Bom dia, a Bolsa de Chicago opera próximo à estabilidade frente ao feriado de Columbus Day nos EUA na segunda-feira e cautela antes do relatório de oferta e demanda do USDA da próxima quinta-feira (12).
Fundos compradores ontem estimados em: 8.500 contratos de soja e 2.500 contratos de milho. Fundos vendedores estimados em 2.000 contratos de trigo.
Devido ao feriado de Columbus Day na segunda-feira, os relatórios de andamento de safra e embarques semanais de grãos dos EUA serão divulgados na terça-feira.
A Informa Economics elevou ontem as estimativas para a safra dos EUA. A produção de soja está estimada em 4,474 bilhões de bushels (121,76 milhões de toneladas), com produtividade de 50 bushels por acre. A produção de milho está estimada em 14,182 bi.bu (360,24 mi.t), com produtividade de 170,5 bushels por acre.
O plantio de milho 2017/18 na Argentina atingiu 16,5% dos 5,4 milhões de hectares projetados para esta safra, segundo a Bolsa de Cereales. Segundo o último relatório do USDA a produção total de milho deve alcançar 42 milhões de toneladas, contra 41 milhões da safra anterior.
As lavouras de trigo da Argentina seguem sofrendo com o excesso de chuvas. Dos 5,45 milhões de hectares implantados, 51% da área se encontra afetada pelo excesso hídrico, que impede a entrada das máquinas no campo para realizar os controles fitossanitários e aplicação de fertilizantes, segundo a Bolsa de Cereales.
O dólar opera em alta frente a outras moedas após relatório de empregos nos EUA. O setor privado dos EUA cortou 33 mil vagas em setembro, segundo o relatório Payroll do Departamento de Trabalho dos EUA, o primeiro declínio desde 2010. Segundo o departamento, a economia dos EUA foi abalada pelos furacões Harvey e Irma. A taxa de desemprego caiu em 0,2 ponto percentual, para 4,2%, a menor taxa desde 2001.
No Brasil, a moeda abriu com leve alta e agora acompanha o mercado externo, com alta de 0,56%, a R$3,1690 (10h15). O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ontem que prevê a aprovação da reforma da Previdência em novembro, enquanto que nos meses anteriores, ele vinha afirmando que o texto seria aprovado até outubro. Segundo o ministro, a segunda denúncia contra Temer pela Procuradoria Geral da República (PGR) deve atrapalhar o andamento das discussões. Ontem a moeda interrompeu a sequência de 5 quedas seguidas e fechou com alta de 0,67%, a R$3,1524.
A inflação oficial do Brasil medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,16% em setembro, após avanço de 0,19% em agosto, segundo o IBGE. O número ficou pouco acima dos 0,09% esperados. No ano, o IPCA sobe 1,78%, e em 12 meses, alta de 2,54%.
As bolsas asiáticas encerraram a semana em alta, à espera do Payroll. O restante das bolsas mundiais operam majoritariamente em alta.
As bolsas dos EUA voltaram a renovar máximas históricas pelo 4º pregão seguido. O Dow Jones subiu 0,50%, aos 22.775,39 pontos. O S&P 500 avançou 0,57%, para 2.552,07, e o Nasdaq fechou em alta de 0,78%, aos 6.585,36 pontos.
Os futuros do petróleo operam em baixa, realizando a forte alta de ontem após queda maior do que a esperada nos estoques de petróleo bruto dos EUA. Na quarta-feira, o Departamento de Energia dos EUA (DoE) informou que os estoques de petróleo dos EUA recuaram 6,023 milhões de barris na semana encerrada em 29 de setembro, a 464,963 milhões de barris, enquanto as expectativas do mercado estava em um recuo de apenas 300 mil barris.
CLIMA
No Brasil, a frente fria avança pelo Sul nesta sexta-feira e provoca instabilidades com a umidade da região amazônica. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul e os institutos de meteorologia alertam para a possibilidade de temporal, chuva forte e ventania de até 90 km/h em diversas regiões do Rio Grande do Sul hoje. Em boa parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste as chuvas continuam durante o fim de semana.
Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.
Na Argentina, tempo predominantemente seco até a próxima semana.
Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.
Precipitação Observada Argentina, 24 horas, em milímetros.
Nos EUA, as chuvas continuam em boa parte do Meio-Oeste durante o fim de semana, atrapalhando o andamento da colheita da soja e milho.
Previsão de precipitação EUA, 72 horas, em polegadas.
As temperaturas ficam de normal a acima da média na região.
Precipitação observada EUA, 24 horas, em milímetros.
Precipitação observada EUA, 7 dias, em milímetros.
A Tempestade Tropical Nate avança pela América Central e segue em direção aos EUA. O Centro Nacional de Furações dos EUA informou que a tempestade tropical deve ganhar força e se transformar em furacão neste domingo, quando deve atingir a costa da Louisiana e Mississippi.
PRÊMIOS