Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos.

Fundos vendedores ontem estimados em: 8.000 contratos de milho; 4.000 contratos de soja; 4.000 contratos de farelo de soja. Fundos compradores estimados em 4.000 contratos de óleo de soja.

A Consultoria Cordonnier divulgou ontem a estimativas para as safras de soja e milho 2017/18 do Brasil e Argentina. A produção de soja do Brasil deve cair 4,3% em relação à safra anterior, para 109 milhões de toneladas, e a produção de milho deve cair 10%, para 88 milhões de toneladas. A produção de soja da Argentina deve cair 4,8%, para 55 milhões de toneladas, enquanto a safra de milho deve ter crescimento de 2,4%, para 42 milhões de toneladas.

O plantio de soja começa lento no Paraná, com apenas 0,57% dos 5,435 milhões de hectares projetados para esta safra, segundo a SEAB/Deral. Mesmo com a antecipação do fim do vazio sanitário para adiantar o ciclo, a falta de umidade adequada no solo impede a germinação das sementes. Na mesma época do ano passado, o plantio estava com 3% completo.

O plantio do milho 1ª safra no Paraná também desacelera à espera de chuvas, com avanço de apenas 3,27 pontos percentuais na última semana, para 11,89%, atrasado em relação aos anos anteriores.

Já a colheita do trigo no Paraná acelerou com o tempo seco, com avanço de 13 p.p. na semana, para 45,74%. Em contrapartida, as condições das lavouras não maduras pioraram, passando de 19% para 24% ruins.

O dólar opera em baixa frente a outras moedas em dia de decisão do Federal Reserve. O Fed divulga às 15 horas (horário de Brasília) a decisão de política monetária, seguido pela coletiva de imprensa com a presidente Janet Yellen, às 15h30. Mais do que a decisão dos juros, que deve permanecer inalterado, os investidores aguardam por pistas de quando a autoridade começará a reduzir o balanco de pagamentos de US$4,5 trilhões.

No Brasil, a moeda abriu com leve baixa e agora vale R$3,1310, -0,09% (10h20). O Banco Central segue com a rolagem dos contratos de swap cambial para rolagem dos contratos com vencimento outubro, com a oferta de até 12 mil contratos no dia de hoje. A Câmara dos Deputados rejeitou ontem a proposta que transformava o atual sistema eleitoral no “distritão” em 2018 e no “distrital misto”, em 2022, mudança que valeria para escolha de deputados e vereadores. Hoje a Câmara discute a PEC que extingue as coligações partidárias e cria uma cláusula de barreira para as legendas terem acesso ao fundo partidário. Hoje também, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se reúnem para decidir se suspendem o envio, à Câmara dos Deputados, da nova denúncia contra o presidente Michel Temer.

As bolsas mundiais operam próximo à estabilidade antes do Fed.

A Bolsa de Nova York voltou a renovar máxima histórica no dia de ontem. O índice industrial Dow Jones subiu 0,18%, aos 22.370,80 pontos.

Os futuros do petróleo operam com leve alta após crescimento menor do que o esperado nos estoques de petróleo bruto dos EUA. O Instituto Americano de Petróleo estimou que os estoques de petróleo dos EUA tenham subido 1,4 milhão de barris na semana encerrada em 15 de setembro. Os estoques de gasolina tiveram baixa de 5,1 milhões de barris na semana, e os de destilados caíram 6,1 milhões de barris. Os estoques de petróleo no centro de distribuição de Cushing (Oklahoma) avançaram 400 mil barris. Hoje saem dados oficiais do Departamento de Energia dos EUA.


CLIMA

 

No Brasil, uma área de baixa pressão entre Goiás e Tocantins provoca chuvas na região central do país, onde não chove há mais de 3 meses. No restante do país, o sistema de alta pressão sobre o Oceano Atlântico deixa o tempo seco no Centro-Sul e chuvoso no litoral do Nordeste.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.

Na Argentina, chove hoje nas províncias de La Pampa, Rio Negro e Buenos Aires.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.

Precipitação Observada Argentina, 24 horas, em milímetros.

Nos EUA, chove da faixa entre o Oklahoma e Wisconsin/Michigan no dia de hoje. Na costa leste dos EUA, o Furacão Jose provoca inundações em Massachusetts, Nova York e Rhode Island.

Previsão de precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.

Precipitação observada EUA, 24 horas, em milímetros.

Precipitação observada EUA, 7 dias, em milímetros.

O Furacão Maria, agora de categoria 4, com ventos de até 248 km/h, atinge Porto Rico na manhã de hoje após devastar as Ilhas Virgens e Dominica.


PRÊMIOS

 


MATÉRIA DO DIA

 

Para combater Aquecimento Global, Suíça vai aspirar CO² do ar e reaproveitá-lo como fertilizante
Por Ademilson Ramos, Engenharia É

Cogita-se muito sobre alternativas para combater o aquecimento global e frear o aumento da temperatura em até 2ºC até o fim deste século, de acordo com especialistas do setor. Assim, começam a proliferar mundo afora diferentes alternativas para reduzir as emissões de CO².

Na Suíça, por exemplo, a empresa Climeworks vai inaugurar uma planta comercial capaz de sugar do ar o dióxido de carbono emitido por carros, aviões e até mesmo trens.

Além disso a companhia vai revender o material capturado para uma fabricante de legumes e verduras, que usará o gás como fertilizante vegetal, tendo assim um aumento de 20% na sua produção.

A Climeworks garante que o procedimento é seguro para a saúde e que o CO² capturado pode ser usado ainda para outras finalidades, como por exemplo, combustível e gaseificador de bebidas. De acordo com a companhia, a planta suíça tem capacidade para sugar até 900 toneladas métricas de dióxido de carbono do ar – o equivalente à emissão de 200 carros populares no ano.

A unidade na Suíça é só inicio de tudo. Ainda de acordo com a companhia, até o ano de 2025, os fundadores da Climeworks assumiram a ousada meta de capturar do ar o equivalente a 1% das emissões globais. Por tanto, vão precisar implementar mais 750 mil plantas como a da Suíça pelo mundo.

A companhia foi criada em parceria com Christoph Gebald em 2009 na universidade ETH Zurique. Eles desenvolveram seu processo em colaboração com os Laboratórios Federais Suíços de Ciência e Tecnologia de Materiais, na ocasião, a startup recebeu mais de US $ 7 milhões em fundos de capital de risco da Venture Kick, Gebert Ruf Stiftung, da Vigier Stiftung e ClimateKIC, investidores privados e também do governo suíço para vários projetos, incluindo sua nova fábrica.


Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário