Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos. Os EUA reacenderam os temores sobre uma guerra comercial global após anunciar sobretaxa sobre aço e alumínio do Canadá, México e União Europeia. A medida vale a partir de hoje, com sobretaxa de 25% para o aço e de 10% para o alumínio. Em março, quando anunciado por Trump, estes países estavam isentos da cobrança. A comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmstrom, disse que o bloco ingressará com representação junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a decisão dos EUA. Hoje o Canadá e México responderam os EUA com a imposição de tarifas sobre bilhões de dólares de produtos importados dos EUA, desde suco de laranja a carne de porco, enquanto a União Europeia impôs sobretaxa no uísque bourbon e motocicletas.

Fundos vendedores ontem estimados em: 4.500 contratos de soja; 4.000 contratos de óleo de soja; 2.000 contratos de farelo de soja. Fundos compradores estimados em 3.000 contratos de trigo e 1.000 contratos de milho.

A produção semanal de etanol de milho nos EUA subiu de 1.028 mil barris para 1.041 mil barris diários na semana encerrada no dia 25 de maio, contra 1.020 mil do mesmo período do ano passado, segundo a Administração de Informação de Energia dos EUA (EIA). Os estoques subiram de 22,13 milhões para 21,26 milhões de barris, contra 22,76 milhões do mesmo período do ano passado.

O USDA divulga hoje o relatório de esmagamento de soja de maio dos EUA, com expectativa de 171,7 milhões de bushels processados.

A colheita de soja na Argentina atingiu 89,3% dos 16,8 milhões de hectares que serão colhidos nesta safra. A produtividade média está em 2,23 toneladas por hectare, mantendo a estimativa de produção em 36 milhões de toneladas.

A colheita de milho na Argentina atingiu 36,9% dos 5,4 milhões de hectares semeados, com produtividade média de 6,99 toneladas por hectare, mantendo a estimativa de produção em 32 milhões de toneladas.

O plantio de trigo na Argentina avançou 4,6 pontos percentuais na última semana, para 8,2% dos 6,1 milhões de hectares projetados para esta safra, um aumento de área de 7% em relação à safra anterior.

O USDA divulgou hoje, devido ao feriado de segunda-feira, o relatório de vendas semanais para exportação dos EUA, com números dentro do esperado para a soja e milho. As vendas de soja 2017/18 foram de 273 mil toneladas, contra dedução de 139 mil toneladas da semana anterior e vendas de 610 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Na temporada, as vendas de soja somam 55,46 milhões de toneladas, contra 58,44 milhões do mesmo período da temporada anterior. As vendas 2018/19 foram de 772 mil toneladas, acumulando 6,33 milhões de toneladas, contra 2,9 milhões do mesmo período do ano passado.

As vendas de milho 2017/18 foram de 993 mil toneladas, contra 854 mil da semana anterior e 140 mil do mesmo período do ano passado. Na temporada, as vendas de milho somam 54,46 milhões de toneladas, contra 53,67 milhões do mesmo período do ano passado. As vendas 2018/19 foram de 149 mil toneladas, acumulando 2,65 milhões de toneladas na temporada, contra 2,61 milhões do mesmo período de 2017.

O dólar opera com leve baixa frente a outras moedas. Ontem a diretora do Federal Reserve, Lael Brainard, afirmou que o processo de elevação gradual dos juros é apropriado neste momento nos EUA, diante de um mercado de trabalho aquecido e do fortalecimento da inflação. Ela advertiu, porém, que acontecimentos globais, entre eles a crise política italiana e a perspectiva de uma guerra comercial, representam cerco risco para a perspectiva do BC.

O setor não-agrícola dos EUA criou 223 mil postos em maio, com a taxa de desemprego atingindo o menor nível em 18 anos, segundo a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas. A criação de empregos superou a expectativa média do mercado, que era de criação de 190 mil postos. A taxa de desemprego caiu de 3,9% para 3,8%. Já o dado de abril foi revisado de criação de 164 mil para 159 mil postos de trabalho.

No Brasil, a moeda abriu com leve alta e agora vale R$3,7390, +0,18% (10h20). O Banco Central inicia o mês com maior intervenção no mercado cambial. Mais cedo, o BC ofertou 15.000 contratos de swap cambial tradicional, entre as 9h30 e 9h40, e deve oferecer mais 8.800 contratos, entre as 11h30 e 11h40, para rolagem dos contratos com vencimento julho.

As bolsas mundiais operam majoritariamente em alta com menor tensão política na Itália.

Os futuros do petróleo operam em baixa, mesmo após queda maior do que a esperada nos estoques dos EUA. O Departamento de Energia (DoE) informou ontem que os estoques de petróleo nos EUA recuaram 3,62 milhões de barris na semana encerrada em 26 de maio, a 434,512 milhões de barris. O recuo veio maior do que os 300 mil barris esperados. Os estoques de gasolina avançaram 534 mil barris, a 234,431 milhões, e os estoques de destilados tiveram alta de 634 mil barris, a 114,629 milhões. Os estoques em Cushing recuaram 556 mil barris, a 35,544 milhões de barris. A produção de petróleo nos EUA subiu de 10,725 milhões de barris para 10,769 milhões de barris por dia.

A inflação ao consumidor da zona do euro voltou a ganhar força em maio, acelerando de 1,2% para 1,9%, na comparação anual, segundo a Eurostat. O número surpreendeu os analistas, que previam alta de 1,6%, e se aproximou da meta do BCE (Banco Central Europeu), que é de taxa ligeiramente inferior a 2%.

O setor industrial da China medido pelo índice de gerentes de compras (PMI), ficou inalterado em maio ante abril, em 51,1, segundo a IHS Markit em parceria com a Caixin Media, permanecendo acima da faixa dos 50 pontos, o que significa expansão do setor.

O setor industrial do Reino Unido, medido pelo índice de gerentes de compras (PMI), subiu de 53,9 em abril para 54,4 em maio, segundo dados da IHS Markit em parceria com a CIPS. O resultado surpreendeu o mercado, que previa queda do indicador a 53,5.


CLIMA

 

No Brasil, a frente fria avança e deixa tempo instável no fim de semana até parte do Sudeste e Centro-Oeste, derrubando as temperaturas na próxima semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, chuvas no nordeste até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, chove em boa parte das regiões produtoras de soja e milho durante o fim de semana.

Previsão de Precipitação EUA, 72 horas, em polegadas.

As temperaturas ficam acima da média em boa parte do país.


PRÊMIOS

 



Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.
Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.
Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário