Boa tarde, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos, com a soja subindo 20 pontos no vencimento jan/21 com o mercado de olho nos estoques apertados dos EUA em meio à forte demanda do grão pela China nas últimas semanas, além da forte demanda interna após processamento recorde em outubro.


Fundos compradores ontem estimados em 17.000 contratos de milho; 7.000 contratos de soja; 2.000 contratos de óleo de soja; 1.000 contratos de farelo de soja; 1.000 contratos de trigo.

O USDA reportou hoje a venda de 195.000 toneladas de milho 2020/21 para o México.

O esmagamento de soja nos EUA foi recorde em outubro, com processamento de 185,245 milhões de bushels, segundo o a NOPA (Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas dos EUA). O número superou a expectativa média do mercado, que era de processamento de 177,1 milhões de bushels. Os membros da NOPA respondem por cerca de 95% de toda a soja processada nos EUA. Os estoques de óleo de soja subiram para 1,487 bilhão de libras-peso em outubro, de 1,433 bilhão de setembro e expectativa de 1,448 bilhão.


Os fundos foram majoritariamente compradores de soja e vendedores de milho e trigo na CBOT na semana encerrada no dia 10 de novembro, segundo o relatório de comprometimento de traders (COT). Os fundos aumentaram as posições compradas na soja em 10.137 contratos, a 221.094 contratos. No milho os fundos reduziram as posições compradas em 9.245 contratos, a 280.835 contratos. No trigo as posições compradas foram reduzidas em 15.972 contratos, a 32.633 contratos.


A colheita de soja 2020/21 dos EUA atingiu 96%, contra 89% do mesmo período do ano passado e 93% da média dos últimos 5 anos, segundo o USDA.


A colheita de milho 2020/21 nos EUA atingiu 95%, contra 73% de 2019 e 87% da média.


O número de mortos em todo o mundo causados pelo novo coronavírus (COVID-19) subiu para 1.330.299 hoje, de 1.319.267 até ontem, com 55.204.949 casos confirmados. Desde ontem são quase 700.000 novos casos confirmados em todo o mundo. O número de recuperados da pneumonia causada pelo vírus chegou a 35.490.309 hoje, de 35.051.233 até ontem.


No Brasil, o número de casos de COVID-19 subiu para 5.876.740 hoje, de 5.863.093 até ontem, segundo o consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O número de mortos chegou a 166.067, de 165.811 até ontem. O número de pacientes recuperados somam 5.322.466, de 5.291.511 até ontem.


O dólar segue em baixa frente a outras moedas. As vendas do varejo dos EUA cresceram 0,3% em outubro, após alta de 1,6% em setembro (revisado de alta de 1,9%), segundo o Departamento de Comércio. O crescimento veio menor do que o esperado, que era de 0,5%. O núcleo de vendas, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, subiu 0,2% em outubro, após alta de 1,2% em setembro (revisado de alta de 1,5%). O núcleo de vendas também cresceu abaixo do esperado, que era de alta de 0,6%.


No Brasil a moeda recua acompanhando o exterior. O Banco Central começou hoje a rolagem de 235.950 contratos em swaps cambiais tradicionais que vencem em 4 de janeiro de 2021, equivalente a US$11,8 bilhões. Em comunicado o BC informou que “a execução desta rolagem prevê a realização de leilões diários de swap tradicional e compreenderá o período necessário para que todo o estoque vincendo em 4/1/2021 seja renovado. O BC poderá recalibrar o montante ofertado, conforme as condições de mercado”. As vendas no varejo do Brasil recuaram 7,7% em outubro na comparação anual, após recuo de 7,9% em setembro, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). “O ritmo de recuperação do varejo diminuiu em outubro, apesar dos segmentos mais afetados no começo da pandemia, como Bares e Restaurantes, e Turismo e Transporte, continuarem mostrando redução nas quedas. Os setores que mais contribuíram para o abrandamento da recuperação foram os que até setembro cresciam bem acima da média, como Supermercados e Hipermercados e Materiais para Construção”, disse superintendente-executivo de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto.


As bolsas globais operam sem sentido definido.


Os futuros do petróleo recuam com expectativa de menor demanda para 2021. Em relatório divulgado hoje, o Comitê Técnico Conjunto da Opep+ informou que “para 2021, a demanda por petróleo deve crescer em 6,2 milhões de barris por dia na comparação ano a ano, representando uma revisão para baixo de 0,3 milhão de barris por dia na comparação com a avaliação do mês passado”.


No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país amanhã.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo predominantemente estável amanhã.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.


Nos EUA, tempo estável no Meio-Oeste amanhã.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Nov

250

260

Fev

110

120

Mar

80

90

Abr

75

85

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

31

32

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

720

750

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Nov

63

68

Dez

75

80

Jan

76

81

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Nov

68

73

Dez

73

78

Jan

73

78

Nova técnica de dessalinização de água é desenvolvida por engenheiros

Por Ademilson Ramos, Engenharia É


Uma nova técnica de dessalinização de água que consegue trabalhar com salmouras com altíssimo grau de salinidade foi desenvolvida por engenheiros da Universidade de Colúmbia, localizada nos Estados Unidos.

A partir de uma mistura com quase 300 mil partes por milhão de sólidos dissolvidos, a equipe do projeto foi capaz de precipitar mais de 90% do sal na solução original.

Chamada de “extração por solvente com temperatura oscilante”, a metodologia se difere de procedimentos convencionais por ser baseada em absorção de água por meio de solvente, sem mudança de fase evaporativa ou uso de membranas e ainda proporciona uma economia de energia de até 75% em comparação com a evaporação térmica.

Ngai Yip, um dos professores responsável pela novidade, comenta o que leva a crer que a tecnologia transformará a indústria global da água: “A descarga de líquido zero é a última fronteira da dessalinização. Evaporar e condensar a água é a prática atual desta técnica, mas consome muita energia e é proibitivamente caro. Conseguimos alcançá-la sem ferver a água – e este é um grande avanço para dessalinizar as salmouras de salinidade ultra-alta.”


O processo se inicia com a mistura de um solvente de baixa polaridade com a salmoura de alta salinidade. Quando em baixas temperaturas, o componente extrai a água, mas não os sais, presentes na forma de íons – sendo que a equipe realizou testes a 5 °C. A partir do controle da proporção entre substância e líquido, é possível extrair toda a água – que, depois de “sugada”, permitindo assim que cristais sólidos resultantes dos sais sejam peneirados, uma vez que se depositam no fundo do recipiente.

Após tal separação, basta aquecer o solvente a 70 °C. Desse modo, a solubilidade do composto “cai” e a água pode ser retirada, como se o solvente fosse uma esponja, podendo ser reutilizado. “Com o solvente certo e as condições de temperatura adequadas, podemos fornecer opções de gerenciamento de concentrado econômicas e ambientalmente sustentáveis para instalações de dessalinização do interior, utilizando água subterrânea salobra para aliviar o estresse hídrico atual e futuro”, diz Ngai.

Para finalizar, além das vantagens que foram apresentadas, a técnica permite dessalinizar águas salgadas fora do litoral, assim como reciclar água de retorno (fraturamento hidráulico), que é produzida durante a extração de petróleo e gás, e resultante de fluxos de resíduos de usinas elétricas movidas a vapor, descargas de instalações de carvão e aterros sanitários.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário