Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos, corrigindo as baixas recentes enquanto aguardo os relatórios do USDA de logo mais.
Fundos vendedores ontem estimados em: 13.000 contratos de milho; 5.000 contratos de soja; 4.000 contratos de trigo; 2.000 contratos de farelo de soja. Fundos compradores estimados em 2.500 contratos de óleo de soja.
O USDA divulga hoje às 13 horas (horário de Brasília) os relatórios de área plantada nesta safra e estoques trimestrais dos EUA. Segundo pesquisa da Reuters, a área de soja deve ser de 89,691 milhões de acres, a milho de 88,562 milhões e de trigo 47,124 milhões de acres. Os estoques trimestrais devem ser de 1,225 bilhão de bushels para a soja, 5,268 bilhões para o milho e 1,091 bilhão para o trigo.
A colheita de soja na Argentina está praticamente finalizada, com 99% colhido, segundo a Bolsa de Cereales de Buenos Aires. Com produtividade média de 2,16 toneladas por hectare, a produção total deve ser de 36 milhões de toneladas nesta safra.
A colheita de milho na Argentina avançou 4,3 pontos percentuais na última semana, para 55,6%, dos 5,4 milhões de hectares semeados. A produtividade média está em 6,39 toneladas por hectare, mantendo a estimativa de produção em 32 milhões de toneladas.
O plantio de trigo na Argentina avançou 18 pontos percentuais na última semana, para 67,5%, dos 6,1 milhões de hectares projetados para esta safra.
A colheita do milho 2ª safra no Paraná segue lenta, com apenas 1,63% colhido, segundo a SEAB/Deral. As condições das lavouras estão com apenas 29% em boas condições, enquanto outros 49% se encontram em médias condições e outros 22% estão condições ruins. A maturação atinge 36% das lavouras e outras 63% estão em enchimento de grãos. A comercialização atingiu 18%, contra 9% do mesmo período da temporada anterior.
O plantio de trigo no Paraná se aproxima do fim, com 93% semeado. As lavouras estão com 83% em boas condições, 14% em médias condições e apenas 3% em condições ruins. A comercialização está em 2%, contra 5% do mesmo período do ano passado.
O dólar opera em baixa frente a outras moedas após renovar máximas de julho de 2017 no pregão de ontem. O presidente dos EUA, Donald Trump, deve se encontrar com o presidente da Rússia, Vladmir Putin, no próximo mês na Finlândia, como anunciado hoje pela Casa Branca. Os dois líderes discutirão as relações entre os países e uma série de questões de segurança nacional.
No Brasil, a moeda abriu com leve baixa e agora vale R$3,8490, -0,24% (10h15). O Banco Central segue com a intervenção no mercado cambial com swaps e leilão de linha. O Banco Central oferta hoje, das 12h00 às 12h30, até R$ 5 bilhões em Letras do Tesouro Nacional (LTN) em operação compromissada com recompra em nove meses. O BC continuará ofertando contratos de swap cambial, de acordo com as condições de mercado, para prover liquidez e contribuir para o bom funcionamento do mercado de câmbio. O BC reafirma que não vê restrições para que o estoque de swaps cambiais exceda consideravelmente os volumes máximos atingidos no passado. Por fim, é importante ressaltar que o BC e o Tesouro Nacional continuarão a atuar de forma coordenada no mercado de juros para prover liquidez e contribuir para o seu bom funcionamento.
A taxa de desemprego no Brasil permaneceu em 12,7% no trimestre encerrado em maio, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE. No mesmo período de 2017, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 13,3%.
As bolsas mundiais operam majoritariamente em alta nesta sexta-feira.
Os futuros do petróleo seguem em alta, ainda repercutindo a forte queda nos estoques de petróleo dos EUA nesta semana.
A inflação ao consumidor da zona do euro medido pelo índice de preços ao consumidor (CPI), subiu 2% na comparação anual de junho, ganhando força em relação ao aumento de 1,9% de maio, segundo a Eurostat. Com o resultado, a inflação do bloco supera a meta do Banco Central Europeu, que é de taxa ligeiramente inferior a 2%.
O PIB do Reino Unido cresceu 0,2% no primeiro trimestre de 2018 ante o último de 2017, acelerando em relação às leituras anteriores do Escritório de Estatísticas Nacionais. Na comparação anual, a economia do Reino Unido teve alta de 1,2% no primeiro trimestre.
CLIMA
No Brasil, tempo predominantemente estável até a próxima semana.
Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.
Na Argentina, chuvas no nordeste do país até a próxima semana.
Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.
Nos EUA, chove em boa parte do Meio-Oeste durante o fim de semana.
Previsão de Precipitação EUA, 72 horas, em polegadas.
As temperaturas ficam acima da média em todo o Meio-Oeste.
PRÊMIOS