneladas, acumulando 16,5 milhões de toneladas na temporada, contra 28,4 milhões do mesmo período da temporada anterior. No milho, os embarques somam 17,9 milhões de toneladas na temporada, contra 10,6 milhões da temporada anterior.

O dólar inicia o ano com leve alta frente a outras moedas. Em 2018, o índice de dólar teve alta de 4,3% em 2018, o melhor resultado desde 2015, quando subiu 9,3%. As tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo têm sido uma fonte importante de força para os dólares americanos, com os traders vendo a moeda dos EUA como um refúgio no caso das disputas tarifárias se agravarem.

No Brasil a moeda abriu com leve alta. No último pregão de 2018 (31) a moeda recuou 0,55%, encerrando o ano com alta de 16,92%.

O presidente Jair Bolsonaro terá um dia de agenda cheia, com reuniões com presidentes, chanceleres e representantes de governos estrangeiros. Entre eles, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, juntamente com o ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo. Ontem o presidente dos EUA, Donald Trump, parabenizou Bolsonaro pelo Twitter: “Parabéns ao presidente Jair Bolsonaro, que acabou de fazer um grande discurso de posse. Os Estados Unidos estão com você!”. Bolsonaro respondeu agradecendo pela mensagem: “Senhor Presidente Trump, agradeço suas palavras de apoio. Juntos, sob a proteção de Deus, traremos mais prosperidade e progresso para nossos povos!”

O Banco Central divulgou na segunda-feira (31) o boletim de mercado Focus, com expectativa de menor inflação e maior crescimento da economia para este ano. Para 2019, a expectativa do mercado para a inflação caiu de 4,03% para 4,01%, enquanto a expectativa para o crescimento da economia subiu de 2,53% para 2,55%. O dólar deve terminar o ano em R$3,80 e a meta da taxa Selic em 7,13%, abaixo dos 7,25% da semana anterior.

As bolsas mundiais iniciam o ano em baixa após o setor industrial da China mostrar a primeira contração em quase 2 anos em dezembro em meio à disputa comercial com os EUA.

As bolsas dos EUA tiveram o pior ano em uma década, com o S&P500 recuando mais de 6% em 2018. O DJIA recuou 5,6% em 2018, enquanto a Nasdaq recuou 3,9%. O S&P e Dow tiveram a primeira queda anual em 3 anos, e para a Nasdaq, o primeiro recuo em 6 anos.

No Brasil, o Ibovespa inicia o ano com leve baixa. Em 2018, a Bolsa brasileira teve um dos melhores desempenhos entre os principais índices globais, registrando alta de 15%, após alta de 26% em 2017 e 39% em 2016.

O setor industrial da China medido pelo índice de atividade de gerentes de compras (PMI) da Caixin Media, caiu de 50,2 em novembro para 49,7 em dezembro. Leituras abaixo de 50 indicam contração.

Os setores industrial e de serviços da zona do euro medido pelo índice de gerentes de compras (PMI) da IHS Markit, caiu de 51,8 novembro para 51,4 em dezembro, registrando queda pelo quinto mês consecutivo.

No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, tempo chuvoso no Centro-norte do país até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Prêmios______________________________________________________

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Jan

43

66

Fev

45

56

Mar

40

44

Abr-Mai

36

38

 

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Jan

-19

-14

Fev

-19

-14

Mar

-20

-17

Abr-Mai

-24

-22

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Jan

-30

80

Fev

-30

80

Mar

-80

30

Abr

-160

-90

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Jan

35

38

Fev

20

30

Mar

23

35

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Jan

49

50

Fev

50

53

Mar

51

55

Cientistas do Canadá criam um pó capaz de filtrar e remover CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis

Por Any Karolyne Galdino, Engenharia É

Cientistas da Universidade de Waterloo, em Ontário, no Canadá, criaram um novo pó que pode capturar dióxido de carbono e pode ser uma nova ferramenta na luta contra as mudanças climáticas.

O pó pode filtrar e remover CO2 em usinas e fábricas alimentadas por combustíveis fósseis antes de ser lançado na atmosfera, e é mais eficiente que os métodos convencionais.

O professor de engenharia química Zhongwei Chen criou o pó em seu laboratório como uma nova maneira de manipular o tamanho e a concentração de carbono, e ele diz que o processo pode ter múltiplos usos, incluindo filtração de água e armazenamento de energia.

Isso será cada vez mais importante no futuro”, disse Chen, “temos que encontrar maneiras de lidar com todo o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis”.

Quando as moléculas de CO2 entram em contato com a superfície do carbono, ela adere a ela. Esse processo é chamado de adsorção e, como o carbono é abundante, barato e ecologicamente correto, é perfeito para a captura de CO2.

Chen e outros cientistas da Universidade de Waterloo colaboraram com colegas em diferentes universidades na China, e seu objetivo era melhorar o desempenho de adsorção através da manipulação do tamanho e concentração de poros em materiais de carbono.

Eles acabaram desenvolvendo uma técnica que usa sal e calor para extrair um pó de carbono preto da matéria vegetal. O pó é composto de esferas de carbono que possuem numerosos poros com um diâmetro de menos de um milionésimo de metro.

A porosidade desse material é extremamente alta”, disse Chen. “E devido ao seu tamanho, esses poros podem capturar CO2 de maneira muito eficiente. O desempenho é quase o dobro. ”

Uma vez que o pó esteja saturado com dióxido de carbono em grandes fontes, como usinas de combustível fóssil, ele pode ser transportado, armazenado e enterrado evitando a liberação de CO2 na atmosfera.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário