Bom dia, a Bolsa de Chicago opera com leve alta nos principais ativos. Começa hoje em Buenos Aires a cúpula do G20. A grande expectativa é para o encontro entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, que deve ocorrer entre hoje e manhã, quando termina a reunião do grupo.

Fundos vendedores ontem estimados em: 4.000 contratos de trigo; 3.000 contratos de soja; 2.500 contratos de óleo de soja; 1.000 contratos de trigo. Fundos compradores estimados em 3.500 contratos de milho.

Hoje é o primeiro dia de aviso para os contratos com vencimento dezembro na CBOT.

O USDA divulgou ontem o relatório de vendas semanais para exportação dos EUA, com números dentro do esperado para a soja e trigo, e acima do esperado para o milho. Na semana encerrada no dia 22 de novembro, as vendas de soja 2018/19 dos EUA foram de 628,8 mil toneladas, contra 680,5 mil da semana anterior e 942,8 mil do mesmo período do ano passado. Na temporada, as vendas de soja somam 23,26 milhões de toneladas, contra 34,32 milhões do mesmo período do ano passado.

As vendas de milho 2018/19 foram de 1,27 milhão de toneladas, contra 877,4 mil da semana anterior e 599 mil do mesmo período do ano passado. Na temporada, as vendas de milho somam 25,57 milhões de toneladas, contra 22,02 milhões do mesmo período da temporada anterior.

O plantio de soja na Argentina avançou 11,1 pontos percentuais na última semana, para 40,7% dos 17,9 milhões de hectares projetados para esta safra, segundo a Bolsa de Cereales de Buenos Aires. O plantio de milho na Argentina atingiu 38,2% dos 5,8 milhões de hectares projetados para esta safra.

A colheita de trigo na Argentina avançou 10,4 pontos percentuais na última semana, para 32%. A produtividade média está em 2,33 toneladas por hectare, projetando uma safra de 19,2 milhões de toneladas.

O dólar opera em alta frente a outras moedas. O Federal Reserve divulgou na tarde de ontem a ata da última reunião do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto), quando manteve inalterada a taxa de juros dos EUA. Quase todas as autoridades do Fed concordaram durante o último encontro que outro aumento da taxa de juros deve ocorrer em breve, mas também que já estavam debatendo sobre quando este processo de alta será interrompido. O aperto das condições financeiras, riscos globais e sinais de desaceleração de alguns setores sensíveis a juros começam a pesar nas decisões do Fed.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA subiram 10.000 pedidos na semana encerrada no dia 17 de novembro, para taxa ajustada de 234.000 pedidos, segundo o Departamento de Trabalho. A média móvel de 4 semanas subiu 4.750 pedidos, para 218.500.

No Brasil, a moeda abriu com leve alta acompanhando o mercado externo. O PIB do Brasil cresceu 0,8% no 3o trimestre de 2018 ante o 2o, segundo o IBGE. Na comparação anual, o PIB teve crescimento de 1,3%. O PIB da agropecuária registrou crescimento de 0,7% no 3º trimestre na comparação com o 2º trimestre, a indústria teve alta de 0,4% e os serviços tiveram alta de 0,5%.

As bolsas mundiais operam majoritariamente em alta antes da reunião do G20.

Ontem o Ibovespa subiu 0,51%, aos 89.709 pontos, renovando máxima histórica de fechamento.

A produção industrial da China medida pelo Índice de Gerentes de Compras (PMI) caiu de 50,2 em outubro para 50 em novembro, registrando a leitura mais fraca em mais de 2 anos, segundo a Agência Nacional de Estatísticas.

A inflação ao consumidor da zona do euro medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) caiu de 2,2% em outubro para 2% em novembro, na comparação anual, segundo a Eurostat. O número veio em linha com o esperado pelo mercado.

No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, tempo predominantemente estável até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo chuvoso durante o fim de semana.

Previsão de Precipitação EUA, 72 horas, em polegadas.

Prêmios

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário