Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos, realizando as baixas da semana.
A partir do dia 1o de novembro, o CMEGroup reduzirá os limites máximos de negociação da soja, de 75 cents para 60 cents de dólar; do farelo de soja, de 25 cents para 20 cents; e do óleo de soja, de 250 pontos para 200 pontos.
Fundos vendedores ontem estimados em: 26.000 contratos de milho; 10.000 contratos de soja; 10.000 contratos de trigo; 3.000 contratos de óleo de soja; 2.500 contratos de farelo de soja.
O USDA divulgou ontem o relatório de vendas semanais para exportação dos EUA, com vendas abaixo do esperado para a soja e milho. Na semana encerrada no dia 18 de outubro, as vendas de soja 2018/19 foram de apenas 212,7 mil toneladas, contra 293,6 mil da semana anterior, 2,13 milhões o mesmo período do ano passado e abaixo das 300 mil toneladas das expectativas mínimas do mercado. Na temporada, as vendas de soja somam 21,05 milhões de toneladas, contra 28,41 milhões do mesmo período da temporada anterior. As vendas 2019/20 foram de 1.000 toneladas, acumulando 93 mil toneladas na temporada futura.
As vendas de milho 2018/19 dos EUA foram de 349,5 mil toneladas, contra 382,5 mil da semana anterior, 1,29 milhão do mesmo período do ano passado e 400 mil toneladas das expectativas mínimas do mercado. Na temporada, as vendas de milho somam 21,44 milhões de toneladas, contra 16,22 milhões do mesmo período da temporada anterior. As vendas 2019/20 foram de 28 mil toneladas, acumulando 99,12 mil toneladas na temporada.
O Conselho Internacional de Grãos (IGC) elevou a estimativa de produção global de grãos 2018/19, de 2,072 bilhões, da estimativa de setembro, para 2,081 bilhões de toneladas. A alta veio principalmente pela revisão da safra de trigo, que passou de 717 milhões para 729 milhões de toneladas. A estimativa para a safra de soja foi reduzida em 1 milhão de toneladas, a 369 milhões de toneladas, enquanto a estimativa para a safra de milho foi mantida em 1,074 bilhão de toneladas.
Começou o plantio de soja 2018/19 na Argentina. O plantio atingiu 2% dos 17,9 milhões de hectares projetados para esta safra, segundo a Bolsa de Cereales de Buenos Aires. Grande parte das regiões produtoras tiveram boas chuvas nas últimas semanas, permitindo um ótimo início de temporada. Alguns setores de Córdoba e San Luis ainda aguardam as chuvas para darem início aos trabalhos no campo. Já o centro da região de Buenos Aires e Cuenca del Salado estão com chuvas em excesso.
O plantio de milho na Argentina avançou apenas 1,8 ponto percentual durante a última semana, para 34,4% dos 5,8 milhões de hectares projetados pera esta safra.
A colheita de trigo na Argentina, iniciada na última semana, atingiu 2,8% dos 6,2 milhões de hectares semeados nesta safra. Com a redução na estimativa de produtividade por conta de ocorrência de geadas e granizo durante o cultivo, a Bolsa de Cereales reduziu a estimativa de produção de 19,7 milhões para 19,4 milhões de toneladas nesta safra.
O dólar opera em baixa frente a outras moedas. A economia dos EUA avançou a um ritmo de 3,5% no terceiro trimestre de 2018, acima do crescimento de 3,3% esperados, porém abaixo do crescimento de 4,2% observado no segundo trimestre. O aumento no PIB no terceiro trimestre refletiu contribuições positivas de gastos pessoais (PCE), investimentos privados, gastos do governo e investimentos fixos não residenciais, que foram parcialmente compensados por contribuições negativas de exportações e investimentos residenciais fixos. A desaceleração do crescimento real do PIB no terceiro trimestre refletiu uma quebra nas exportações e uma desaceleração do investimento fixo não residencial. As importações aumentaram no terceiro trimestre depois de diminuir no segundo. Esses movimentos foram parcialmente compensados por um aumento no investimento em estoques privados.
No Brasil, a moeda abriu com leve alta após queda na vantagem de Bolsonaro na corrida presidencial porém já trabalha no negativo após PIB dos EUA.
O Datafolha divulgou na noite de ontem nova pesquisa de intenção de voto para o 2º turno da eleição presidencial. O levantamento foi feito com 9.173 eleitores em 341 municípios entre os dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos com nível de confiança de 95%. Segundo a pesquisa, Jair Bolsonaro (PSL) caiu de 50% para 48% das intenções de voto, enquanto Fernando Haddad (PT) subiu de 35% para 38%. Os votos brancos e nulos caíram de 10% para 8%, enquanto os que não souberam ou não responderam passaram de 5% para 6%.
Considerando os votos válidos, Bolsonaro aparece com 56% e Haddad com 44%. Com a margem de erro, Bolsonaro tem entre 54% e 58%, Haddad tem entre 42% e 46%.
As bolsas mundiais voltam a operar em baixa nesta sexta-feira em novo dia de realização.
Ontem as bolsas norte-americanas fecharam o dia com bons ganhos mas já projetam abertura no negativo no dia de hoje.
Os futuros do petróleo recuam em meio à alta de estoques nos EUA e expectativa da divulgação do dado semanal de contagem de sondas de extração nos EUA, que será divulgada pela Baker Hugues na tarde de hoje. Na quarta-feira a Administração de Informação de Energia (EIA) informou que os estoques de petróleo bruto dos EUA subiram 6,346 milhões de barris na semana encerrada no dia 19, acima da previsão de crescimento de 2,5 milhões de barris.
Clima
No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país até a próxima semana.
Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.
Na Argentina, chuvas principalmente na região central do país até a próxima semana.
Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.
Nos EUA, chuvas na porção leste do país durante o fim de semana.
Previsão de Precipitação EUA, 72 horas, em polegadas.
Prêmios
Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.
Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.
Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.