Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos após a baixa dos últimos dias com a melhora nas condições climáticas e dados de exportação dos EUA decepcionantes no dia de ontem. O mercado também segue acompanhando a guerra comercial entre os EUA e China. Ontem o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, disse que as negociações comerciais com a China tiveram uma breve pausa, e a expectativa é de que os países retomem as negociações em direção a um acordo na próxima reunião do G20, que ocorre em novembro, em Buenos Aires.
Fundos vendedores ontem estimados em: 11.500 contratos de soja; 10.000 contratos de milho; 4.000 contratos de farelo de soja; 3.500 contratos de trigo; 3.000 contratos de óleo de soja.
Os caminhoneiros do sindicato Federación de Transportadores Argentinos (FETRA) anunciaram ontem que entrarão em greve na próxima semana para pedir um aumento nas taxas de frete e pedir o congelamento do preço do combustível.
O USDA divulgou ontem o relatório de vendas semanais para exportação dos EUA, com vendas bem abaixo do esperado para a soja e milho. Na semana encerrada no dia 11 de outubro, as vendas de soja 2018/19 foram de apenas 293,6 mil toneladas, contra 439,6 mil da semana anterior e 600 mil das expectativas mínimas do mercado. Na temporada, as vendas de soja somam 20,84 milhões de toneladas, contra 26,29 milhões do mesmo período da temporada anterior.
As vendas de milho 2018/19 foram de apenas 382,5 mil toneladas, contra 1.006,7 mil da semana anterior e 800 mil das expectativas mínimas do mercado. Na temporada, as vendas de milho somam 21,09 milhões de toneladas, contra 14,93 milhões do mesmo período de 2017.
O plantio de milho na Argentina avançou 5,7 pontos percentuais na última semana, a 32,6% dos 5,8 milhões de hectares projetados para esta safra, segundo a Bolsa de Cereales de Buenos Aires. As últimas chuvas nas províncias de Buenos Aires e Santa Fé melhoraram as condições de umidade, permitindo o avanço do plantio. Iniciou a colheita do trigo na Argentina, com 1,2% colhido dos 6,2 milhões de hectares semeados nesta safra.
O dólar opera em baixa frente a outras moedas realizando a forte alta das últimas 2 sessões após os títulos do tesouro norte-americano de 2 anos atingirem máximas de quase 11 anos.
Os títulos do tesouro norte-americano de 2 anos (U.S. 2 Year Treasury) chegaram a ultrapassar o rendimento de 2,90% renovando máxima de dezembro de 2007.
No Brasil, a moeda abriu com baixa de 0,5% após a alta de ontem e com a divulgação da nova pesquisa Datafolha. Ontem a moeda interrompeu a sequência de 3 quedas em movimento de correção após atingir mínimas de maio e acompanhando o mercado externo. No início da manhã a moeda chegou a trabalhar no negativo após nova rodada de pesquisas eleitorais, porém a moeda seguiu o exterior após os títulos do tesouro dos EUA de 2 anos subirem para o maior nível em 10 anos, fechando o dia com alta de 1,16%, aos R$3,7250. O Banco Central segue com a rolagem dos contratos de swap cambial tradicional com vencimento em novembro, com a oferta de até 7.700 contratos no dia de hoje, equivalente a US$385 milhões.
O Datafolha divulgou na noite de ontem nova pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República. O levantamento ouviu 9.137 eleitores na quarta e quinta-feira. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos com nível de confiança de 95%. Considerando os votos totais, Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 50% das intenções de voto, enquanto Fernando Haddad (PT) tem 35%. Brancos e nulos somam 10%. Os que não souberam ou não opinaram foram 5%.
Considerando os votos válidos, Bolsonaro aparece com 59% e Haddad com 41%.
As bolsas mundiais operam entre ganhos e perdas.
Ontem as bolsas norte-americanas chegaram a amargar mais de 2% de baixa durante os piores momentos do dia com a alta dos rendimentos dos títulos do governo, e encerram o pregão com baixas de pouco mais de 1%.
Os futuros do petróleo operam em alta, realizando as baixas recentes após forte alta nos estoques de petróleo dos EUA. Na quarta feira o Departamento de Energia dos EUA (DoE) informou que os estoques dos EUA subiram 6,49 milhões de barris na semana encerrada no dia 13 de outubro, para 416,44 milhões de barris, o maior nível desde o final de junho. A expectativa do mercado era de crescimento de 1,6 milhão de barris no período.
A economia da China cresceu 6,5% no terceiro trimestre de 2018 em comparação ao mesmo trimestre de 2017, segundo a Agência Nacional de Estatísticas. O resultado veio abaixo da expectativa média do mercado, que previa crescimento de 6,6%. Este foi o crescimento trimestral do PIB mais fraco na comparação anual desde o primeiro trimestre de 2009. Na comparação trimestral, o PIB da China cresceu 1,6%, desacelerando do crescimento de 1,7% observado no 2o trimestre.
A produção industrial na China cresceu 5,8% em setembro na comparação anual. A expectativa era de crescimento de 6,0%. Já as vendas do varejo tiveram alta de 9,2% na comparação anual, superando a expectativa de crescimento de 9,0%.
Clima
No Brasil, tempo chuvoso em todo o país até a próxima semana.
Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.
Na Argentina, chuvas principalmente no centro-norte país até a próxima semana
Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.
Nos EUA, o tempo predominantemente estável no Meio-Oeste hoje.
Previsão de Precipitação EUA, 72 horas, em polegadas.
Prêmios
Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.
Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.
Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.