Bom dia, a Bolsa de Chicago opera próximo à estabilidade nesta sexta-feira. Expectativa hoje para o discurso do presidente Donald Trump no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, além da divulgação do PIB do 4º trimestre dos EUA, que devem trazer movimentações nos mercados globais.

O USDA divulga hoje o relatório de vendas semanais para exportação dos EUA. Expectativa de vendas 2017/18 em milhares de toneladas: soja 850-1.250; milho 900-1.250; trigo 200-500; farelo de soja 150-350; óleo de soja 0-35.

Fundos vendedores ontem estimados em 5.000 contratos de milho e 4.000 contratos de farelo de soja. Fundos compradores estimados em 2.000 contratos de trigo.

O plantio de soja na Argentina teve avanço de 2,2 pontos percentuais na última semana, alcançando 98,9% dos 18 milhões de hectares projetados para esta safra, 500 mil hectares menos do que o projetado inicialmente, segundo a Bolsa de Cereales. O plantio de milho avançou a 92,4% dos 5,4 milhões de hectares estimados para esta safra, contra 5,1 milhões da safra anterior. Durante os últimos 7 dias foram regitradas chuvas abundantes no Centro-Norte do país, permitindo a recuperação da umidade necessária para finalizar o plantio da safra. Em contrapartida, no Centro-Sul as chuvas foram poucas e pontuais.

As condições das lavouras de soja do Paraná tiveram leve piora na última semana devido ao excesso de chuvas, passando de 87% bom para 85% bom, segundo a SEAB/Deral. A maturação atingiu 6% das lavouras, enquanto 64% estão em frutificação e 24% em floração. A comercialização da safra de soja 2017/18 do Paraná está em 14%, em linha com o ano anterior. A safra de soja 2016/17 está 90% comercializada.

O plantio do milho 2ª safra 2017/18 do Paraná segue lento, com apenas 0,67% dos 2,15 milhões de hectares estimados para esta safra, área 11% menor do que a do ano anterior. A redução na área deve ser compensada com o ganho em produtividade, que deve passar de 5.500 toneladas por hectare para 5.700 t/ha, gerando uma produção de 12,28 milhões de toneladas. A comercialização do milho 2017/18, tanto da 1ª quanto da 2ª safra está em 2%. A comercialização do milho 2ª safra 2016/17 está em 69%, contra mais de 90% do mesmo período da safra anterior.

O dólar segue em baixa frente a outras moedas, no menor nível desde dezembro de 2014. Para reverter a fala do secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que havia dito que um dólar mais fraco seria favorável à economia dos EUA, ontem o presidente Donald Trump disse que quer ver um dólar forte, motivando uma valorização momentânea na moeda.

No Brasil, a moeda abriu com leve baixa e agora vale R$3,1530, +0,44% (10h35). O mercado realiza as quedas recentes após a condenação e aumento da pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Mesmo com a condenação, ontem o ex-presidente foi lançado como pré-candidato do PT à Presidência da República durante reunião da Comissão Executiva Nacional do partido, em São Paulo. A decisão sobre o registro da candidatura será do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém ministros do TSE consideram inevitável a cassação do provável registro de candidatura de lula. Ontem o dia foi de poucos negócios no mercado de balcão, e a moeda fechou com baixa de 0,28%, a R$3,150.

As bolsas mundiais operam majoritariamente em alta, acompanhando as novas máximas registradas nas bolsas norte-americanas no pregão de ontem.

Os futuros do petróleo operam sem sentido único, com o WTI em alta e o Brent em baixa.


CLIMA

 

No Brasil, o tempo segue chuvoso em boa parte do país nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, bons volumes de chuva no Centro-norte do país nos próximos dias, enquanto que no Centro-sul as chuvas devem ser pontuais e de baixo volume.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


PRÊMIOS

 


 

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.
Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.
Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário