Boa tarde, a Bolsa de Chicago opera em baixa nos principais ativos na volta do feriado nos EUA.


A colheita de soja 2019/20 no Paraná atingiu 0,71%, contra 15% do mesmo período do ano passado, porém praticamente em linha com a média dos últimos anos, segundo a SEAB/Deral. As condições das lavouras tiveram leve melhora durante a última semana, passando de 88% para 89% as lavouras em boas condições. A maturação atinge 8% das lavouras.


A colheita do milho 1a safra 2019/20 no Paraná atingiu 0,64%, contra 3% do mesmo período do ano passado. As lavouras seguem com 91% em boas condições e 9% em condições médias.


O plantio do milho 2a safra 2019/20 no Paraná atingiu 1,6% dos 2,12 milhões de hectares projetados para esta safra. No mesmo período do ano passado o plantio estava em 17%.


O USDA divulgou hoje o relatório de embarques semanais de grãos dos EUA, com números dentro do esperado para soja e abaixo do esperado para o milho. Na semana encerrada no dia 16 de janeiro, os embarques de soja foram de 1,2 milhão de toneladas, contra 1,15 milhão da semana anterior e 1,13 milhão do mesmo período do ano passado. Na temporada, os embarques de soja dos EUA somam 24,17 milhões de toneladas, contra 19,54 milhões do mesmo período da temporada anterior. Os embarques de milho foram de apenas 346 mil toneladas, contra 484 mil da semana anterior e 1,13 milhão do mesmo período do ano passado. Na temporada 2019/20, os embarques de milho dos EUA somam 9,43 milhões de toneladas, contra 20,61 milhões do mesmo período da temporada 2018/19.


O dólar opera próximo à estabilidade frente às principais moedas globais.


No Brasil a moeda sobe acompanhando a baixa das moedas dos países emergentes com temores sobre disseminação de vírus na China. O número de mortos pelo surto do coronavírus na China subiu para 6. O número de infectados supera os 200. Durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o país deve abrir compras do governo para estrangeiros, recebendo maiores fluxos de investimentos e combatendo a corrupção. A adesão ao Acordo sobre Compras Governamentais (GPA) permitirá tratamento isonômico aos estrangeiros interessados em participar de licitações e concorrências públicas no país: “É o acordo pelo qual nós agora passamos a admitir empresas de fora também para todas as compras que a gente fizer, um tratamento isonômico. O Brasil está querendo entrar para primeira liga, primeira divisão de melhores práticas. E isso realmente é um ataque frontal à corrupção”. A economia brasileira cresceu 0,3% em novembro ante outubro, segundo o Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV). No trimestre encerrado em novembro o crescimento foi de 0,8% ante o trimestre encerrado em agosto. Na comparação com novembro de 2018, a expansão foi de 1,6%. Ontem a moeda subiu 0,56%, a R$4,1886.


As bolsas globais recuam com temores sobre vírus na China.


Os futuros do petróleo operam com leve baixa.


A taxa de desemprego no Reino Unido se manteve em 3,8% entre setembro e novembro de 2019, no nível mais baixo desde dezembro de 1974, segundo a agência nacional de estatística britânica (ONS).


O Banco Central do Japão manteve a meta para a taxa de juros de curto prazo em (-0,1%). Com a inflação abaixo da meta de 2% ao ano, a instituição deve manter os juros negativos no curto prazo. O BoJ elevou a previsão de crescimento da economia deste ano de 0,7% para 0,9%.


No Brasil, alerta de temporais amanhã entre o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo predominantemente estável amanhã.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.


Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev

50

58

Mar

40

50

Abr

35

45

Mai

40

50

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev

-9

-5

Mar

-12

-9

Abr

-17

-13

Mai

-20

-16

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

300

380

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev

60

65

Mar

61

68

Abr

55

63

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev

66

71

Fev

67

72

Abr

62

69

Cientistas encontram maneira de fazer oxigênio a partir de poeira da Lua

Matheus Luque, Olhar Digital


Amostras de poeira lunar possuem entre 40% e 45% de oxigênio em peso, de acordo com a Agência Espacial Europeia

Cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) afirmam ter encontrado uma maneira de produzir oxigênio a partir da poeira lunar. Amostras de poeira da Lua possuem entre 40% e 45% de oxigênio em peso, de acordo com a ESA.

A equipe acabou de abrir uma “planta protótipo de oxigênio” dentro de um laboratório do Centro Europeu de Pesquisa e Tecnologia Espacial na Holanda. “Ser capaz de adquirir oxigênio a partir de recursos encontrados na Lua seria, obviamente, extremamente útil para futuros colonos lunares, tanto para respirar quanto para a produção local de combustível de foguete”, disse Beth Lomax, da Universidade de Glasgow.

O sistema de protótipo utilizado pelos cientistas mistura regolito lunar simulado com sal de cloreto de cálcio derretido. Os cientistas aquecem a mistura até 950 graus Celsius e passam uma corrente através dela, liberando oxigênio – um processo chamado eletrólise de sal derretido.


O processo de eletrólise tem outro subproduto útil: ligas metálicas. Os cientistas também estão investigando aplicações para fazer o melhor uso dessas ligas na Lua.

A equipe está buscando projetar uma “planta piloto” que possa ser operada na Lua em meados da década de 2020.

Via: Futurism

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário