Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em baixa nos principais ativos frente ao fim de semana prolongado nos EUA. Na segunda-feira a CBOT não opera o mercado de grãos devido ao feriado de President’s Day.

O USDA divulgou ontem o relatório de vendas semanais para exportação dos EUA, com números dentro do esperado para a soja e acima do esperado para o milho. Na semana encerrada no dia 8 de fevereiro, as vendas de soja 2017/18 foram de 640,4 mil toneladas, contra 664 mil da semana anterior e 890 mil do mesmo período de 2017. Na temporada, as vendas de soja somam 44,82 milhões de toneladas, contra 51,74 milhões do mesmo período da temporada anterior.

As vendas de milho 2017/18 foram de 1,97 milhão de toneladas, contra 1,77 milhão da semana anterior e 783,4 mil do mesmo período do ano passado. As vendas superaram a expectativa máxima de 1,5 milhão de toneladas. Na temporada as vendas de milho somam 35,99 milhões de toneladas, contra 41,97 milhões do mesmo período do ano passado.

O NOPA (Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas) divulgou ontem o relatório de esmagamento de soja dos EUA. Em janeiro de 2018, os EUA processaram 163,11 milhões de bushels de soja, acima dos 160,62 milhões de janeiro de 2017, porém abaixo da expectativa média do mercado, de 165,5 milhões de bushels. Os estoques de óleo de soja subiram de 1,54 bilhão para 1,728 bilhão de libras-peso, acima dos 1,616 bilhão esperados.

Apesar das chuvas registradas desde a última semana na Argentina, 56% das lavouras de soja, 58% do milho e 45% do girassol se encontram em condição regular a mau, segundo a Bolsa de Cereales de Buenos Aires. As precipitações foram de intensidades variadas e em regiões distintas, insuficiente para recompor a umidade adequada do solo. A estimativa de produção de soja se mantém em 50 milhões de toneladas, contra 54 milhões da última estimativa do USDA.

A estimativa de produção de milho se mantém em 39 milhões de toneladas, em linha com o USDA. A colheita de milho atingiu 1,1% dos 5,4 milhões de hectares estimados para esta safra.

Fundos compradores ontem estimados em: 9.000 contratos de soja; 5.500 contratos de milho; 4.500 contratos de trigo.

O dólar opera em alta frente a outras moedas recuperando as perdas desta semana. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA tiveram alta de 7 mil na semana encerrada no dia 10, para número ajustado de 230 mil, segundo o Departamento de Trabalho, ficando em linha com o esperado pelo mercado. A média móvel das últimas 4 semanas subiu 3.500 pedidos, para 228.500.

No Brasil, a moeda abriu com leve alta e agora vale R$3,2310, +0,04% (10h40). O presidente Michel Temer decidiu na manhã de hoje decretar intervenção na segurança pública no estado do Rio de Janeiro, com o Exército assumindo a segurança do estado. Esta decisão pode interferir na tramitação da reforma da previdência já que a Constituição não pode sofrer alterações durante uma interferência federal, de estado de defesa ou de estado de sítio. A medida porém, pode ser suspensa por apenas um dia para que propostas sejam votadas. O Banco Central segue com a rolagem dos contratos de swap cambial com vencimento em março, com a oferta de até 9.500 contratos no dia de hoje.

As bolsas mundiais operam majoritariamente em alta, acompanhando os ganhos das bolsas norte-americanas no dia de ontem. As bolsas dos EUA subiram pelo quinto dia seguido, encerrando a semana com mais de 5% de alta. O índice da Bolsa de Nova York, Dow Jones, subiu 1,23% aos 25.200 pontos, o Nasdaq avançou 1,58%, a 7.256 pontos, e o S&P 500 subiu 1,21%, a 2.731 pontos. As Bolsas da China permanecem fechadas até dia 21 por conta do ano novo lunar.

Os futuros do petróleo operam em alta nesta sexta-feira e devem recuperar parte das perdas da semana anterior.


CLIMA

 

No Brasil, o tempo fica chuvoso no Sul nos próximos dias, principalmente no PR, pegando o centro-sul do MS. Chuvas de grande volume no norte do MT, AM, PA e TO.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, as chuvas voltam às regiões produtoras de soja e milho, porém os volumes devem ser baixos nas províncias de Córdoba, Santa Fé e Entre Rios, que estão entre as maiores províncias produtoras.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Com a aproximação do início do plantio do milho e faltando pouco mais de 1 mês para o início do plantio da soja nos EUA, o mercado começa a se preocupar com as condições de seca nas regiões produtoras. Em relação ao ano anterior as condições de seca atingem boa parte das regiões produtoras de soja e milho, e as que mais preocupam são as que pegam o sudeste de Iowa e praticamente todo o centro-sul de Ilinois, que estão entre os maiores produtores. Assim como na safra passada, as condições de seca nas Dakotas também preocupam, porém estes devem ser os últimos a começarem os trabalhos no campo, geralmente na segunda semana de maio.


PRÊMIOS

 



Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.
Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.
Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário