Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em baixa nos principais ativos, realizando as altas do pregão de ontem.

O USDA divulgou ontem o relatório de oferta e demanda de fevereiro, surpreendendo o mercado com aumento inesperado nos estoques dos EUA. Os estoques de soja 2017/18 foram revisados de 470 milhões para 530 milhões de bushels (14,42 milhões de toneladas), enquanto a expectativa média do mercado estava em uma alta de apenas 16 milhões de bushels. A alta nos estoques foi ocasionada pela queda nas exportações, que passaram de 58,79 milhões para 57,15 milhões de toneladas.

No milho 2017/18 dos EUA houve um corte maior do que o esperado nos estoques finais, que caíram de 2,477 bilhões para 2,353 bilhões de bushels (59,75 milhões de toneladas), enquanto a expectativa média do mercado estava em um corte de 10 milhões de bushels. Ao contrário da soja, foi o aumento na estimativa de exportação que fez os estoques finais caírem. As exportações de milho 2017/18 devem totalizar 52,07 milhões de toneladas.

Na safra de soja 2017/18 do Brasil o USDA elevou a estimativa de produção de 110 milhões para 112 milhões de toneladas, e elevou a estimativa de exportação de 67 milhões para 69 milhões de toneladas. Na safra de milho 2017/18 a estimativa de produção foi mantida em 95 milhões de toneladas, enquanto a estimativa para a exportação foi elevada de 34 milhões para 35 milhões de toneldas.

Na safra de soja 2017/18 da Argentina o USDA reduziu a estimativa de produção de 56 milhões para 54 milhões de toneladas, e reduziu a estimativa de produção do milho de 42 milhões para 39 milhões de toneladas.

Bolsa de Cereales da Argentina reduz estimativa de produção de soja 2017/18 do país a 50 milhões de toneladas. Logo após o USDA reduzir a estimativa de produção da Argentina de 56 milhões para 54 milhões de toneladas, a Bolsa de Buenos Aires divulgou relatório reduzindo a estimativa de produção de 51 milhões para 50 milhões de toneladas. As condições prolongadas de deficit hídrico continuam comprometendo a produtividade das lavouras, tanto na soja de primeira quanto na soja de segunda, que é um pouco mais tardia. As condições hídricas estão com 75% em condição de seca a regular. No milho, a tanto a Bolsa de Cereales quanto o USDA reduziram a estimativa de produção a 39 milhões de toneladas.

O USDA divulgou na manhã de ontem o relatório de vendas semanais para exportações dos EUA. As vendas de soja 2017/18 foram de 743,2 mil toneladas, contra 282,6 mil da semana anterior, um pouco acima das expectativas do mercado. Na temporada, as vendas de soja somam 44,25 milhões de toneladas.

As vendas de milho 2017/18 foram de 1,77 milhão de toneladas, contra 1,85 milhão da semana anterior, dentro das expectativas do mercado. Na temporada, as vendas de milho somam 34,02 milhões de toneladas.

Fundos compradores ontem estimados em: 9.000 contratos de soja; 6.000 contratos de milho. Fundos vendedores estimados em 6.000 contratos de trigo.

O dólar opera entre ganhos e perdas frente a outras moedas. O Congresso dos EUA aprovou na manhã de hoje o orçamento de 2 anos do governo norte-americano, evitando a paralisação dos serviços do governo Donald Trump. O desligamento dos serviços começou logo após a meia-noite (horário de Washington D.C.), quando a sentença do Senado foi adotada pelo legislador republicano Rand Paul, que usou uma manobra para atrasar a votação em protesto de seu partido, empurrando a legislação que prevê aumentar o deficit orçamentário. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA tiveram queda inesperada na semana passada. Na semana encerrada no dia 3 de fevereiro, os pedidos recuaram em 9.000, para 221 mil pedidos, atingindo o nível mais baixo em 45 anos. A média móvel de 4 semanas teve queda de 10.000 pedidos, para 234.500.

No Brasil, a moeda abriu com leve baixa e agora vale R$3,2860, +0,22% (10h45). A cautela toma conta do mercado cambial antes do feriado prolongado. O Banco Central realiza novo leilão de swap cambial tradicional, com a oferta de até 9.500 contratos no dia de hoje. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que se a reforma da previdência não for votada agora em fevereiro deve ficar para o ano que vem. Ele afirmou que uma eventual votação em novembro dependeria do novo presidente da República.

O comércio varejista do Brasil apresentou crescimento de 2% em 2017, após 2 anos de recuo. Em dezembro as vendas do varejo recuaram 1,5% comparado a novembro. Na comparação anual, as vendas do varejo tiveram alta de 3,3%.

As bolsas mundiais voltam a recuar forte nesta sexta-feira, acompanhando as perdas de 4% nas bolsas norte-americanas. Ontem o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, fechou com baixa de 4,15%, o índice Nasdaq recuou 3,9%, e o índice S&P 500 recuou 3,75%. Na ásia, as perdas foram lideradas pela Bolsa de Xangai, que recuou 4,05%, Hong Kong (-3,1%), e Japão (-2,32%). A Bolsa de Tóquio teve a pior semana em 2 anos, acumulando queda de mais de 8%.

Os futuros do petróleo seguem em baixa após aumento nos estoques dos EUA.


CLIMA

 

No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país nos próximos 7 dias.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, chove em torno de 30 mm nas províncias de Córdoba e San Luis nos próximos 7 dias, volume suficiente somente para aliviar as condições de seca na região.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


PRÊMIOS

 



Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.
Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.
Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário