Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos nesta sexta-feira enquanto o mercado aguarda possíveis novidades positivas sobre as negociações comerciais entre os EUA e China.

Na soja, os fundos aproveitam para liquidar as posições vendidas e virar para a ponta compradora.

Fundos vendedores ontem estimados em: 10.500 contratos de milho; 8.000 contratos de trigo; 5.500 contratos de soja; 3.500 contratos de farelo de soja; 2.500 contratos de óleo de soja.

O USDA divulgou ontem o primeiro relatório de vendas semanais para exportação de soja e milho 2018/19 e 2019/20 dos EUA. Na semana encerrada no dia 6 de setembro, as vendas de soja da temporada 2018/19, que teve início em 1º de setembro, somou 693,5 mil toneladas, acumulando 17,01 milhões de toneladas na temporada, contra 16,99 milhões do mesmo período da temporada anterior.

As vendas de milho da temporada 2018/19, também iniciado em 1º de setembro, foram de 774,2 mil toneladas, acumulando 15,17 milhões de toneladas na temporada, contra 10,5 milhões do mesmo período do ano passado. As vendas 2019/20 somam 71,12 mil toneladas.

O plantio de milho na Argentina inicia em linha com a média dos anos anteriores, segundo a Bolsa de Cereales de Buenos Aires. Nesta safra, a estimativa de área é de 5,8 milhões de hectares, contra 5,4 milhões da safra 2017/18. O trigo, com o plantio já finalizado, segue preocupando os agricultores no centro-norte do país, com a falta de umidade em algumas regiões limitando o desenvolvimento das lavouras.

O dólar opera em baixa frente a outras moedas, ainda repercutindo os dados de inflação de ontem dos EUA. A inflação ao consumidor dos EUA medido pelo índice de preços ao consumidor (CPI), subiu 0,2% em agosto ante julho, segundo o Departamento de Trabalho dos EUA. O número ficou abaixo da expectativa média do mercado, que previa alta de 0,3%. Na comparação anual, a inflação subiu 2,7%, também abaixo dos 2,8% esperados.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA caíram 1 mil na semana encerrada no dia 8 de setembro, para 204 mil após ajustes sazonais, o nível mais baixo desde dezembro de 1969, segundo o Departamento de Trabalho. Os dados da semana passada foram revisados de 203 mil para 205 mil. A média móvel nas últimas quatro semanas recuou para 208 mil, também no patamar mais baixo em 49 anos.

No Brasil, a moeda opera com leve baixa após fechamento recorde no dia de ontem com incertezas políticas. Ontem a moeda fechou com alta de 1,11%, a R$ 4,1952, o maior valor de fechamento desde o início do plano Real. Cirurgia de emergência de Jair Bolsonaro e divulgação da pesquisa CUT/Vox Populi mostrando Fernando Haddad com 22% das intenções de votos quando associado diretamente a Lula, e assim assumindo a liderança na disputa das eleições, deixaram os mercados agitados. Na pesquida do Vox Populi, que ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e índice de confiança de 95%, Jair Bolsonaro (PSL) aparece em segundo, com 18%, Ciro Gomes (PDT) com 10%, Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB) aparecem com 5% e 4%, respectivamente. Brancos e nulos somam 21%. O Banco Central segue com a rolagem dos contratos de swap cambial tradicional com vencimento em outubro, com a oferta de até 10.900 contratos no dia de hoje, equivalente a US$ 545,0 milhões.

As bolsas mundiais operam majoritariamente em alta nesta sexta-feira, recuperando parte das perdas do início da semana por conta das tensões comerciais.

Os futuros do petróleo também realizam os ganhos das últimas duas sessões após queda inesperada nos estoques dos EUA. Na quarta-feira, o Departamento de Energia dos EUA informou que os estoques de petróleo bruto do país recuaram 5,296 milhões de barris na semana encerrada em 7 de setembro, a 396,194 milhões. A expectativa do mercado estava em um recuo de 1,6 milhão de barris.

A produção industrial da China cresceu 6,1% na comparação anual de agosto, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS), ganhando força em relação ao ganho de 6% de julho. Na comparação mensal, a produção industrial chinesa cresceu 0,52%.

CLIMA

No Brasil, tempo chuvoso no Centro-Sul até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, tempo chuvoso no Centro-Norte.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo chuvoso no Meio-Oeste durante o fim de semana.

Previsão de Precipitação EUA, 5 dias, em polegadas.

O olho do furacão Florence atingiu a costa sudeste dos EUA na madrugada de hoje, com ventos de 150 km/h. Os efeitos do furacão devem ser sentidos em parte das regiões produtoras de soja e milho.

PRÊMIOS

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário