Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos com previsão de geadas no Meio-Oeste durante o fim de semana da próxima semana e otimismo com guerra comercial. Por conta do Feriado de Labor Day (Dia do Trabalho) nos EUA nesta segunda-feira, a CBOT não terá pregão noturno do domingo nem pregão regular na segunda, com reabertura normal no pregão noturno da segunda-feira. Os EUA e a China deram sinais de que retomarão as negociações comerciais enquanto as duas maiores economias discutem a próxima rodada de negociações presenciais programada para setembro, antes dos próximos prazos para tarifas adicionais nos EUA. “A China quer fazer um acordo”, disse ontem o presidente Donald Trump, acrescentando que a China estava perdendo milhões de empregos sob pressão das tarifas dos EUA. “Acho que eles querem fazer um acordo, acho que precisam fazer um acordo. Vamos ver o que acontece”. O Ministério das Relações Exteriores da China disse hoje que as equipes de negociação comercial mantêm uma comunicação eficaz em um briefing diário de notícias em Pequim, acrescentando novas informações, mas também mantendo um senso geral de desaceleração.

O USDA divulgou ontem o relatório de vendas semanais para exportação dos EUA, com números dentro do esperado para a soja e milho. Na semana encerrada no dia 22 de agosto, as vendas de soja 2018/19 foram de 95 mil toneladas, acumulando 48,71 milhões de toneladas na temporada, contra 58,8 milhões do mesmo período da temporada anterior. As vendas da temporada 2019/20 foram de 353 mil toneladas, acumulando 5,61 milhões de toneladas, contra 13,22 milhões do mesmo período do ano passado.

As vendas de milho 2018/19 tiveram dedução de 2,54 mil toneladas, acumulando 50,7 milhões de toneladas na temporada, contra 60,54 milhões do mesmo período da temporada anterior. As vendas futura foram de 859 mil toneladas, acumulando 5,54 milhões de toneladas na temporada, contra 10,44 milhões do mesmo período de 2018.

O presidente Donald Trump disse ontem que seu governo está planejando um “pacote gigante” relacionado ao etanol que agradaria aos agricultores norte-americanos que estavam com raiva por mais refinarias de petróleo terem sido libertadas das obrigações de usar o combustível à base de milho: “Os fazendeiros ficarão muito felizes quando virem o que estamos fazendo pelo etanol, nem mesmo o E-15, que já está pronto, já feito. Será um pacote gigante, prepare-se!”.

O dólar opera em alta frente a outras moedas. As moedas da Europa Central e Oriental permanecem sob pressão, mas as moedas emergentes na Ásia, lideradas pelo won coreano, estão mais firmes. O yuan foi mais forte na sessão asiática, com o Banco Central do Povo da China novamente (oitava sessão) definindo a taxa de referência do dólar mais baixa que os modelos sugeridos pelos bancos.

No Brasil a moeda recua após nova máxima do ano ontem. Ontem a moeda subiu 0,3% acompanhando o exterior, a R$4,1704, maior cotação desde setembro de 2018. Ontem o Banco Central realizou o último dia de intervenção no mercado cambial no mês, que deverá ser retomada na próxima semana. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) caiu 0,1 ponto em agosto ante julho, para 93,9 pontos, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa de desemprego no Brasil recuou para 11,8% no trimestre encerrado em julho, de 12,5% no trimestre encerrado em abril, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, são 12,6 milhões de pessoas desempregadas, que recuou 4,6% (menos 609 mil pessoas) frente ao trimestre anterior e ficou estatisticamente estável em relação a igual período de 2018 (12,8 milhões). A taxa composta de subutilização da força de trabalho (24,6%) caiu 0,4 p.p em relação ao trimestre anterior (24,9%) e manteve-se estável frente ao mesmo período de 2018 (24,4%). A população subutilizada (28,1 milhões) não teve variação significativa frente ao trimestre anterior e subiu 2,6% (mais 703 mil pessoas) frente ao mesmo tri de 2018.

As bolsas globais operam majoritariamente em alta com otimismo sobre notícias envolvendo dos EUA e China.

No Brasil, o Ibovespa futuros opera acima dos 102 mil pontos. Ontem o Ibovespa subiu 2,37%, aos 100.524 pontos, acompanhando a alta das bolsas norte-americanas e repercutindo o bom desemprenho da economia no segundo trimestre.

Os futuros do petróleo recuam nesta sexta-feira realizando as altas recentes com recuo nos estoques dos EUA e aproximação do furacão Dorian.

A inflação ao consumidor da zona do euro medido pelo índice de preços ao consumidor (CPI) permaneceu em 1% em agosto, segundo a primeira estimativa da Eurostat. Com o resultado a inflação do bloco segue longe da meta do Banco Central Europeu, que é de taxa ligeiramente inferior a 2%. Apenas o núcleo do CPI do bloco, que exclui os preços de energia e de alimentos, registrou alta de 0,9% em agosto ante igual mês do ano passado, abaixo dos 1% esperados. A taxa de desemprego na zona do euro se manteve em 7,5% em julho, no menor nível desde 2008, segundo a Eurostat. O resultado veio em linha com o esperado.

No Brasil, tempo chuvoso no Sul até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, tempo chuvoso na porção leste até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo chuvoso em parte do Meio-Oeste durante o fim de semana. O furacão Dorian trás chuva para o Sudeste do país.

Previsão de Precipitação EUA, 72 horas, em polegadas.


As temperaturas ficam abaixo da média no Meio-Oeste.

Previsão de temperaturas próximas a 0oC às 01h da manhã do dia 8 de setembro no Meio-Oeste.

O furacão Dorian está se fortalecendo e deve atingir a Flórida e a Geórgia como uma tempestade de categoria 4 (em uma escala de 1 a 5) durante o movimentado fim de semana do Labor Day, tornando-se o primeiro grande furacão a atingir a área em 15 anos. Os governadores dos dois estados declararam estado de emergência e o presidente Trump cancelou viagem à Polônia por causa da tempestade.

Imagens de lavouras de soja e milho nos estados do Iowa e Ilinois, EUA.

Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Set

130

139

Out

125

136

Nov

130

140

Fev

50

62

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Set

-19

-16

Out

-19

-16

Nov

-17

-14

Dez

-17

-14

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

240

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Set

53

59

Out

43

49

Nov

45

52

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Set

54

60

Out

49

58

Nov

53

60

ESTUDO MOSTRA QUE VIA LÁCTEA PODE TER 10 BILHÕES DE PLANETAS COMO A TERRA

KRISLANY GAIATO (VIA NEXPERTS), MEGA CURIOSO

Para estudar se outros planetas da Via Láctea ostentam condições favoráveis à vida, pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia utilizaram dados coletados a partir do telescópio Kepler da NASA. Os resultados, disponíveis no periódico The Astronomical Journal, demonstram que um a cada quatro sistemas solares possui um planeta enquadrado neste perfil. Estima-se que haja, no total, pelo menos 10 bilhões de casos como esse na galáxia em que vivemos.

Esses dados podem assumir uma grande relevância no mundo científico e auxiliar, inclusive, o projeto “Wide Field Infrared Survey Telescope” — observatório espacial infravermelho da NASA que ainda está em construção. Seu lançamento, previsto para meados de 2020, tem o objetivo de detectar sinais de oxigênio e vapor d’água em planetas distantes. “Recebemos muito mais retorno do investimento se soubermos quando e onde procurar.”, disse Eric Ford, professor de astrofísica e co-autor do novo estudo, em declaração ao Business Insider.

Um planeta parecido com a Terra, segundo parâmetros estabelecidos pela equipe de Eric Ford, é de três quartos o tamanho do nosso planeta azul, orbitando uma estrela de 237 a 500 dias. Esse padrão estabelece, a priori, o que se encaixaria dentro de uma “zona habitável”.

No geral, os resultados do Kepler sugerem que 20% a 50% das estrelas visíveis no céu noturno têm planetas semelhantes à Terra em suas zonas habitáveis. Apesar da descoberta, Ford e sua equipe não queriam embasar seu estudo apenas nos dados colhidos pelo telescópio, porque ele poderia não ter observado as condições daqueles planetas que estão mais distantes de suas estrelas. Além disso, o método utilizado à época incluía apenas estrelas pequenas, medindo cerca de um terço da massa do nosso sol.

Então, baseando-se no “catálogo planetário” criado pelo Kepler e em informações da nave Gaia da Agência Espacial Europeia, os pesquisadores desenvolveram um universo hipotético em um sistema de computador para confirmar se os dados estavam realmente corretos. A simulação estimou quantos planetas em cada universo hipotético Kepler teria detectado, além de suas características. E, então, foi confirmado: temos pelo menos 10 bilhões de primos da Terra na nossa galáxia. Só restou uma única questão sem respostas: há ou não vida alienígena nesses locais? Esse mistério os cientistas ainda planejam desvendar nos próximos estudos.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário