Boa tarde, a Bolsa de Chicago opera em baixa nos principais ativos. O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse ontem em entrevista à CNBC que uma rodada adicional de tarifas sobre as importações chinesas provavelmente será imposta caso um acordo comercial com a China não for alcançado até dezembro, mas ele espera que o acordo seja aprovado: “Tenho todas as expectativas de que, se não houver acordo, essas tarifas entrarão em vigor, mas espero que tenhamos um acordo”. Mnuchin disse que mais negociações comerciais em vários níveis ocorrerão nas próximas semanas, incluindo um telefonema entre ele, o representante do Comércio Robert Lighthizer e o vice-primeiro-ministro chinês Liu He, e conversações entre Trump e o líder chinês Xi Jinping.


Por conta do feriado de Columbus Day ontem nos EUA, o USDA divulga logo mais o relatório de andamento de safra dos EUA, com expectativa de colheita da soja em 25%, contra 38% do mesmo período do ano passado e 36% da média dos últimos 5 anos. A colheita de milho deve estar em 23%, contra 38% de 2018 e 27% da média.

O USDA divulgou hoje o relatório de embarques semanais de grãos dos EUA, com números dentro do esperado para a soja e milho. Na semana encerrada no dia 10, os embarques de soja dos EUA foram de 955 mil toneladas, contra 1,05 milhão da semana anterior e 1,22 milhão do mesmo período do ano passado. Na temporada, os embarques de soja dos EUA somam 5,16 milhões de toneladas, contra 4,8 milhões do mesmo período da temporada anterior. Os embarques de milho foram de 471 mil toneladas, contra 473 mil da semana anterior e 1,01 milhão do mesmo período de 2018. Na temporada, os embarques de milho somam 2,5 milhões de toneladas, contra 6,92 milhões do mesmo período do ano passado.


O plantio de soja no Paraná atingiu 33% dos 5,48 milhões de hectares projetados para esta safra, segundo a SEAB/Deral. Do total semeado, 62% das lavouras estão em boas condições, 37% em condições médias e 1% em condições ruins.


O plantio do milho 1a safra no Paraná atingiu 80%, em linha com os anos anteriores. Do total semeado, 89% do cereal está em condições boas, 10%, em condições médias e 1% em condições ruins. A colheita do trigo da safra 2018/19 atingiu 79%, avanço de apenas 3 pontos percentuais durante a última semana.


A NOPA (Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosa dos EUA) divulga hoje o relatório de esmagamento de soja dos EUA em setembro, com expectativa de processamento de 162,2 milhões de bushels, contra 168,85 milhões de agosto e 160,8 milhões de setembro de 2018.

O dólar opera com leve baixa frente a outras moedas.


O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou hoje o relatório de Perspectiva Econômica Global, com expectativa de menor crescimento global para este e o próximo ano por conta da guerra comercial entre EUA e China. O FMI cortou a previsão de crescimento deste ano de 3,2% para 3,0% e para 2020 de 3,5% para 3,4%. Segundo a economista-chefe do Fundo, Gita Gopinath, a remoção de todas as tarifas entre os EUA e China impulsionaria o crescimento global em 0,8% até o final de 2020. Nas projeções para o Brasil, a projeção para o crescimento do PIB deste ano subiu de 0,8% para 0,9% enquanto a projeção para o crescimento para o próximo ano foi reduzido de 2,4% para 2%. O PIB dos EUA deve crescer 2,4% neste ano, abaixo dos 2,6% estimados em julho, e para o próximo ano, expectativa de crescimento de 2,1%, ante 1,9% da estimativa anterior. A China e a Índia devem crescer 6,1% neste ano. Enquanto a China deve reduzir o crescimento da economia do próximo ano a 5,8% devido as disputas comerciais, o PIB da Índia deve crescer 7% em 2020.


No Brasil a moeda opera em alta. Expectativa hoje para o início das discussões da Previdência dos militares na Comissão Especial da Câmara. Segundo o presidente da comissão, deputado José Priante (MDB-PA), a expectativa é de que o projeto seja votado ainda nesta semana. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou hoje o projeto de lei da cessão onerosa, que define as regras para divisão entre estados e União dos recursos do megaleilão de petróleo do pré-sal. As vendas do varejo cresceram 3,6% em setembro sobre o mesmo período do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Ontem a moeda subiu 0,82%, a R$4,1278.


As bolsas globais operam entre ganhos e perdas com dados globais mistos.


Os futuros do petróleo operam com leve baixa de olho na guerra comercial dados fracos na China. O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Mohammad Barkindo, disse hoje que a OPEP e aliados estão comprometidos com a manutenção da estabilidade no mercado do petróleo para além de 2020. Atualmente, o grupo mantém um corte de 1,2 milhão de barris diários na produção para dar suporte aos preços.


A inflação ao consumidor da China medido pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI) subiu 0,9% em setembro ante agosto, após alta de 0,7% em agosto. Na comparação anual, o CPI subiu 3% em setembro, após alta de 2,8% em agosto. Já a inflação ao produtor (PPI) recuou 1,2% em setembro na comparação anual, após recuo de 0,8% em agosto.


A taxa de desemprego no Reino Unido subiu a 3,9% em setembro, de 3,8% em agosto, segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS). O resultado veio acima do esperado, que era de manutenção na taxa.


No Brasil, tempo chuvoso em parte do Sul e Norte amanhã.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.




Na Argentina, tempo chuvoso no nordeste e província de Buenos Aires nesta semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Nos EUA, tempo estável no Meio-Oeste amanhã.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Out

80

91

Nov

80

92

Fev

35

45

Mar

20

30

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Out

-30

-20

Nov

-30

-20

Dez

-25

-23

Fev

-23

-21

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

50

100

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Out

34

43

Nov

39

44

Dez

38

43

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Out

42

48

Nov

43

45

Dez

50

55

China divulga informações sobre a primeira planta nascida na Lua

Por Ademilson Ramos, Engenharia É

Quando a sonda chinesa Chang’e-4 pousou no lado mais distante da lua no dia 3 de janeiro de 2019, ela entrou para a história. Ela foi a primeira nave a explorar este lado da lua, e em sua carga estava uma mini-biosfera de 2,5kg chamada Micro Ecossistema Lunar.

Este cilindro de 18 cm de comprimento e 16 cm de diâmetro, contém seis formas de vida que foram mantidas por 20 dias em condições parecidas com as da Terra, exceto pela micro gravidade e radiação lunar. São elas: sementes de algodão, sementes de batata, semente de canola, levedura, ovos de mosca-das-frutas, e um mato comum da espécie Arabidopsis thaliana.

Apenas as sementes de algodão produziram resultado positivo em janeiro deste ano. O brotamento de duas folhas de uma mudinha foi registrado nos 14 dias terráqueos do primeiro dia lunar que a semente passou na Lua.

Ao final deste período a região ficou na escuridão e no frio de pasmem, -190ºC, e a mudinha morreu.

A imagem disponibilizada pela China é uma reconstrução em 3D baseada com análise e processamento de imagem.

O pesquisador responsável por este experimento, Xie Gengxin do Instituto de Pesquisa Tecnológica da Universidade de Chonguing, avisa que não haverá um artigo científico publicado sobre o evento, mas que ele pretende continuar o trabalho.

Na etapa de planejamento e execução, a equipe pretendia enviar um pequeno cágado para a Lua, mas acabou optando pelos outros organismos por conta do limite de peso da esfera, que não poderia passar de 3 kg. Caso o animal tivesse sido enviado, ele teria um final sofrido, morrendo de frio e de falta de oxigênio ao final dos 20 dias de suprimento do experimento.

A missão Chanc’e-4 foi a primeira a levar organismos terráqueos para a Lua, sem considerar os astronautas das missões lunares de 1969 a 1972.

Xie e sua equipe esperam enviar mais formas de vida nas próximas missões para a Lua, mas eles ainda não especificaram que tipos de organismos pretendem levar. A China já planejou a Chang’e-6, uma missão de retorno de amostragem que devem acontecer em meados de 2020.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário