Bom dia, a Bolsa de Chicago opera mista na volta do feriado dos EUA. O USDA divulga hoje os relatórios de andamento de safra e embarques semanais de grãos dos EUA.

Os fundos foram vendedores de soja e farelo de soja e compradores de milho, trigo e óleo de soja na CBOT na semana encerrada no dia 22, segundo o relatório de comprometimento de traders (COT). Soja (na semana -9.834; posição total +98.228); milho (+8.298; +199.970); trigo (+3.838; -1.685); farelo de soja (-6.236; +115.296); óleo de soja (+8.193; -47.249).

A Argentina elevou ontem, de 8% para 15%, o imposto sobre a exportação de biocombustíveis para redução do déficit fiscal que vai pactuar com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para receber auxílio financeiro. Segundo o presidente Mauricio Macri, será criada “uma convergência” entre o imposto sobre a exportação de biodiesel e sobre a exportação de óleo de soja, que é de 24,5%. A medida começa a valer em julho.

O dólar opera em alta frente a outras moedas com incertezas políticas na Itália no foco após renúncia do primeiro-ministro Giuseppe Conte. A dificuldade na formação de uma coalização para governar o país tem preocupado os investidores. No lugar de Conte, o ex-economista do Fundo Monetário Internacional (FMI), Carlo Cottarelli, foi escolhido pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella. Cottarelli, no entanto, tem poucas possibilidades de obter o voto de confiança de um Parlamento dominado pelos partidos eurocéticos para formar o Executivo do país. O mercado segue acompanhando as conversas entre os EUA e a Coreia do Norte para a realização do encontro histórico entre o presidente Donald Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, agendada para o próximo dia 12 de junho. Em discurso em Tóquio, o presidente do Federal Reserve St. Louis, James Bullard, voltou a afirmar hoje que seria um erro implementar mais altas de juros nos EUA no curto prazo. As expectativas de inflação baixa dos mercados financeiros são um bom motivo para não elevar juros até que as expectativas demonstrem mais confiança de que o Fed trará a inflação de volta para a meta de 2% de forma sustentável.

No Brasil, a moeda abriu com leve alta e agora vale R$3,7330, +0,02% (10h15). O Banco Central anunciou ontem que continuará com as ofertas adicionais de contratos de swap cambial no fim de maio e a partir de 1º de junho. A oferta adicional do dia 29 de maio será realizada normalmente, assim como haverá oferta adicional no dia 30 de maio. O Banco Central reitera que os montantes das ofertas adicionais de swap poderão ser revistos e se reserva o direito de realizar atuações discricionárias. A partir de 1º de junho também terão início os leilões para a rolagem integral do vencimento de swap cambial de 2 de julho de 2018, que totaliza 175.230 contratos. O Banco Central manteve a oferta de 15.000 contratos de swap cambial tradicional no leilão realizado das 9h30 às 9h40. Além do leilão adicional de swap, o Banco Central dará continuidade à rolagem dos contratos com vencimento em 1º de junho, com a oferta de até 4.225 contratos às 11h30. O presidente do BC, Ilan Goldfajn, disse ontem que a greve dos caminhoneiros e o consequente desabastecimento de produtos têm impacto temporário na inflação e não afetam a política de juros. “Eu acho que o impacto é temporário, são coisas muito pontuais, em geral vai e volta, e o que importa para o Banco Central é o que vai acontecer com a inflação ao longo do ano”. O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), índice que reajusta o aluguel, subiu de 0,57% em abril para 1,38% em maio, segundo a FGV, acumulando alta de 3,45% no ano e 4,26% em 12 meses. Ontem a moeda subiu 1,72%, a R$ 3,7281.

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 12,9% no trimestre encerrado em abril, de 13,1% no trimestre até março, segundo a pesquisa Pnad Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No total são 13,4 milhões de pessoas estão desempregadas no país. Em relação ao trimestre de novembro de 2017 a janeiro de 2018, a taxa de desocupação cresceu 0,7 ponto percentual. O nível da ocupação (53,6%) caiu 0,6 ponto percentual frente ao trimestre anterior (54,2%). Em relação a igual trimestre de 2017, quando o nível da ocupação foi de 53,2%, houve acréscimo de 0,4 p.p.

As bolsas mundiais operam em baixa com o aumento das incertezas políticas na Europa.

No Brasil, o Ibovespa futuros abriu com leve alta após as quedas recentes. Ontem o Ibovespa caiu 4,49%, aos 75.355 pontos, puxado principalmente pelas ações da Petrobras, que recuaram mais de 14% nas preferenciais e ordinárias.

Os futuros do petróleo operam com leve alta, recuperando as quedas recentes.


CLIMA

 

No Brasil, tempo seco hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.

Na Argentina, chuvas na província de Buenos Aires hoje.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.

Nos EUA, chove em parte das regiões produtoras de soja e milho hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.

 


PRÊMIOS

 



Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.
Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.
Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário