Bom dia, a Bolsa de Chicago inicia a semana em baixa nos principais ativos, dando sequência às baixas da última semana com expectativa de safra recorde nos EUA. Expectativa hoje para o anúncio do acordo econômico entre os EUA e o México, enquanto a relação EUA e China segue tensa após as conversas da última semana terminarem sem progresso algum.

O Pro Farmer Crop Tour mostrou que os EUA devem colher 127,45 milhões de toneladas (4,683 bilhões de bushels) de soja nesta safra, contra 124,8 milhões da estimativa do USDA de agosto. A produção de milho deve ser de 368,34 milhões de toneladas (14,501 bilhões de bushels), contra 370,51 milhões do USDA. A produtividade de soja deve chegar a 53 bushels por acre, contra 51,6 do USDA, enquanto a produtividade de milho deve ser de 177,3 bushels por acre, contra 178,4 do USDA.

O USDA divulga hoje o relatório de andamento de safra dos EUA, com expectativa de manutenção nas condições das lavouras de soja e milho, em 65% e 68% bom/excelente, respectivamente.

A colheita de milho na Argentina está na reta final, com 97% colhido até quinta-feira. A estimativa de produção se mantém em 31 milhões de toneladas, contra 39 milhões da safra anterior.

As lavouras de trigo da Argentina se encontram com 89% em condições de normal a excelente, enquanto 11% se encontram em em condições ruins ou regulares, segundo a Bolsa de Cereales de Buenos Aires.

Os fundos foram compradores de soja, milho e óleo de soja, e vendedores de trigo e farelo de soja na CBOT na semana encerrada no dia 21 de agosto. Soja (na semana: +18.874; posição total: -40.049); Milho (+10.138; -14.824); Trigo (-6.136; +60.812); Óleo de Soja (+1.915; -95.209); Farelo de Soja (-4.160; +52.733).

A colheita de milho no Mato Grosso está praticamente finalizada, com 99,82% colhido até sexta-feira, segundo o IMEA. A estimativa de produção é de 27,39 milhões de toneladas, contra 30,45 milhões da safra anterior.

O dólar opera em baixa frente a outras moedas repercutindo as falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, na sexta-feira. Powel reforçou que o aumento gradual dos juros nos EUA é a melhor maneira de proteger a recuperação econômica do país, manter o crescimento do mercado de trabalho e manter a inflação sob controle. A próxima reunião de política monetária do Fed ocorre nos dias 25 e 26 de setembro, com expectativa de alta de 0,25 ponto percentual nos juros, para faixa entre 2%-2,25% ao ano.

No Brasil, a moeda abriu com leve alta porém já recua acompanhando o exterior. O mercado segue acompanhando a corrida eleitoral, com nova pesquisa do Instituto FSB mostrando Jair Bolsonaro (PSL) na liderança das intensões de voto, com 24%, seguido por Marina Silva (Rede) com 15%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 9%, Ciro Gomes (PDT) com 8%, Fernando Haddad (PT) com 5%, João Amoêdo (Novo) com 4%, Alvaro Dias (Podemos) com 3%. Brancos, nulos e indecisos somam 28%. Expectativa nesta semana para a divulgação da pesquisa do DataPoder360, que será divulgada nesta quarta-feira (29). Nesta semana também inicia a série de entrevistas do Jornal Nacional com os candidatos à presidência. Nesta sexta-feira (31) inicia a propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV. Geraldo Alckmin (PSDB) terá pouco mais de 40% do tempo de propagando por conta da coligação com os partidos do Centrão. Na sexta-feira, a moeda recuou 0,42%, encerrando a semana com valorização de 4,86%. Em agosto, a moeda sobe 9,36%.

O Banco Central divulgou na manhã de hoje o novo boletim de mercado Focus, com expectativa de maior inflação para 2018 e 2019. Para este ano, a expectativa para a inflação subiu de 4,15% para 4,17%, enquanto a expectativa para o crescimento da economia caiu de 1,49% para 1,47%. O dólar deve terminar o ano em R$3,75 e a meta da taxa Selic em 6,5%. Para 2019, a expectativa para a inflação subiu de 4,10% para 4,12%, e a expectativa para o crescimento da economia permaneceu em 2,5%. O dólar deve terminar 2019 em R$3,70 e a meta da Selic em 8%.

As bolsas asiáticas iniciam a semana em alta impulsionadas por yuan mais forte na China. Os mercados europeus estão mais cautelosos por conta do feriado na Grã-Bretanha. No Brasil, o Ibovespa segue em alta após as baixas das últimas semanas. Na sexta-feira, o Ibovespa subiu 0,83%, aos 76.262 pontos, encerrando a semana com alta de 0,32%.

CLIMA

No Brasil, tempo predominantemente estável nesta semana, com previsão de chuvas somente para RS.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, tempo predominantemente estável nesta semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, chove em boa parte das regiões produtoras de soja e milho dos EUA, com temperaturas acima da média para o período.

Previsão de Precipitação EUA, 5 dias, em polegadas.

PRÊMIOS

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário