Bom dia, por conta do feriado de Thanksgiving Day (Dia de Acão de Graças) nos EUA no dia de ontem, a CBOT abre hoje no pregão regular e terá fechamento mais cedo, às 16:05 (horário de Brasília).

O USDA divulga hoje, às 11h30, o relatório de vendas semanais para exportação dos EUA. Para a soja, a expectativa é de vendas entre 550k-850k toneladas, e para o milho, entre 600k-900k toneladas. O farelo de soja deve mostrar vendas entre 200k-500k e o óleo de soja entre 5k-25k.

A soja segue de lado nas últimas semanas, enquanto aguarda a definição da guerra comercial entre os EUA e China. Com a proximidade do encontro entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, na próxima semana durante a cúpula do G20 em Buenos Aires, cada vez menos o mercado acredita que os dois chegarão à um acordo, já que continuam trocando farpas.

A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) publicou ontem no Diário Oficial da União (DOU), alteração da tabela com os pisos mínimos de frete em atendimento ao disposto na Lei 13.703/2018, que determina que a tabela seja reajustada sempre que preço do óleo diesel tenha oscilação superior a 10%. A redução varia de 1,2% a 5,32%, dependendo do tipo de carga e da distância percorrida. Acesse o link da nova tabela:

http://www.imprensanacional.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281055/do1-2018-11-22-resolucao-n-5-835-de-20-de-novembro-de-2018-51280728

O plantio de soja na Argentina avançou 7,9 pontos percentuais na última semana, para 29,6% dos 17,9 milhões de hectares projetados para esta safra, segundo a Bolsa de Cereales de Buenos Aires. O plantio está 4,4 pontos atrasados em relação ao ano anterior.

O plantio de milho na Argentina atingiu 36,8% dos 5,8 milhões de hectares projetados para esta safra. O avanço na semana foi de apenas 0,6 ponto percentual por conta da falta de chuva nas regiões produtoras.

A colheita de trigo na Argentina avançou 5,6 pontos percentuais na última semana, para 21,6%. A Bolsa de Cereales reduziu a estimativa de produção em 200 mil toneladas, para 19,2 milhões de toneladas, por conta das perdas ocorridas por geadas.

O IGC (Conselho Internacional de Grãos) reduziu ontem a estimativa de produção global de grãos em 2018/19, para 2,079 bilhões de toneladas, de 2,081 bilhões em sua projeção anterior, divulgada em 25 de outubro. A produção de grãos desta safra deve ser 24 milhões de toneladas menor do que a produção da safra 2017/18. Na soja, a estimativa foi cortada em 2 milhões de toneladas, para 367 milhões de toneladas, contra 340 milhões da safra 2017/18. Os estoques globais da soja devem subir de 40 milhões, da safra 2017/18, para 51 milhões de toneladas na safra 2018/19. A estimativa para a produção de milho foi reduzida em 1 milhão de toneladas, para 1,073 bilhão de toneladas, contra 1,047 bilhão da safra anterior. Os estoques globais de milho devem cair de 305 milhões, da safra 2017/18, para 266 milhões de toneladas na safra 2018/19. A estimativa para a produção de trigo se manteve em 729 milhões de toneladas, contra 767 milhões da safra 2017/18.

A Agroconsult estima que a produção de soja 2018/19 do Brasil possa chegar a 129 milhões de toneladas após a safra ter tido o seu melhor início da história no atual ciclo. As exportações de soja em 2019 está estimada em 73,2 milhões de toneladas, contra 82,1 milhões deste ano por conta da guerra comercial.

O dólar opera em alta frente a outras moedas.

No Brasil, a moeda opera com leve alta. Ontem o futuro ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, indicou o nome do economista Rubem Novaes para a presidência do Banco do Brasil e o nome do economista Pedro Guimarães para a presidência da Caixa Econômica Federal. Bolsonaro anunciou ontem no Twitter que o professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Ricardo Velez Rodriguez será o ministro da Educação em seu governo: “Gostaria de comunicar a todos a indicação de Ricardo Velez Rodriguez, Filósofo autor de mais de 30 obras, atualmente Professor Emérito da Escola de Comando e estado Maior do Exército, para o cargo de Ministro da Educação”. Ontem a moeda fechou com alta de 0,41%, a R$3,8057.

A prévia da inflação oficial do Brasil medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) desacelerou de alta de 0,58% em outubro para alta de 0,19% em novembro, registrando o menor resultado para o mês desde 2003, segundo o IBGE. No acumulado de 12 meses, a prévia da inflação desacelerou de 4,53% para 4,39%.

As bolsas mundiais operam sem sentido definido nesta sexta-feira. Na China, a Bolsa de Xangai encerrou o pregão com baixa de 2,49% por conta do pessimismo dos investidores em relação à guerra comercial e crescimento econômico do país.

Os futuros das bolsas norte-americanas indicam abertura em baixa, com baixo volume de negócios por conta do feriado prolongado nos EUA.

Os futuros do petróleo seguem em baixa, nos menores níveis em 1 ano, caminhando para a maior baixa mensal desde 2014, mesmo quando os produtores de petróleo consideram cortar a produção para tentar conter o excedente global crescente.

Os setores industrial e de serviços da zona do euro medido pelo índice de atividade dos gerentes de compras (PMI) composto da Markit caiu de 53,1 em outubro, a 52,4 em novembro, nível mais baixo desde o final de 2014.

No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, tempo chuvoso no centro-norte do país até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo chuvoso na porção leste durante o fim de semana.

Previsão de Precipitação EUA, 72 horas, em polegadas.

Prêmios

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário