Bom dia, a Bolsa de Chicago opera próximo à estabilidade com o mercado se posicionando frente ao relatório de Oferta e Demanda do USDA desta semana e acompanhando os desdobramentos da guerra comercial entre os EUA e China. Ontem o vice-presidente chinês, Wang Qishan, disse que a China está pronta para manter discussões e trabalhar com os EUA para resolver as disputas comerciais: “Tanto a China quanto os EUA adorariam ver uma maior cooperação econômica e comercial. O lado chinês está pronto para ter discussões com os EUA sobre questões de preocupação mútua e trabalhar por uma solução em relação ao comércio aceitável para ambos os lados. Acreditamos que a China e os EUA vão ganhar com cooperação e perder com confronto.”

Com o início do horário de verão no Brasil e término do horário de verão nos EUA, a diferença de horário entre Chicago e Brasília passa a ser de 4 horas. Com isso, o horário de negociação da CBOT passa a ser das 23:00 às 11:45 no pregão noturno, e das 12:30 às 17:20 no pregão regular.

O USDA divulga nesta quinta-feira, às 15 horas, o relatório de Oferta e Demanda de Novembro.

A Conab divulga, também na quinta-feira, o 2o levantamento da safra de grãos 2018/2019.

A colheita de soja nos EUA atingiu 83%, contra 89% de 2017 e da média dos últimos 5 anos, segundo o USDA. O número veio em linha com o esperado pelo mercado.

A colheita de milho nos EUA atingiu 76%, contra 68% de 2017 e 77% da média, abaixo dos 81% esperados pelos traders.

O USDA divulgou ontem o relatório de embarques semanais de grãos dos EUA. Na semana encerrada no dia 1o de novembro, os embarques de soja dos EUA foram de 1,229 milhão de toneladas, contra 1,33 milhão da semana anterior e 2,494 milhões do mesmo período do ano passado. Na temporada, os embarques de soja dos EUA somam 8,58 milhões de toneladas, contra 14,87 milhões do mesmo período da temporada anterior. Os embarques semanais de milho foram de 1,254 milhão de toneladas, contra 699 mil da semana anterior e 457 mil do mesmo período de 2017. Na temporada, os embarques de milho somam 9,899 milhões de toneladas, contra 5,55 milhões do mesmo período da temporada anterior.

O plantio de soja no Brasil avançou 14 pontos percentuais na última semana, a 60%, contra 43% do mesmo período de 2017 e 41% da média dos últimos 5 anos, segundo a AgRural.

O USDA reportou ontem a venda de 101.745 toneladas de milho 2018/19 para o México.

Fundos vendedores ontem estimados em: 4.000 contratos de óleo de soja; 3.000 contratos de trigo; 2.500 contratos de farelo de soja; 2.000 contratos de soja.

O dólar opera em baixa frente a outras moedas. Expectativa hoje para a midterm elections (eleições de meio de mandato) nos EUA, as eleições para a escolha de deputados, senadores, governadores, representantes estaduais e regionais. Serão renovados 100% dos deputados, um terço dos senadores, 75% dos governadores, entre outros cargos. Atualmente, a Câmara dos Representantes dos EUA contam com 235 deputados Republicanos e 193 deputados Democratas. A expectativa é de que os Democratas se tornem maioria nestas eleições, um revés para o governo de Donald Trump. Já na disputa para o Senado, os Republicanos continuarão sendo maioria.

No Brasil, a moeda abriu com leve alta. Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de ontem lista com 27 nomes que irão compor a equipe de transição do governo de Jair Bolsonaro. Bolsonaro disse ontem em entrevista à TV Bandeirantes que seu governo fará alguma reforma da Previdência logo no começo do ano que vem: “Eu acho —minha opinião— com o que está aí, você fazendo acertos de forma gradual, você atinge o mesmo objetivo sem colocar em risco e sem levar pânico à sociedade. Nós vamos fazer alguma reforma, se não conseguir aprovar alguma coisa esse ano, vamos propor alguma reforma ano que vem. Logo no começo”. O Banco Central divulgou na manhã de hoje a ata da última reunião do Copom, que manteve a Selic inalterada em 6,5% ao ano. O BC destacou a diminuição das incertezas no âmbito doméstico após as eleições, que produziu redução dos prêmios de risco embutidos nos preços de ativos brasileiros. Essa diminuição de incertezas contribuiu para redução do grau de assimetria no balanço de riscos para a inflação. Os membros do Copom analisaram a trajetória da inflação nos próximos meses. Essa trajetória deverá produzir elevação da inflação acumulada em doze meses, até atingir um pico por volta do segundo trimestre de 2019. A partir de então, a inflação acumulada em 12 meses deverá recuar ao longo do resto de 2019, em direção à meta.

As bolsas mundiais operam majoritariamente em alta, dando sequência aos ganhos das bolsas dos EUA ontem.

No Brasil, o Ibovespa futuros abriu com leve baixa após fechar o pregão de ontem acima dos 89 mil pontos pela primeira vez na história. Ontem o Ibovespa subiu 1,33%, aos 89.598,16 pontos.

Os futuros do petróleo seguem em baixa após volta das sanções dos EUA contra o Irã 6 meses depois dos EUA se retirarem do acordo nuclear.

Os setores industrial e de serviços da zona do euro medido pelo Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto caiu de 54,1 para 53,1 em outubro, no menor nível desde setembro de 2016, segundo a IHS Markit.

Clima

No Brasil, tempo chuvoso na região central do país hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.

Na Argentina, tempo chuvoso no norte do país hoje.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.

Nos EUA, tempo predominantemente estável no Meio-Oeste hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.

Prêmios

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário