Boa tarde, a Bolsa de Chicago opera mista com os traders de olho na tensão entre os EUA e Irã após o ataque dos EUA que matou o general iraniano Qassem Soleimani na última sexta-feira (3). Soleimani era considerado o segundo homem mais importante do Irã, líder da Força Al Quds, unidade especial da Guarda Revolucionária. O ataque foi ordenado pelo presidente Donald Trump, que afirmou que a morte do general foi uma ação necessária para conter o terror: “Atuamos ontem à noite para parar uma guerra, não tomamos medidas para iniciar uma guerra; Soleimani tem praticado atos de terror para desestabilizar o Oriente Médio nos últimos 20 anos; Recentemente, Soleimani liderou a brutal repressão de manifestantes no Irã, onde mais de mil civis inocentes foram torturados e mortos por seu próprio governo; O que os EUA fizeram ontem deveria ter sido feito há muito tempo; O mundo é um lugar mais seguro sem esses monstros”. O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, prometeu “vingança implacável” à morte de Soleimani: “O martírio é a recompensa por seu trabalho incansável durante todos estes anos; Se Deus quiser, sua obra e seu caminho não vão parar aqui e uma vingança implacável espera os criminosos que encheram as mãos com seu sangue e a de outros mártires”. O presidente iraniano, Hassan Rouhani, também reagiu ao ataque dos EUA: “O martírio de Soleimani tornará o Irã mais decisivo para resistir ao expansionismo americano e defender nossos valores islâmicos. Sem dúvida, o Irã e outros países que buscam a liberdade na região se vingarão”.


A soja recuou quase 15 pontos na sexta-feira com a aversão ao risco.


A fase um do acordo comercial entre os EUA e China deve ser assinado no dia 15 de janeiro, na Casa Branca, segundo publicação de Trump no Twitter: “Assinarei a ampla e abrangente fase 1 do acordo comercial com a China no dia 15 de janeiro. A cerimônia ocorrerá na Casa Branca, com a presença de representantes de alto nível da China. Após essa data, viajarei para Pequim para negociar a fase 2 do acordo”.

O USDA divulga nesta sexta-feira (10) o relatório de Oferta e Demanda Global Agrícola (WASDE).

A Conab divulga nesta quarta-feira (8) o 4º Levantamento da Safra de Grãos 2019/20 do Brasil.

A consultoria INTL FCStone elevou a previsão para a safra de soja do Brasil 2019/20 para 121,76 milhões de toneladas, de 121,6 milhões de toneladas da estimativa anterior. Já a estimativa de produção do milho 1a safra foi reduzida em 3,4%, a 25,75 milhões de toneladas por conta da queda de produção no Rio Grande do Sul.

Os fundos foram majoritariamente compradores de commodities na CBOT na semana encerrada no dia 24 de dezembro, segundo o relatório de comprometimento de traders (COT). Na soja, os fundos reduziram as posições vendidas em 46.119 contratos, para 33.156 contratos. No milho, os fundos reduziram as posições vendidas em 9.931 contratos, para 84.906 contratos. OS fundos reduziram as posições compradas no trigo em 5.594 contratos, a 19.149 contratos.


O USDA divulgou hoje o relatório de embarques semanais de grãos dos EUA. Na semana encerrada no dia 2 de janeiro, os embarques de soja foram de 964 mil toneladas, contra 992 mil da semana anterior e 683 mil do mesmo período do ano passado. Na temporada, os embarques de soja dos EUA somam 21,74 milhões de toneladas, contra 17,31 milhões do mesmo período da temporada anterior. Os embarques de milho foram de 551 mil toneladas, contra 409 mil da semana anterior e 502 mil do mesmo período do ano passado. Na temporada, os embarques de milho somam apenas 8,6 milhões de toneladas, contra 18,47 milhões do mesmo período da temporada 2018/19.


O dólar opera com leve baixa de olho nas tensões entre EUA e Irã.


No Brasil o dólar recua acompanhando o exterior. Na sexta-feira, o dólar subiu 0,82%, a R$ 4,0560. O Banco Central divulgou na manhã de hoje o novo boletim de mercado Focus, com expectativa de maior inflação para 2019. As instituições financeiras elevaram a expectativa para a inflação do ano passado de 4,04% para 4,13% e mantiveram a expectativa para o crescimento da economia em 1,17%. Para este ano, a expectativa para a inflação foi reduzida de 3,61% para 3,6% e a expectativa para o crescimento do PIB mantida em 2,3%. O dólar deve encerrar o ano em R$4,09 e a meta da taxa Selic em 4,5% ao ano.


As bolsas globais operam em baixa com aversão ao risco com tensão entre EUA e Irã.


No Brasil o Ibovespa recua acompanhando o exterior e realizando as altas recentes. Na sexta-feira, Ibovespa fechou em queda de 0,73%, aos 117.706 pontos, após renovar máxima histórica na quinta-feira, quando encerrou o pregão nos 118.573 pontos.


Os futuros do petróleo passam a operar em baixa com movimento de correção. Na sexta-feira os futuros do petróleo Brent e WTI subiram mais de 3% com a tensão no Oriente Médio aumentarem as preocupações sobre o fornecimento de petróleo na região. O Iraque é o segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).


O setor de serviços da China medido pelo Índice de Gerentes de Compras (PMI) caiu a 52,5 em dezembro, de 53,5 em novembro, segundo a Caixin/Markit. O PMI composto caiu para 52,6 em dezembro, de 53,2 em novembro.

Os setores industrial e de serviços da zona do euro medido pelo PMI Composto do IHS Markit subiu para 50,9 em dezembro, de 50,6 em novembro. O setor de serviços mostrou recuperação enquanto a indústria contraiu pelo 11º mês em dezembro.


No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país nesta semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.



Na Argentina, tempo chuvoso nas regiões produtoras de soja e milho nesta semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev

50

58

Mar

40

47

Abr

31

35

Mai

30

34

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev

-2

3

Mar

-13

-10

Abr

-16

-12

Mai

-22

-18

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

240

280

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev

56

60

Mar

58

62

Abr

58

62

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev

58

62

Fev

60

64

Abr

57

61

NASA investigará se asteroide está repleto de ouro avaliado em 10 mil quatrilhões de dólares

Por Ademilson Ramos, Engenharia É


A NASA aprovou uma missão espacial para estudar um asteróide gigante de metal cujo interior teria tanto ouro que seria capaz de causar um colapso econômico global.

De acordo com analistas, o metal precioso contido nessa rocha chamada Psyche 16 é avaliado em 10 mil quatrilhões de dólares, uma cifra tão alta que vem chamado a atenção de afortunados pelo mundo.

O asteróide possui em sua composição ferro e níquel, assim como o núcleo da Terra.

O valioso meteorito tem também grandes dimensões: 210 quilômetros de diâmetro e está localizado três vezes mais longe do Sol do que a Terra, no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter.

A NASA enviará a Missão Discovery em 2023 para estudá-lo, esperando chegar ao asteroide em 2030.

Esta é uma oportunidade para explorar um novo tipo de mundo, não de rocha ou gelo, mas sim de metal”, disse a pesquisadora da Universidade do Estado de Arizona Lindy Elkins-Tanton.

O Psyche 16 é o único objeto do seu tipo conhecido no nosso sistema solar. Esse é o único jeito que os humanos visitarão um núcleo. Iremos aprender sobre o espaço interior visitando o espaço exterior”, acrescentou.

O presidente da Royal Astronomical Society dos Estados Unidos, John Zarnecki, estima que são necessários 25 anos para encontrar uma maneira conceitual de como extrair metal da tal rocha.

O líder da Euro-Sun Mining, Scott Moore, acredita que quanto mais tempo, melhor, porque esse ouro espacial causaria um caos na indústria do ouro.

https://www.youtube.com/watch?v=Rfnr-Xd6oY8&feature=emb_logo


TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário